top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Pol Roger

Com sede em Epernay, na região de Champagne, Pol Roger é um dos produtores de maior prestígio em todo o mundo. Reconhecido por seu extraordinário e elegante estilo é um dos pouquíssimos a receber cotação máxima, 5 estrelas, de Robert Parker. É também o Champagne dos especialistas, que são unanimes em proclamá-lo como o seu preferido.



A revista inglesa Decanter – uma das mais conceituadas e isentas do mundo – publicou em suas páginas a reportagem intitulada “The Gurus Tell All”, na qual os gurus do vinho tiveram de contar quais eram seus vinhos Champagne favoritos. Seis deles citaram Pol Roger.


Sir Winston Churchill – primeiro ministro do Reino Unido - era admirador incondicional deste Champagne, ao ponto de dar o nome de Pol Roger a seu melhor cavalo de corrida. Foi eleito várias vezes “o melhor Brut” pela Wine Spectator. O estilo da maison é gerar vinhos franceses de médio corpo e muita elegância. É líder no mercado inglês, o mais exigente do planeta.


A casa foi criada oficialmente em 1849, mas pelo menos duas gerações trabalharam ali antes do próprio Pol Roger começar a fazer e comercializar seus vinhos na França. Em meados da década de 1850, a exportação tornou-se um foco principal e a casa começou a evitar a doçura tradicional de Champagne, produzindo um estilo mais seco, estava mais de acordo com os gostos britânicos. A casa cresceu ao longo dos séculos XIX e XX, mantendo-se forte durante todo o período da Lei Seca Americana e da Revolução Russa. Atualmente, são seus próprios descendentes quem administram a vinícola.

Com cerca de 89 hectares de vinhedos, Pol Rogers cultiva metade das uvas utilizadas na elaboração de seus tradicionais vinhos espumantes. A outra metade é fornecida por parceiros de longa data. Tudo é feito artesanalmente em suas adegas, uma das mais profundas da região de Epernay.


O famoso Champagne Sir Winston Churchill, lançado em sua homenagem, em 1984, é um dos melhores já produzidos. O assemblage é majoritariamente de Pinot Noir, complementado por Chardonnay. Apenas os melhores frutos, selecionados de vinhedos na Vallée de la Marne e na Côte des Blancs, entram nesta Cuvée de Prestige. O vinho permanece maturando nas caves em contato com as borras das leveduras por mais de 7 anos antes da degola, o que lhe confere soberba complexidade.


Foto: Vivi Campos

bottom of page