• Viviane Campos

Panela de pressão é aliada versátil na hora de cozinhar


Segundo a Tramontina, existem orientações importantes de uso






Panelas de pressão Brava e Vancouver (Divulgação/Tramontina)


Alguns veem nela uma grande aliada no preparo rápido de alimentos, outros têm medo só de ouvir o barulho que ela faz. A verdade é que, falando bem, ou falando mal, a panela de pressão tem seu destaque quando o assunto é cozinhar. Para garantir o uso adequado, sem preocupações, e obter o melhor resultado nas receitas, a Tramontina dá algumas dicas na utilização deste produto.


Compra da panela de pressão

Na hora da compra, é importante verificar se o produto possui o selo do Inmetro, pois isso assegura que o produto foi submetido aos testes conforme à norma correspondente. As panelas que têm escape de segurança (localizado na lateral da tampa) possuem um dispositivo a mais de segurança em relação aos modelos tradicionais, o que permite que, em situação de entupimento das válvulas, o anel de vedação seja deslocado e libere vapor por esse local, evitando que a panela se abra e cause algum dano mais sério.



Leitura do manual

De acordo com a Tramontina, a principal recomendação para evitar acidentes é que, antes mesmo da utilização da panela, seja feita a leitura das orientações descritas no manual de instruções. Entre elas:

  1. Sempre observar se as válvulas estão desobstruídas.

  2. Ter cuidado ao manusear a panela, especialmente quando estiver com pressão;

  3. Sempre utilizar peças originais quando necessitar repor válvulas e demais componentes;

  4. Observar as condições de uso e seguir as sugestões de preparo para diferentes tipos de alimentos;

  5. Seguir as orientações de fechamento e abertura da tampa, essenciais para o bom funcionamento da panela.

Limpeza 

Depois de adquirir o produto, é essencial fazer a limpeza adequada após cada utilização, principalmente dos componentes de segurança. Entre as recomendações de limpeza, estão:

  1. Retirar o anel de vedação na hora da limpeza e lavá-lo muito bem para evitar acúmulo de resíduos. O mesmo deve ser substituído sempre que ficar rígido ou quebradiço;

  2. Sempre limpar a válvula de trabalho e segurança;

  3. Se a panela possuir revestimento antiaderente interno, não utilizar utensílios metálicos, pois irão danificar o revestimento.

Recomendações de uso

Para manter a durabilidade da panela, é necessário tomar alguns cuidados durante sua utilização, entre elas:

  1. Não usar as panelas sem líquido interno e não deixar que o líquido evapore por completo durante o cozimento;

  2. Não armazenar alimentos por tempo prolongado;

  3. Se não sair pressão pela válvula de trabalho (saída de vapor), é necessário verificar se a panela está fechada corretamente e observar se há o mínimo de líquido para a formação de vapor;

  4. Não exceder a quantidade máxima de líquido no seu interior (2/3 de sua capacidade total);

  5. Sempre observar se a válvula está desobstruída;

  6. A panela não pode ser aberta enquanto houver pressão no seu interior. Alguns modelos, inclusive, possuem dispositivos que impedem essa abertura. Para aliviar a pressão, é necessário desligar a chama e, se possível, remover a panela do fogo. Depois, colocá-la em uma superfície resistente ao calor e aguardar a saída completa do vapor. Nos modelos em que a válvula possui regulagem, o processo deve ser feito de forma gradativa em cada nível.

  7. Por fim, as receitas sempre indicam o tempo de cozimento a partir do momento em que a panela "pega pressão" (isso acontece quando a válvula principal da panela começa a soltar vapor com regularidade, produzindo aquele famoso chiado). Nesse momento, a dica é baixar o fogo e começar a marcar o tempo.

©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com