• Viviane Campos

Salão do Vinho Italiano na Embaixada da Itália em Brasília


A convite do Embaixador da Itália Francesco Azzarello, no dia 10 de novembro, das 19h às 23h, a Embaixada da Itália abre as portas para um selecionado público de especialistas convidados em um evento de degustação de alguns dos melhores vinhos italianos.


Sueli Maestri e Embaixador da Itália Francesco Azzarello


Com a curadoria de Sueli Maestri, a « Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano em Brasília » terá a participação de 12 das maiores importadoras e representantes do mercado de vinhos que apresentarão 157 rótulos provenientes de 12 diversas regiões da Itália.

Segundo o Embaixador Azzarello, "o mercado brasileiro está passando por uma fase de profunda, positiva, transformação e tomando consciência do valor de um bom copo de vinho. No ano passado, devido à forte expansão do consumo dessa bebida, o Brasil alcançou a 14ª colocação como mercado mais atraente globalmente". E complementa: "este ano estarão presentes, em uma base experimental, também três vinícolas brasileiras de origem italiana para apresentar seus rótulos. Esta é uma experiência que pretendemos empreender para mostrar a riqueza que deriva da mistura de conhecimentos e tradições vinícolas e gastronômicas entre dois povos irmãos".


A Vini d'Italia também pediu aos importadores algumas sugestões de pratos da rica gastronomia brasileira em acompanhamento aos vinhos italianos. As entrevistas aos expositores ficarão disponíveis no Canal do YouTube da Embaixada "Ambasciata Brasília", enquanto uma seção dedicada no site internet da representância diplomática (www.ambbrasilia.esteri.it) disponibilizará informações sobre os vinhos italianos apresentados durante o evento e sobre onde será possível achá-los.


“A gastronomia brasileira combina perfeitamente com as sensações extraordinárias produzidas pelos vinhos italianos, assim como os vinhos ítalo-brasileiros, vários de excelência, oferecem harmonizações incríveis com a gastronomia italiana”, destacou o Embaixador da Itália. “Os vinhos italianos e ítalo-brasileiros são complementares, enriquecem os dois países ao mesmo tempo, potencializando os fluxos nos dois sentidos - continua o Embaixador – tudo em um esforço para promover a crescente cultura do vinho no Brasil e sua desejável promoção futura no exterior ".


As expectativas são de que, nos próximos anos, o consumo de vinhos no país, tanto de rótulos nacionais quanto importados, terá um crescimento progressivo. "A Itália mantém a marca como o principal produtor e maior exportador de vinho do mundo. Também graças a eventos de promoção como a “Vini d’Italia” contamos com o ampliação sinérgica da cultura do vinho", concluiu o Embaixador.

Evento: Vini d’Italia – 3º Salão de Vinhos Italianos

Data: 10 de novembro de 2021

Horário: das 19h às 23h

Local: SES - Quadra 807 - Lote 30, St. de Embaixadas Sul SES 807 - Asa Sul, Brasília

Foto: divulgação