Evento busca valorizar o modelo de restaurante que foi criado na década de 80 e se espalhou rapidamente por todo o país
Foto: divulgação
Rotina na alimentação dos trabalhadores no Brasil, os restaurantes a quilo se popularizaram por todo o país nas últimas décadas. Atualmente, milhares de pessoas em seu dia a dia optam por estabelecimentos neste modelo, principalmente no horário de almoço entre os expedientes.
O que poucos sabem é que este tipo de restaurante tem origem genuinamente brasileira. Foi em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no ano de 1984, que foi criado o primeiro restaurante a quilo do país (e também do mundo!). O restaurante, idealizado pelo chef e empresário Fred Mata Machado, foi nomeado à época de “Isto e Aquilo”.
A ideia surgiu quando Fred percebeu que as empregadas domésticas, especializadas em cozinhar, estavam desaparecendo dos lares belo-horizontinos. Ele, que já era dono do Restaurante Bartolomeu, decidiu contratar um par de cozinheiras para realizar algumas receitas bem caseiras, tradicionais nos almoços e jantares mineiros. O sistema seria o de uma loja de comida pronta: o cliente escolhia o que queria, colocava as porções em uma marmita descartável de isopor, pesava, pagava e levava a sua comida na embalagem.
A partir daí, o chef Fred notou uma oportunidade de criar a alternativa dos clientes comerem em seu restaurante, ao invés de apenas comprarem a comida para levar. Naquele momento, o empresário decidiu colocar mesas e cadeiras para atender o público. E assim foi o início da história do modelo que se espalhou por todo o Brasil.
A primeira unidade “Isto e Aquilo” se manteve em funcionamento até o ano de 1987, na localidade do bairro de Lourdes, próximo à região central de Belo Horizonte. Hoje, ainda existem duas unidades do restaurante na capital mineira.
Concurso O Quilo é Nosso
Foi pensando em valorizar os restaurantes de comida a quilo que, em 2017, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Prazeres da Mesa, lançou o concurso O Quilo é Nosso. O evento já contou com a participação de mais de 800 estabelecimentos espalhados por todo o Brasil e, neste ano, segue para a sua 7ª º edição.
A partir do dia 12 de setembro, os brasileiros poderão participar do O Quilo é Nosso experimentando e avaliando os pratos criados especialmente para o concurso. Com os resultados das avaliações do público e de jurados, será eleito o melhor restaurante a quilo do Brasil. Os proprietários de estabelecimentos interessados em participar do concurso podem saber mais informações acessando www.oquiloenosso.com.br.
O evento ocorrerá até o dia 22 de setembro e tem patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil e Pluxee. O Quilo é Nosso é uma forma de reconhecer a importância dos restaurantes que tem por essência oferecer alimentação diversificada e de qualidade para os trabalhadores do país.
O concurso ocorre em três etapas: na primeira, a partir da votação popular e do júri técnico, são escolhidos os três melhores restaurantes a quilo da cidadedo estado; em seguida, o júri local avalia os pratos dos restaurantes eleitos classificados na primeira etapa e escolhe o melhor em cada estado. Na final, um júri técnico nacional avalia o prato vencedor de cada estado e elege o grande campeão nacional. A premiação ocorrerá durante o Mesa São Paulo, em outubro.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o histórico do concurso destaca a riqueza de ingredientes e receitas em todas as regiões do país.
“Em seis anos de disputa, tivemos vencedores de cinco estados diferentes. Isso reflete a diversidade e qualidades dos restaurantes a quilo espalhados pelo Brasil. Para o empresário, participar do concurso é uma oportunidade de incluir um novo prato em seu cardápio, já com toda a projeção que O Quilo é Nosso traz”, afirma Solmucci.
No ano passado, pela primeira vez o título foi para a cidade onde foi criado o modelo de restaurante a quilo. O restaurante Beggiato, de Belo Horizonte, levou a honraria para a capital mineira, com o prato nhoque de abóbora ao molho de cogumelos e sálvia. Além de Minas Gerais, o concurso também elegeu campeões em Amazonas, Ceará, Paraná e São Paulo.
O Quilo é Nosso
Data: 12 a 22 de setembro
Realização: Abrasel
Parceria: Prazeres da Mesa
Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola Brasil e Pluxee
Apoio: Glasart e Nogueira Brinquedos
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