top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Rótulos com selo de Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira começam a chegar ao merca

Lançamento oficial da DO ocorrerá na Wine South America em setembro, na Serra Gaúcha

 


Os primeiros rótulos de espumantes que levam o selo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, conquista obtida em novembro de 2022, começam a chegar ao mercado. A segunda DO do Brasil para produtos vinícolas certifica a elaboração de espumantes de excelência e será lançada oficialmente durante a Wine South America, de 12 a 14 de setembro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. As vinícolas Aurora, Don Giovanni, Familia Geisse e Valmarino irão apresentar seus produtos com degustações guiadas no espaço da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), permitindo que os compradores sintam no aroma e no paladar a qualidade dos espumantes, além de conhecer mais sobre os critérios da DO Altos de Pinto Bandeira.


O selo conferido para a região exige que os produtores cumpram regras bastante exigentes de controle, passando por normas que vão desde o cultivo das uvas (Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico) até o engarrafamento. É claro que a vocação de Pinto Bandeira para a elaboração de espumantes de altíssima qualidade não é novidade, já que o potencial da região era reconhecido por críticos e consumidores. “Já existia um aceite tácito no mercado, entre os especialistas, de que se tratava de uma região com características únicas e com diferenciais para as uvas usadas na elaboração de espumantes. O que a DO trouxe de novo é o respaldo científico de que esta é uma região que, de fato, reúne características singulares na elaboração de espumantes no padrão mais alto possível”, explica o presidente da Asprovinho, Daniel Geisse. “Isso acabou colocando Pinto Bandeira no mapa dos principais produtores de espumante do mundo. Vinhos de alta qualidade são elaborados no mundo inteiro, mas são raríssimas as regiões que conseguem este padrão de qualidade para espumantes”, completa.


Daniel Geisse é também diretor de marketing da Família Geisse, vinícola fundada em 1979 e uma das pioneiras a desbravar o terroir de Pinto Bandeira. Ele adianta que a linha Cave Geisse já está disponível no mercado com o selo de certificação da DO. Os rótulos dos espumantes certificados da vinícola Aurora devem chegar ao mercado em junho, conforme adianta o gerente geral de Marketing e Vendas, Rodrigo Arpini Valerio. “É motivo de muito orgulho para a Aurora estar nesse momento de chegada dos produtos com a D.O. Altos de Pinto Bandeira, pois mostra a evolução técnica e qualitativa dos nossos processos, sempre aliando o conhecimento humano com a natureza. O mercado está ansioso para receber as primeiras garrafas dos espumantes que serão chancelados com o selo da nova D.O. Isso mostra a evolução da empresa, e de toda a cadeia vitivinícola brasileira para o mundo”, define.


Em junho também estarão disponíveis os primeiros rótulos com o selo da DO da Vinícola Valmarino. “A Wine South America é o momento ideal para apresentar nossos produtos ao grande público com as novidades e lançamentos de cada vinícola. Termos o selo da DO nestes espumantes é fruto de muitos anos de trabalho, reconhecimento que se deve às empresas que apostaram e acreditaram nisso ao elaborar espumantes de alta qualidade e com a identidade da região. Além disso, deve-se também ao amadurecimento de ideias em conjunto dos produtores de vinhos, com a criação da entidade Asprovinho”, comenta Marco Salton, diretor administrativo da Valmarino.


A Don Giovanni, vinícola com mais de quatro décadas de história, já disponibilizou seus rótulos com o selo da DO ao mercado e, na Wine South America, deve apresentar quatro produtos ao público. “A visibilidade da produção de excelentes espumantes já vinha acontecendo, mas a DO chega como uma espécie de troféu para nós. Ela certifica toda a parte da qualidade da uva, do ponto de maturação dela que permite que a gente faça espumantes de altíssima qualidade com a menor interferência possível”, explica Daniel Panizzi, diretor da vinícola Don Giovanni e presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).



Lançamento da DO será na Wine South America


As vinícolas da Asprovinho farão parte de um espaço temático na Wine South America, que promete apresentar com excelência os rótulos certificados pela DO. De acordo com o presidente da entidade, Daniel Geisse, a ideia é que os visitantes possam ter acesso a aulas de degustação guiadas e sintam, de perto, a satisfação que as vinícolas têm em portar um selo tão único e difícil de ser obtido. Para participar das aulas, os interessados deverão se inscrever no próprio estande.


A Wine South America vem se destacando como uma das feiras mais bem aproveitadas do setor hoje. O fato dela ser realizada em Bento Gonçalves é um atrativo muito forte, já que todos têm a vontade de conhecer a região, e a feira é um propósito a mais para reunir várias cadeias do setor aqui. As últimas edições da feira foram muito positivas e, pelo que estamos sentindo, esta será melhor ainda”, acredita Geisse. “A expectativa para a Wine South America é a melhor possível: iremos apresentar a DO com toda pompa e circunstância que a DO merece”, encerra.


 

Sobre a Wine South America


Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.


A WSA reunirá em único ambiente empresas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina.


Foto: divulgação

bottom of page