Moscatel é a categoria mais adocicada e tem sabor garantido pelo tipo e ponto de colheita da uva
Espumantes Moscatéis são os mais doces dentro das categorias desse tipo de bebidas e devem ter no mínimo 60 gramas de açúcar por litro, de acordo com a legislação brasileira. Na produção do Moscatel são utilizadas uvas da família Moscato, uma das mais tradicionais no mundo do vinho. Além do tipo de uva, o momento de colheita também é importante para estimar o potencial de teor alcóolico do vinho a partir do teor de açúcar presente na fruta, cálculo feito por meio das escalas Babo (nacional) e Brix (internacional).
Basicamente, quanto maior o tempo de maturação, mais doce será a uva. Mas a condição do sabor e da doçura da fruta também dependem das condições climáticas, como a quantidade de chuva que a videira recebe até o momento da colheita da uva.
As categorias de espumantes secos, como o Brut, Extra Brut e Nature também possuem açúcar, mas em menor quantidade. Comparando os níveis de açúcar entre os tipos de bebida, o Nature deve ter no máximo três gramas por litro, levando em consideração somente o residual da substância após o processo de fermentação.
Curiosidades como essas e informações mais técnicas sobre uvas, espumantes e processos de fermentação, podem ser encontradas nos episódios do PODNERO, podcast especializado no universo dos espumantes. A iniciativa é da Ponto Nero, marca moderna e inovadora do Grupo Famiglia Valduga, e conta com a apresentação dos especialistas e embaixadores da empresa, Lucas Simões e Priscila Dal Lago.
Os episódios do PODNERO podem ser acompanhados nas plataformas digitais da Ponto Nero (Spotify e YouTube), com um novo conteúdo publicado sempre às terças-feiras. No episódio do dia 30 de maio, o tema será “Como inovar no mundo dos espumantes?”, com apresentação de Priscila Dal Lago e participação do especialista Daniel Dalla Valle, reconhecido como enólogo do ano em 2012 e 2023.
Jones Valduga, Superintendente da Ponto Nero, acredita que a marca está se conectando e fortalecendo vínculos com o público por meio do podcast e suas interações. “Inovamos na produção de espumantes e agora trazemos aos consumidores uma experiência nova, leve e descomplicada, permitindo que eles possam aprender sobre esse universo tão rico e peculiar dos espumantes ao mesmo tempo em que conhecem e provam nossos produtos”, comenta o executivo.
Sobre a Ponto Nero
A marca é reconhecida por seus espumantes que se destacam pelo design moderno, pelo frescor e pela versatilidade de apreciação. Seus produtos, premiados internacionalmente, proporcionam charme e diversão para apreciar cada momento como se fosse único. Os espumantes Ponto Nero Cult estão disponíveis nas versões Brut e Brut Rosé. Já os espumantes Ponto Nero Live Celebration são elaborados nas versões Brut, Moscatel, Glera, Brut Rosé e Moscatel Rosé. Os espumantes Enjoy englobam rótulos de edições limitadas, sempre com espírito inovador, e conta atualmente com Ponto Nero Enjoy Cabernet Franc Rosé e Enjoy Gewurztraminer, lançados com uma tiragem exclusiva de 7 mil garrafas. A marca conta ainda com os espumantes Ponto Nero SO2 Free e o SO2 Free Rosé, caracterizados pela não adição de conservantes em sua composição. E, no topo do portfólio, está o Ponto Nero Icon, elaborado 100% com a casta Chardonnay. Em 2020, a marca inova e destaca a sua característica disruptiva com o lançamento de Becas, marca de vinhos frisantes em lata nas variações Joy Blanc, Fun Rosé e Sweet Moscato. Para mais informações, acesse: Site, Facebook e Instagram.
Sobre o Grupo Famiglia Valduga
Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto, atualmente, por seis empresas: Casa Valduga, Casa Madeira, Vinotage, Ponto Nero, Domno Wines e Brewine Leopoldina.
A vinícola Casa Valduga está entre as 10 principais elaboradoras de espumantes e vinhos do País e conta com a maior cave de espumantes da América Latina. Domno Wines, por sua vez, é a importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero é a marca do Grupo reconhecida pelo seu DNA inovador com seus espumantes em designers modernos, combinações ousadas e versatilidade de apreciação. A marca conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa; Casa Madeira é a produtora de sucos, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas artesanais, transformando-as em experiências especiais, desenhando o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro e, por fim, Vinotage é a responsável pela formulação de produtos de autocuidado e bem-estar diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva.
A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.
Fotos: divulgação
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