top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Realizada Primeira Aula Prática de Degustação com Alunos do curso de Sommelier de Vinhos da ABS-DF


No dia 17 de maio, foi realizada a primeira aula prática de degustação com os alunos da primeira turma de Sommelier de Vinhos da ABS-DF, oferecida na modalidade híbrida, ou seja, com aulas on-line e presenciais. Ao todo foram degustados oito vinhos, todos eles adquiridos com recursos próprios da Associação.



A aula aconteceu na loja de vinhos A Garrafeira (215 Sul), uma das empresas parceiras da ABS-DF, que possui estrutura adequada para a realização deste tipo de evento, por ter espaço amplo e ventilado, além de condições de serviço. A degustação seguiu à risca as medidas de proteção ao Covid-19 e foi realizada em ambiente aberto, com cada participante a mais de dois metros de distância um do outro. As máscaras foram retiradas apenas durante a apreciação dos vinhos.


Cada aluno pôde degustar 50ml de cada vinho, inicialmente às cegas, ou seja, sem indicação de uva, preço, procedência ou safra. As informações técnicas somente foram reveladas após a análise individual e em conjunto dos vinhos. A aula de degustação teve o objetivo de exercitar o que foi aprendido on-line e foi uma oportunidade de desenvolver na prática as técnicas necessárias para preencher as fichas de degustação da ABS-DF.


Modelo Híbrido


Alunos durante aula presencial de degustação on-line da ABS-DF


Horácio Fernandes é administrador hospitalar e aluno do curso de Sommelier de Vinhos. Ele decidiu estudar na ABS-DF para aprimorar seus conhecimentos no assunto, uma vez que já é consumidor da bebida há mais de quinze anos. Para ele, o modelo híbrido (com aulas virtuais e presenciais) é uma proposta bem interessante. “Gosto da ideia de poder estudar as matérias teóricas de forma on-line e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de participar de encontros presenciais para degustar vinhos e trocar ideias e experiências com professores e outros alunos”. Segundo ele, a tendência é que o curso de Sommelier de Vinhos com aulas on-line e presenciais fique mais atraente a cada dia.

“Vejo com grande expectativa o fato de poder me tornar um sommelier de vinhos formado pela ABS-DF”, concluiu.



Para o presidente da ABS-DF, Sérgio Pires, o modelo híbrido tem se mostrado bastante viável. “Temos observado uma melhor troca e divulgação das informações com a soma das aulas on-line ao vivo, com o grupo no Whatsapp e a degustação presencial”, revelou satisfeito.

Durante a modalidade híbrida de curso de Sommelier de Vinhos, estão previstas as degustações de vinhos em seis diferentes etapas, sempre com oito rótulos distintos. A próxima acontecerá no dia 1 de junho.



Vinhos degustados

– Pizzato Legno 100% Chardonnay, Brasil

– Miolo Wild Gamay Nouveau, 100% Gamay, Brasil

– Shabo Rkatsiteli Reserve Orange Wine, 100% Rkatsiteli, Geórgia

– GEM IGP, rosé, 100% Garnacha (Grenache), França

– Robert Mondavi Private Selection Cabernet Sauvignon, EUA

– 83% Cabernet Sauvignon, 4% Cabernet Franc, 4% Merlot, 3% Syrah, 2% Petit Verdot, 2% Teroldego e 2% Petite Sirah.

– Vinho Quinta do Morgado Tinto Seco, Uvas americanas: 70% Isabel e 30% Bordô, Brasil

– Monte Agudo Cuvée Francês, 65% Merlot e 35% Cabernet Sauvignon, Brasil

– Malma Esencia Cabernet Sauvignon, 100% Cabernet Sauvignon, Argentina


Curso de Sommelier de Vinhos – Matrículas Abertas


Agora os cursos de Sommelier de Vinhos da ABS-DF são oferecidos em módulos – Ao todo são quatro divididos ao longo do ano. A ABS-DF decidiu fazer o curso dessa nova maneira para facilitar a acessibilidade.


Para saber mais informações envie um email para matricula.absdf@gmail.com


Fotos: divulgação

bottom of page