• Viviane Campos

Piantas Adega e Bistrô.

Excelente experiência gastronômica regada a bons vinhos.


O Piantas é uma adega e bistrô. Durante o dia é uma loja de vinhos, e a partir das 18h, um charmoso bistrô. O ambiente é lindo. No salão principal tem vários painéis da artista brasiliense Michele Cunha. "Um sonho realizado - a arte das ruas " .



"A ideia inicial foi de uma loja de vinhos com algumas mesas de bistrô, onde os clientes pudessem experimentar pratos simples regados aos vinhos da casa. O ambiente ficou tão convidativo que as mesas foram aumentando sem, no entanto, diminuir o espaço dos vinhos. Depois de oito anos, o Piantas foi rebatizado (chamava-se Expand); passou por uma reforma e a criação de mais um salão. O espaço agora é amplo, com um pátio externo, um salão no andar superior que pode ser usado privativamente e um bar muito charmoso. "

A varanda é o lugar mais disputado, com mesas à luz de velas.

Ampla carta de drinks.


Lua de Mel (vodka, tangerina, gengibre e pimenta dedo de moça)

Gin tônica com limão siciliano e especiarias.

O bistrô serve comida moderna e saborosa. No cardápio, entradas, pastas, risotos, peixes, frutos do mar, aves, carnes e sobremesas. Destaque para o polvo Mediterrâneo e Carré de cordeiro com Aligot. Nas sextas- feiras, a casa serve almoço executivo. Entrada, principal e sobremesa por R$55,00. O chef Walex Araújo Gomes é o responsável pelo sucesso.

O cardápio está disponível no site www.piantas.com.br


Chef Walex Araújo Gomes


Polvo Mediterrâneo com aspargos, batatas e azeitonas.


Camarões na cachaça com quinoa e molho de laranja.


Bacalhau assado, batata sauté, azeitonas e alho.


Profiteroles

A carta de vinhos tem mais de 450 rótulos nacionais e importados , elaborada pelo sommelier da casa, Olnedy Bernardo. Rótulos de 12 países: Espanha, Portugal, França, Itália, Nova Zelândia, África do Sul, Áustria, Estados Unidos, Uruguai, Brasil, Chile e Argentina.



O Piantas realiza uma vez por mês o Wine Dinner, jantar harmonizado com vinhos, sempre na presença do enólogo ou representante da vinícola. São jantares para um grupo pequeno de pessoas, com um menu especial e vinhos de excelência. Eu participei de alguns deles..


Num dos Wine Dinner teve a presença do enólogo Marcelo Pellerite, único produtor da América Latina a obter 100 pontos Robert Parker. É referência para enologia em todo mundo. Os vinhos foram da Bodega Monteviejo.


Daniele Matos, Enólogo Marcelo Pellerite e Vivi Campos.


Wine Dinner com vinhos argentinos da Bodega Monteviejo e com a presença do diretor comercial Enrique Bazán.

Vivi Campos, Enrique Bazán, Olnedy Bernardo e Márcia Cruz.


Wine Dinner com vinhos espanhóis da Bodegas Vizar, com a presença do enólogo Pablo Miranda Roger.


Olnedy Bernardo, Vivi Campos e Pablo Miranda Roger.


Wine Dinner com a vinícola portuguesa 1808. Degustação digirigida por Pedro Serônio, Export da casca Wine.



Olnedy Bernado, Vivi Campos, Elaine Mendes e Pedro Serônio.

Sobre o sommelier e gerente do Piantas:


Com 12 anos de experiência, Olnedy Bernardo começou a carreira trabalhando junto com seu pai que era maître do Piantella por 37 anos. Com sua paixão pela área, Bernardo logo apreendeu a dinâmica do restaurante e virou sommelier. Trabalhou 7 anos como sommelier do Piantella, viajou e fez diversos cursos na área de vinhos: formado pela ABS Brasília, International Sommelier Guild nível 2, Embaixador Avançado da Academia de Vinhos de Portugal, Wset cursando nível 3, entre outros. Juntando sua habilidade de sommelier com sua capacidade de gerenciar pessoas, foi convidado a assumir a gerência do Piantas na qual está há 5 anos. Hoje é responsável por administrar o restaurante, coordenar e capacitar a equipe. É responsável pelas compras de vinhos e elaboração da carta do Bistrô. De suas atribuições como sommelier, uma das que mais gosta é fazer jantares harmonizados ( Wine Dinner ).

Olnedy Bernardo


Piantas Adega e Bistrô.

End: CLS 403 Bloco D loja 34

Brasília-DF.

telefone: (61) 3226-6800

contato@piantas.com.br


Funcionamento Adega:

Segunda a sábado 9H às 00H

Domingo: Fechado

Funcionamento Bistrô:

Segunda à sábado: 18h às 00h

Sexta: Almoço e jantar

Domingo: Fechado.


Fotos: Mari Soares e Victor Rocha.

©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com