• Viviane Campos

Saiba qual é o consumo ideal de chocolate para crianças



Para o Dia Mundial do Chocolate, nutricionista do Colégio Seriös explica como o alimento pode fazer parte da rotina dos pequenos. Profissional ainda apresenta três receitas saudáveis e saborosas para celebrar a data comemorativa

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), a entrada de chocolates nos lares brasileiros, em 2020, foi de 90,1%. A pesquisa também indicou que a média mensal de compras deste produto atingiu 55,4% apenas no ano passado. Os dados apontam que o alimento é consumido em grande escala no país.


Na próxima quarta-feira (7), será celebrado o Dia Mundial do Chocolate. A data traz à tona um importante tema que deve ser discutido dentro de casa: a quantidade ideal para crianças consumirem o doce sem afetar a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Nacional de Nutricionistas (FNN), o consumo destes tipos de alimento, durante a infância, só deve iniciar a partir dos dois anos.


Mesmo nessa idade, é aconselhado limitar o alimento, sendo indicado uma ingestão de apenas 25 gramas por dia, o que corresponde a duas colheres de sopa. Géssica Calza, nutricionista do Colégio Seriös, explica o motivo.


"Chocolates têm uma enorme quantidade de açúcar – especialmente o chocolate ao leite, um dos preferidos da criançada. Entretanto, o cacau em si representa muito pouco na composição e é bem amargo. O chocolate, na verdade, só se torna doce por conta dos fabricantes, que adicionam bastante açúcar e gordura em sua composição", explica.

Contudo, a profissional informa que, diferente do que muitos acreditam, esses doces podem ser incluídos na rotina alimentar de uma criança. Os pais e/ou responsáveis devem estar atentos apenas à quantidade consumida por dia. Portanto, torna-se necessário equilibrar o cardápio. Além disso, é fundamental compreender que os chocolates devem ser oferecidos como complemento das refeições, como sobremesas, e nunca como substitutos de cafés da manhã, almoços e jantares.


"Os chocolates podem, sim, fazer parte de uma alimentação saudável, contanto que sejam respeitadas as quantidades a serem consumidas. Ao invés de comer uma barra inteira de chocolate, deve-se comer apenas um “quadradinho” por dia, por exemplo", aconselha a nutricionista do Seriös.


Quando a alimentação foge do ideal e ocorrem excessos, os pais devem estar atentos. Segundo Géssica, a quantidade de guloseimas que cada criança irá comer poderá variar de acordo com a idade, peso, hábitos familiares e exercícios físicos praticados. Mesmo assim, o ideal é acompanhar de perto para auxiliá-los a manter uma dieta nutritiva e variada.


A nutricionista ainda informa que, o ideal, é um consumo de chocolate com 65% de cacau em sua composição, pelo menos. Fins de semana são ótimos dias para que a família fuja um pouco da rotina e ofereça esses alimentos como sobremesas.


"O melhor a fazer é dar preferência ao chocolate meio amargo ou amargo. Eles têm um índice de gordura menor, praticamente não tem açúcar e conta com bastante cacau. Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina”, informa.

Além disso, o chocolate amargo pode proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão, e estabiliza o colesterol e glicose. Por isso, é necessário saber escolher. “O chocolate branco, por exemplo, é a pior opção, visto que não possui nenhum percentual cacau, apenas gordura e açúcar”, destaca.

Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate de forma saudável, saborosa e diferente, a nutricionista do Seriös indica três receitas para serem feitas na data.


Confira:


MOUSSE DE MARACUJÁ COM CHOCOLATE



Ingredientes para o mousse:

2 latas de leite condensado

2 latas de creme de leite sem soro

2 latas de suco concentrado de maracujá

Ingredientes para a cobertura:

1 barra de 200 gramas de chocolate meio amargo

1 caixinha de creme de leite

100 gramas de chocolate granulado


Modo de preparo:

1) Bata todos os ingredientes do mousse no liquidificador por cinco minutos;

2) Coloque em uma tigela e leve à geladeira;

3) Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria;

4) Desligue o fogo e misture o creme de leite;

5) Após o creme esfriar, cubra o mousse e decore com chocolate granulado;

6) Leve à geladeira;

7) Sirva gelado.


MOUSSE DE ABACATE COM CACAU



Ingredientes:

2 abacates pequenos

3 colheres de sopa de cacau em pó

5 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

1) Coloque no liquidificador;

2) Bata bem até ficar homogêneo;

3) Coloque o creme em duas taças e leve para a geladeira por trinta minutos.


BROWNIE DE BANANA E CACAU



Ingredientes:

2 bananas nanicas médias bem maduras

2 colheres de sobremesa de cacau em pó

2 colheres de sopa de farinha de aveia

2 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de preparo:

1) Pré-aqueça o forno a 180º;

2) Bata no liquidificador todos os ingredientes até ficarem homogêneos;

3) Coloque a massa em uma assadeira untada;

4) Leve ao forni por, aproximadamente, quinze minutos;

5) Retire e deixe esfriar.


SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902 BL. C Lt. 75 Brasília-DF

Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.


Fotos: divulgação