Realizada na terça-feira, 28 de fevereiro, a experiência reúne vinhos produzidos no Cerrado e um menu harmonizado pelo restaurante italiano para a ocasião
Seca no Cerrado em Brasília é sinônimo de ipês coloridos pelas ruas da cidade. O clima da capital federal é perfeito para a floração colorida da árvore. Contudo, nem só de flores vive a seca. A baixa umidade do ar característica desta temporada, aliada à amplitude térmica, é perfeita para produzir uvas que amadurecem até o ponto ideal para a produção de vinhos. Não à toa, Brasília e seu entorno têm ganhado destaque quando o assunto é vinícola.
Na terça-feira, 28 de fevereiro, às 19h30, a Confraria JK, realizada pelo restaurante Piselli Brasília, recebe vinhos da Vinícola Brasília para uma noite de descobertas e degustações. Para enófilos ou apenas para aqueles que apreciam a bebida, será o momento ideal para conhecer um pouco mais sobre os vinhos produzidos no Cerrado.
"No começo da minha carreira, me interessei por vinhos e sua harmonização com a comida e, logo, decidi me especializar. A paixão continuou e, hoje, posso reunir clientes e amigos e desfrutar da confraria em torno do tema. Além disso, desde que abri o Piselli em Brasília, pude conhecer e me relacionar com produtores locais. Descobri a riqueza que cerca o Distrito Federal e trouxe para o restaurante um pouco deste tesouro", afirma o restaurateur Juscelino Pereira.
Ao lado do Piselli Brasília, encabeçam o encontro as fazendas produtoras de vinho na região, Ercoara e Villa Triacca. Na ocasião, os vinhos, selecionados à dedo, serão harmonizados com um menu degustação elaborado especialmente pelo restaurante italiano para a Confraria JK.
A experiência tem início com um mix de antepastos toscanos. Fazem parte dele, a Olive Ascolane, azeitonas verdes recheadas com linguiça toscana; e o Crostini Di Polenta Con Fegatini, uma polenta crocante com patê de figo. Para harmonizar, o vinho escolhido é o Villa Triacca Sauvignon Blanc 2022.
Dando sequência à experiência gastronômica, será servido o Polpettine Di Bacallà, porpetinhas de bacalhau com molho de tomate fresco e pão italiano. De acompanhamento, uma taça de vinho Casa Vitor Sauvignon Blanc 2022.
Em seguida, entra em cena uma degustação de pratos principais. Primeiro, é a vez do Tagliolini Neri Con Pesto e Pesce, uma massa fresca, produzida com tinta de lula, molho pesto, lâminas de peixe curado na casa e botarga de Tainha. As bebidas escolhidas para uma harmonização completa são o Dona Irani Syrah/Grenache/ Tempranillo Rosé 2022 e o Ercoara Canindé Syrah Rosé 2022.
Outra opção é o Risotto Funghi e Zucchini, um mix de cogumelos e abobrinha em duas texturas finalizado com castanha de baru. Casa Vitor 4 Altitudes Syrah 2021 e Miro Syrah 2021 são as bebidas escolhidas para intensificar a experiência gastronômica. Por fim, é a vez do Agnello Piselli, duas texturas de cordeiro Ercoara servido no próprio molho e risoni com pesto de hortelã. As sugestões de harmonização para este prato são os vinhos Seu Claudino Superiore Syrah 2021 e o Ercoara Maná Syrah 2020.
Fazem parte ainda da noite uma seleção de queijos do Cerrado harmonizada com vinho de barrica Triacca e Ercoara 2021 e, no quesito doce, a Gelatina Di Grappa e Frutti Di Stagione, uma gelatina de grappa com frutas da estação.
Como uma boa confraria, a criada pelo Piselli Brasília e que leva o nome do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, reúne empresários, clientes e amigos de Juscelino. Todos unidos pela paixão pela alta gastronomia e pelos vinhos.
Também este ano, o restaurante retorna com as confrarias culturais realizadas mensalmente. São encontros, abertos ao público, que unem gastronomia e temas diversos. Os interessados em participar do seleto grupo devem entrar em contato com Alê Nascimento pelo telefone (61) 9 8124-0977.
Foto: divulgaç
Comentarios