• Viviane Campos

Saiba mais sobre as 16 casas estreantes na Brasília Restaurant Week


Com diferentes estilo, as casas prometem menus criativos respeitando à essência do festival, que acontece até o dia 27 de março

A 25ª edição da Brasília Restaurant Week chegou com tudo! Adorado pelos brasilienses amantes da boa gastronomia, o festival é uma excelente oportunidade para as casas poderem conquistar novos clientes, e, ao mesmo tempo, apresentar um pouquinho de sua cozinha e criações autorais. Motivo este, que nesta edição 16 novas casas estão participando pela primeira vez!

Da gastronomia francesa, contemporânea, à asiática, de cafés a bistrôs, conheça agora um pouquinho do estilo de cada restaurante estreante.

Sois le bienvenu La Cabane e Le Parisien Bistrot

O contato dos brasilienses com a gastronomia francesa tem-se consolidado cada vez mais. Um dos principais motivos é a aposta dos empresários em casas com este estilo, e, uma das novidades mais recentes da capital e que está presente na Restaurant Week é o La Cabane.

Localizada no Jardim Botânico, a casa foi inaugurada no final de 2021, e para a RW apresenta um menu em três etapas para o jantar. Entre os destaques estão a Vichyssoise, uma tradicional sopa de verão de batatas com alho poró e creme de leite fresco; Boeuf Bourguignon, cubos de alcatra cozidas ao vinho tinto com cenouras, e coberto com cebolinhas echalotès caramelizadas, bacon e cogumelos Paris salteado na manteiga, acompanhado de Aligot de batata baroa. Para a sobremesa, o cliente pode escolher entre um Verrine de Morango ou um Creme Brûlée.

Assinado pelo chef Leandro Nunes, o Le Parisien Bistrot (103 Norte) criou menus para o almoço e jantar. Entre as sugestões propostas estão o tartine de salmão curado com maionese de dill, e o trio de empratados com coxinha de boeuf bourguignon, croquette de brie e mini steak tartare. Os dois destaques dos pratos principais podem lembrar bastante quem já teve a oportunidade de visitar a cidade iluminada: Saint Peter com crosta de castanha e ervas sobre piperade de pimentões e gastrique de laranja; e Moelleux de acém cozido na cerveja preta com crosta de ervas e purê de batatas com picles de maxixe. A Pera Belle Helene é o destaque para finalizar a experiência, ela é cozida em vinho branco com calda de chocolate.

Mas é claro que tem culinária portuguesa, ora pois!

Um restaurante estreante no festival traz um dos ingredientes mais apreciados pelos portugueses: o bacalhau.

O restaurante Taberna Lusitana (402 Sul) montou um menu bem português com entradinhas tradicionais entre elas as pataniscas que são lascas de bacalhau com cebola, cheiro verde e azeitonas britadas; e o bolinho com creme bechamel com mix de chouriços e geléia de tomates picantes.

Entre os principais uma boa pedida pode ser o Frango piri - famoso frango suavemente picante no churrasco à portuguesa -, onde é assado com molho piri-piri, acompanhado de arroz de brócolis e batatas fritas; Bacalhau em lascas salteado com azeite, grão de bico, cebola, tomate, alho, salsa azeitonas, ovo cozido, batatas ao murro; e o bife bovino, bacon, linguiça portuguesa, ovo frito e batatas fritas; e para sobremesa a dica é a Baba de camelo, um flan de doce de leite português.

Frutos do mar no meio do cerrado

Sem acesso nenhum ao mar, muitas pessoas do quadradinho matam a saudade da praia indo em restaurantes especializados em frutos do mar, cheio de opções! E não poderiam faltar casas estreantes com esse foco no cardápio.

Um estreante que soube muito bem preparar um menu de frutos do mar foi o Jijoca (402 sul). Tanto no almoço, quanto no jantar a casa oferece um delicioso ceviche de moqueca. Já entre os principais, tilápia grelhada, camarões, molho de camarão e torta de lâminas de batata; gnocchi de banana da terra, camarões e ragu de costela suína.

A cozinha contemporânea também marca presença

Os restaurantes contemporâneos são muitos apreciados pelos brasilienses. A inovação das receitas e o uso de ingredientes pouco usuais sempre surpreende quem prova. E dentre os estreantes na Restaurant Week, alguns nomes são especializados em culinária contemporânea: Jamie Oliver Kitchen, Helena Nolleto Confeitaria e Bistrô, Peccato Empório Bistrô e Istambul.


Conhecido mundialmente, o restaurante Jamie Oliver Kitchen (Shopping Venâncio) é uma idealização inédita do próprio chef inglês Jamie Oliver, para a capital brasileira. Com o menu dedicado para o jantar, as criações chamam bastante atenção, com destaque para a Tostada de pão de polenta com creme de queijo, tataki de filé, maionese de wasabi, alho crocante, gergelim e molho ponzu; o taco de frango com abacate, salsa de tomate e molho de iogurte. Já entre os pratos principais, o cliente pode escolher entre um Risoto de cogumelos com gema de ovo confitada e tempurá de shimeji, ou flat iron grelhado acompanhado de abacaxi glaceado, purê de couve-flor com sementes de romã e arroz oriental. Enquanto nas sobremesas: brownie épico com caramelo salgado, pipoca caramelizada e sorvete de baunilha, e semifredo de açaí com limão, banana e praliné de avelã.

A Helena Nolleto Confeitaria e Bistrô é a primeira casa de Taguatinga a participar do festival. Para marcar presença em grande estilo, o restaurante preparou um menu bastante especial para o jantar. Entre as criações que chamam atenção estão a bisteca suína ao molho teriyaki acompanhada de abacaxi grelhado e ratatouille; e o filé de pescada amarela com crosta de ervas finas e purê de banana da terra. Para as sobremesas a casa decidiu seguir a proposta do tema “Sabores da infância”, oferecendo um bolo de cenoura com calda quente de chocolate, um delicioso arroz doce italiano com abacaxi caramelizado e pó de hortelã.


O restaurante Peccato (115 norte) trouxe a contemporaneidade nos pratos principais. Entre as sugestões estão o camarão EG ao pomodori pelati com fettuccine italiano e toque de pesto; o filé de robalo sobre uma cama de purê de baroa na manteiga de garrafa e leite de coco com pesto de manjericão da horta, aspargo fresco salteado na manteiga e dois camarões EG ao pomodori, prometem encantar os clientes.


O restaurante Istambul (215 sul) apostou na junção das massas com frutos do mar, com a sugestão do fettuccine de massa artesanal ao molho alfredo, com camarões grelhados com ervas e queijo parmesão. Outras duas boas pedidas podem ser o suculento filé de pescada amarela com um tempero especial da casa, servido com molho Belle Meuniere e camarões, acompanhado de um delicioso arroz com brócolis; e a paella com camarões, polvo, mexilhões, lula, pimentões, cebola, tomate e especiarias.

Gastronomia brasileira também marca presença

A culinária brasileira é muito criativa, proporcionando aos chefs a oportunidade de inovar desde clássicas receitas, a releituras de pratos típicos de diversos estados e países com o uso de matéria prima verde e amarela. E é isso que as próximas duas casas novatas no festival fizeram de melhor.

Em seu menu de jantar, o Brasis Ateliê Gastronômico, no Lago Oeste, reuniu diversos ingredientes usados nas cinco regiões do Brasil para criar pratos incríveis. Nas opções de entrada, o cliente pode escolher entre as tulipas de frango empanadas na farofa de açaí com maionese artesanal de pequi da chef Di Oliveira; ou a casquinha de caranguejo recheada de carne de caranguejo refogada com três pimentões e leite de coco, gratinada com queijo provolone. Já no prato principal a casa apresenta duas receitas dão água na boca: picadinho de filé mignon ao molho de cachaça com arroz alho, farofa da chef, ovo perfeito, banana da terra; risoto de moqueca com camarão e lagostim, acompanhado de farofa de limão siciliano.

O restaurante Capim Dourado (Setor Hoteleiro Norte) mescla a gastronomia brasileira com a internacional, com pratos intrigantes. No almoço, o destaque fica com o Picadinho à moda da casa: picadinho de filé mignon preparado com próprio molho, óleo de coco e vegetais, servido com arroz branco, banana frita, farofa panko e ovo. Já no jantar, as fatias de banana da terra, recheada com carne seca, alho poró, queijo coalho e servido com melaço de cana são uma ótima escolha para iniciar a experiência, que pode ser seguida pelo Filé de Saint Peter grelhado, servido com arroz de amêndoas e molho de limão.

Inovação nos menus

Dois restaurantes estreantes trazem conceitos novos para a Brasília Restaurant Week, com especialidades diferentes e únicas: Same Same But Different, e o Terruá, cada um com o seu detalhe especial, as casas prometem encantar os fãs da Restaurant Week.



O restaurante Same Same But Different entrou no festival com suas três unidades (711 norte, 402 sul e Pontão). Especializado em culinária asiática, os menus de almoço e jantar trazem as mais variadas receitas do leste asiático. Vindo da Tailândia, a Sopa Tom Kha com frango ou tofu é uma entrada deliciosa: caldo de capim santo, limão kaffir e gengibre galanga com toque de leite de coco, tomate cereja, cogumelo paris, nam pla, cebola, coentro, cebolinha, limão e óleo de chilli acompanhado de fitas crocantes de pastel chines. Já no prato principal, o Korean vegan pode ser uma ótima escolha para quem quer experimentar novos sabores, já que o prato é arroz japonês, vegetais salteados no óleo de gergelim tostado (broto de feijão, espinafre, cenoura, abobrinha, pepino, mix de cogumelos) finalizado na mesa com molho gochujang, uma mistura de várias pimentas coreanas.

O restaurante Terruá (QI 21 do Lago Sul) tem como especialidade a gastronomia autoral, ou seja, os pratos são criados a partir da experiência do chef. Tanto no almoço, quanto no jantar, as entradinhas são um trio de croquetas ou a salada Terruá. Para prato principal, são quatro opções no total: no almoço, o cliente pode escolher entre o steak em tiras ao molho roquefort e risoto de pera e o linguine com cogumelos; e no jantar entre steak a moda Baltazar e ravioli de costela. Para sobremesa, a casa inseriu no menu seu famoso bolo desconstruído com brigadeiro e Nutella, e o Twix Terruá.

Opções vegetarianas e veganas entre os estreantes


O Wine Garden (Pontão) é focado em gastronomia internacional, mas no menu de almoço do festival trouxe pratos vegetarianos e ingredientes muito usados em receitas brasileiras. Destaque para o ceviche de melancia com caju, pimenta dedo de moça, salsa, suco de tangerina e cebola roxa e chips de banana. A opção vegetariana de prato principal fica com o mousseline de mandioquinha, mix de cogumelos e vegetais grelhados, finalizado com redução de balsâmico molho pesto.

Outra novidade é o Moca Café (206 sul). Saindo da panificação e dos cafés, a casa inovou e trouxe pratos veganos para o menu com o quibe vegano assado com maionese; lasanha a “bolonhesa de carne de banana”; e a cocada cremosa com abóbora assada com rapadura e sorvete de pipoca vegano.

Duas novas casas especializadas em carnes

As casas com trabalho focado em carne também marcam presença entre as estreias desta RW. Com pão de alho ou mix de folhas de entrada, a Viande Boutique de Carnes (Sudoeste) traz entre os principais o intenso sabor da Costelinha Pork Ribs com barbecue, que acompanha batata defumada com alecrim e farofa de ovos no menu de almoço. Como sobremesas, aposta no pudim de leite e no Brownie Maya.

Já o Primus Cortes Especiais (409 sul) mescla massas e carnes em opções de prato principal, como Bracciola (bife à rolê) guarnecido com nhoque em seu próprio molho. Um toque diferencial é o molho de Coca-Cola do Escalope de filé mignon, guarnecido com arroz aromatizado e ervas. Nas entradas, oferece um mix de folhas verdes com vegetais e abobrinha recheada com carne gratinada ao creme de espinafre. As sobremesas também são um show à parte, com opções como Profiteroles com carolina recheada com sorvete de creme, calda de água de coco e raspas de laranja, e Petit gateau de goiabada com sorvete de queijo.

Ação social

Os clientes podem ainda acrescentar R$ 1 por menu, que serão arrecadados e doados para a Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Vida, que assiste crianças portadoras do vírus HIV e constrói brinquedotecas em hospitais da rede pública do Distrito Federal.

Conheça mais em @ongamigosdavida

Serviço

25ª Brasília Restaurant Week

Quando: 04 de março a 27 de março

Valores:

Menu Tradicional Restaurant Week: R$ 49,90 almoço e R$ 64,90 jantar

Menu Plus: R$ 59,00 almoço e R$ 74,90 jantar

Menu Premium: R$ 79,00 almoço e R$ 109,00 jantar

Para conhecer os restaurantes e menus participantes acesse o site.

Para mais informações: @restaurantweekbrasil

La Cabane

Menu + Plus

Valor: jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 9 9639-0785 e @lacabanebsb

Le Parisien

Menu Premium

Valores: almoço - R$ 79; jantar - R$ 109

Para mais informações: (61) 3033-8426 e @leparisienbistrotbsb

Taberna Lusitana

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 98123-6353 e @taberna.lusitana

Jijoca

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 3548-9180 e @jijocabr

Jamie Oliver Kitchen

Menu + Plus

Valores: jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 3710-3939 e @jamieoliverkitchenbr

Helena Nolleto Confeitaria e Bistrô

Menu RW

Valor: jantar - R$ 64,90

Para mais informações: (61) 99697-3636 e @helenanolletoconfeitaria

Peccato Empório Bistrô

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 3257-3717 e @peccato_bistro

Istambul

Menu

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 3223-5892, @istambulcozinhabar e pelo site

Brasis Ateliê Gastronômico

Menu + Plus

Valor: jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 99446-2540, site e @brasisateliegastronomico

Capim Dourado

Menu RW

Valores: almoço - R$ 49,90; jantar - R$ 64,90

Para mais informações: (61) 3424-2017

Same Same But Different - Asa Norte

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 99270-5042, site e @restaurantesamesame

Same Same But Different - Asa Sul

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 99270-5042, site e @restaurantesamesame

Same Same But Different - Pontão

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 99270-5042, site e @restaurantesamesame

Terruá

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 99505-0550 e @terruapequenacozinha

Wine Garden

Menu + Plus

Valor: almoço - R$ 59

Para mais informações: (61) 9 9211-5375 e @winegardengb

Moca Café

Menu + Plus

Valor: almoço - R$ 59

Para mais informações: (61) 3877-1004 e @mocabrasilia

Viande Boutique de Carnes

Menu + Plus

Valores: almoço - R$ 59; jantar - R$ 74,90

Para mais informações: (61) 99244-0439, (61) 3039-4040 e @viandeboutiquecarnes

Primus Cortes Especiais

Menu RW

Valores: almoço - R$ 49,90; jantar - R$ 64,90

Para mais informações: (61) 3443-7070, (61) 3797-7070 e @primusboutiquedecarnes