top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Salton Prosecco fica entre os 10 melhores espumantes do mundo em concurso na França

Vinícola recebeu três medalhas no concurso Effervescents Du Monde

 


O espumante Salton Prosecco ficou no Top 10 dos melhores espumantes do mundo no Effervescents Du Monde, realizado na cidade de Dijon, na região da Borgonha. Considerado uma das mais tradicionais avaliações do mundo, o concurso de espumantes premiou a vinícola brasileira com três medalhas ao todo.


Os espumantes Salton Prosecco e Salton Brut  levaram a medalha de ouro, e o Salton Moscatel recebeu a distinção de prata. Salton Prosecco já figurou no ranking dos 10 melhores espumantes do mundo em 2018 neste mesmo famoso concurso francês, sendo o único e primeiro brasileiro da lista, e repete em 2022 o excelente desempenho que retrata a excelência e consolidação do espumante brasileiro.


Elaborado com a uva Prosecco, é um espumante leve, refrescante, fácil de beber e harmonizar, tornando-o ideal para qualquer ocasião, ao longo de todo o ano. A Família Salton, inclusive, foi pioneira ao trazer as primeiras mudas dessa uva para o sul do país, nos anos 1990, e incentivar seu cultivo com mais força nos anos 2000. “O reconhecimento deste rótulo, de forma especial, relembra bastante sobre a nossa vocação na elaboração de espumantes. Além disso, é uma bebida que carrega bastante as características da Serra Gaúcha em suas borbulhas”, descreve o diretor técnico e enólogo, Gregório Salton.

Ainda em dezembro, a Família Salton foi reconhecida em território argentino.


O concurso La Mujer Elige, realizado em Mendoza, concedeu 15 medalhas para a vinícola brasileira. Internacionalmente reconhecido por reunir apenas mulheres na equipe de avaliação, nesta edição, participaram referências femininas do mundo do vinho de mais de 40 países.

O grande destaque foi para o rótulo Salton Lucia Canei, que faturou o prêmio de melhor vinho do Brasil, além de ser considerado o campeão na categoria espumante rosé e receber medalha dupla de ouro. Elaborado com a variedade Pinot Noir, a partir de uvas selecionadas nos vinhedos da Campanha e da Serra Gaúcha, o brut rosé destaca leveza, frescor e intensidade aromática – o que lembra, é claro, a delicadeza e a força da emblemática personalidade da homenageada, Lucia Canei, a matriarca da primeira geração da Família Salton no Brasil.


Esta sequência vitoriosa de participações em concursos internacionais faz com que a Salton encerre o ano somando mais de 70 medalhas conquistadas fora do Brasil. As distinções vieram de concursos do Reino Unido, França, Estados Unidos, Argentina, Canadá e Chile. 

A lista completa dos rótulos premiados está abaixo. É possível adquirir rótulos com medalhas internacionais com valores entre R$ 40 e R$ 175 – mostrando que o espumante brasileiro é, além de reconhecido fora do país, democrático.

 

Effervescents Du Monde 2022 - Dijon, Borgonha, França

Medalha de ouro:

Salton Prosecco e Salton Brut

Medalha de prata:

Salton Moscatel

La Mujer Elige - Mendoza, Argentina

Melhor vinho do Brasil e campeão entre os espumantes rosés:

Salton Lucia Canei

Medalha de ouro dupla:

Salton Lucia Canei e Salton Ouro Brut Rosé

Medalha de ouro:

Salton Brut, Salton Brut Rosé, Salton Évidence Cuvée Brut, Salton Gerações Azir Salton, Salton Giornata, Salton Lucia Canei, Salton Moscatel, Salton Ouro Brut, Salton Ouro Extra Brut, Salton Prosecco e Salton Prosecco Rosé

Medalha de prata:

Salton Moscato Rosé

 

Sobre a Família Salton

Com 112 anos, a Salton é a mais antiga vinícola em atividade no Brasil, liderando as vendas de espumantes em todo o país (Wine Intelligence, 2022) desde 2005 (Nielsen). Seus rótulos são apreciados em mais de 30 países e acumulam mais de 200 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três últimos anos. Referência em sustentabilidade, é signatária do Pacto Global (2022) e atua no tema ESG como estratégia para atrair inovação, com o foco em resultados sustentáveis para manter seu legado na produção de espumantes e vinhos.

Por meio do seu Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento, trabalha em parceria com universidades, projetando soluções do campo à indústria e busca, além das melhores práticas, incentivar o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

 

Foto: divulgação

Comments


bottom of page