top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

São João em Portugal: celebração tradicional ganha novos ares no WOW

Ingressos para a festa já estão à venda 


Foto: divulgação


O mês de junho está chegando e, com ele, as famosas festas de São João. Em Portugal, a comemoração ganha vida na noite do dia 23 para o dia 24, especialmente na cidade do Porto, onde o São João é uma das maiores festas populares, atraindo turistas de todas as partes do mundo.  

 

A comemoração é repleta de várias tradições que incluem pular fogueiras, lançar balões de ar quente com suas cores vibrantes, dançar ao som de músicas tradicionais e desfrutar de comidas típicas. A noite (exatamente à meia-noite) é marcada por uma espetacular queima de fogos que ilumina o céu e é refletida pelas águas do Rio Douro, transformando a cidade em um verdadeiro espetáculo de cores e luzes, enquanto o som das músicas populares ecoa pelas ruas decoradas. 

 

O WOW – World of Wine, quarteirão cultural localizado em Vila Nova de Gaia, de frente para o Porto, na outra margem do Rio Douro, oferece uma perspectiva única da celebração, com terraços que proporcionam uma vista panorâmica do rio e da cidade iluminada. Confira como será a programação deste ano: 

 

Comidas e música 

Como na edição do ano passado, a ideia é garantir as condições necessárias para um São João genuíno e tradicional, sem abdicar do conforto e da comodidade. Assim, o arraial inclui música ao vivo, comida e bebida durante toda a noite e, claro, a melhor vista para os fogos de artifício da cidade do Porto.  

  

Ao verdadeiro estilo de arraial, serão servidas sardinhas assadas e barrigas de porco para comer com pão. Haverá ainda caldo verde, sanduíches de pernil, bifanas (prato típico português feito com carne de porco e pão aquecido) e pizzas, além de doces e cafés. Tudo isso acompanhado de várias bebidas, como cervejas e vinhos portugueses. A festa começa às 20h e vai até às 4h da manhã. 

  

Quem deseja dançar, haverá música ao vivo durante todo o evento e DJ’s também animarão a festa. Haverá vários locais espalhados pelo WOW onde a animação está garantida, com espaço para todos para muito além da praça central.  

  

Promoção especial 

Para que seja possível reunir amigos e família numa verdadeira noite de festa, foram criados dois descontos: grupos com mais de 10 pessoas (bilhetes comprados em conjunto) têm um desconto de 10% e as crianças dos 5 aos 12 anos pagam metade do valor.  

  

Celebração mais intimista em quatro restaurantes 

Para quem prefere comemorar o dia de São João em um ambiente mais reservado, haverá quatro restaurantes do WOW onde é possível reservar mesa: Angel’s Share, 1828, Barão Fladgate e Mira Mira by Chefe Ricardo Costa. O menu é diferente em cada um deles, mas há um fator que une todos: a vista perfeita para, à meia-noite, apreciar os fogos de artifício de São João. 

 

*O bilhete para o arraial não garante a reserva de lugar, portanto, os foliões precisarão buscar a sua comida e sentar-se onde houver lugar – mas não se preocupe, haverá bastante espaço à disposição.  

  

Serviço: 

Localização: Rua do Choupelo, 132, Vila Nova de Gaia 

Dia: 23/24 de junho, das 20h às 04h 

Preço: entre 32,50 e 65,00 euros (podem subir até à data do evento, caso acabem os lotes) 

  

Restaurantes: 


  • Reservas e menus disponíveis aqui: https://events.wow.pt/sao-joao-porto 

  • Preços (os valores podem subir de acordo com a procura):

  • Angel’s Share – a partir de 95,00 euros 

  • 1828 – a partir de 120,00 euros 

  • Barão Fladgate – a partir de 130,00 euros 

  • Mira Mira by Ricardo Costa – 250,00 euros 


O WOW - World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.


Sobre o WOW

Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.


O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.


Saiba mais em https://wow.pt/pt

Comments


bottom of page