top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Palestra explora tendências do mercado de café no Oriente Médio

Consultora em Dubai, Cleia Junqueira aborda oportunidades para empresas brasileiras

Foto::divulgação


Um dos grandes compradores do café brasileiro e em pleno crescimento, o mercado do Oriente Médio vem a cada dia ganhando mais atenção de empresários e empresárias brasileiras do setor cafeeiro. Só em 2023, a região importou 47% a mais dos cafés do Brasil.

Visando aproximar ainda mais os dois mercados, a consultora Cleia Junqueira, da The Coffee Connoisseur Collective, estará em São Paulo no dia 12 de março para apresentar a palestra “Tendências do Mercado de Café no Oriente Médio”.

O evento conta com o Apoio Institucional da Câmara de Dubai – Escritório de São Paulo e patrocínio da rede de cafeterias e microtorrefação Il Barista. Aberto a público ao preço de R$ 150 por pessoa, possui vagas limitadas.

Residente em Dubai há 10 anos, a especialista apresentará no evento temas como o aumento do consumo de café na região, as preferências do mercado local, tecnologia, sustentabilidade, crescimento do café solúvel, o potente mercado de cápsulas e cafés torrados, a onda do café engarrafado, entre outros, além de curiosidades, como cafeterias drive-thru, robôs nas cafeterias e o consumo entre os jovens.


Sobre Cleia Junqueira


Juíza de campeonatos internacionais, diretora de qualidade e consultora internacional em cafés, em 2025 Cleia Junqueira irá comemorar 20 anos de trajetória como profissional nesse mercado.

Em 2005, começou como barista, instrutora e empreendedora, com sua própria Capheteria, onde contribuiu com o início do movimento de cafés especiais no Brasil, em uma pequena loja no Jardim Paulistano. Logo depois, passou a ministrar cursos de barismo em parceria com a Colmeia Instituição a Serviço da Juventude, oferecendo treinamento para jovens em situação vulnerável.

De 2007 a 2012, foi uma das lideranças da Associação Brasileira de Baristas de Café (ACBB), instituição que organizava os campeonatos nacionais e realizava ações de promoção e fortalecimento desse segmento. Em seguida, Cleia foi convidada a coordenar o Centro de Preparo de Café do Sindicafé-SP, conquistando um certificado Q-Grader licenciado pelo CQI em 2012 e tornando-se Q-Robusta Grader em 2017.


De 2017 a 2019, Cleia atuou como parte da diretoria da SCA-EAU e durante seis anos, como Juíza Certificada do WCE.

Como Diretora de Café da Coffee Planet, uma das maiores e mais relevantes torrefações de café de Dubai, Cleia gerenciou o controle de qualidade e acompanhou de perto a indústria de café do Oriente Médio de 2015 a 2023. Paralelamente, seguiu apoiando ativamente a International Women's Coffee Alliance (IWCA).

Com vasta experiência nacional e internacional, atualmente Cleia dirige sua empresa de consultoria, The Coffee Connoisseur Collective, atuando em várias frentes do setor, auxiliando seus clientes desde a implementação de controle de qualidade à compra de café, cápsulas e escolha de equipamentos.


SERVIÇO


PALESTRA: Tendências do Mercado de Café no Oriente Médio, com Cleia Junqueira

DATA: 12 de março

HORÁRIO: 19h às 21h

LOCAL: Il Barista Casa - R. Consórcio, 191 - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP

PREÇO: R$ 150,00

30 vagas

Realização: The Coffee Connoisseur Collective

Patrocínio: Il Barista Cafés Especiais

Apoio Institucional: Dubai Chamber Escritório de São Paulo

Comments


bottom of page