Nos últimos anos, os vinhos georgianos têm ganhado reconhecimento internacional crescente, não apenas por sua qualidade, mas também por seu papel fundamental na história global da vinificação
Foto: divulgação
Uma estreia de alto quilate na ProWine São Paulo 2024. Esta é a primeira vez que o evento receberá os vinhos da Geórgia, amplamente reconhecidos como alguns dos mais antigos e historicamente significativos do mundo, sendo o país considerado o berço da vinificação. Com uma tradição vinícola que remonta a mais de 8.000 anos, a Geórgia mantém métodos de vinificação únicos, como a fermentação em ânforas de barro enterradas no solo, chamadas de qvevri. Essa técnica não só preserva a autenticidade dos vinhos, mas também os diferencia com sabores distintos devido à fermentação em contato com as cascas das uvas.
“Hoje, o grande problema no mercado de vinhos são os vinhos de produção em massa, muitos deles as mesmas bebidas com rótulos diferentes, os famosos rótulos privados, sem contar países que conseguem fazer vinhos industriais a um Euro. É aí que a Geórgia entra e não se encaixa, pois o país não traz apenas mais um rótulo para as prateleiras. Sendo o primeiro país do mundo a produzir vinhos, com histórico de 8.000 anos de vinificação, a Geórgia resgatou as raízes após o domínio soviético e atualmente faz vinhos incomparáveis como o vinho em qvevri, por exemplo, a Ânfora Georgiana, que possui PDO desde 2021 e já em 2013 foi registrada como patrimônio intangível da humanidade na Unesco”, fala o CEO do perfil Locoporvino (@locoporvino) no Instagram e representante da Wines of Georgia, expositora da ProWine São Paulo, André Baader.
Os vinhos georgianos são produzidos principalmente a partir de variedades de uvas autóctones, como Saperavi, Rkatsiteli, Kisi, entre outras, que oferecem uma gama diversificada de perfis de sabor, desde brancos frescos e aromáticos até tintos robustos e complexos. Além disso, a Geórgia é conhecida por sua hospitalidade vinícola, com tradições de brindes e celebrações que refletem a importância cultural do vinho em sua sociedade.
“As uvas mais comuns, entre as 525 variedades indígenas georgianas, são a tinta Saperavi e a branca Rkatsiteli. Em conjunto com técnicas milenares e leveduras indígenas (que são naturalmente presentes no ambiente onde as uvas são cultivadas ou nos próprios cachos de uvas e não são adicionadas deliberadamente ao mosto durante o processo de fermentação), estas uvas contribuem para escrever uma nova página no conhecimento de todo apreciador de vinhos”, garante Baader.
Nos últimos anos, os vinhos da Geórgia têm ganhado reconhecimento internacional crescente, não apenas por sua qualidade, mas também por seu papel fundamental na história global da vinificação, reforçando seu status como um destino imperdível para enólogos e amantes do vinho em busca de experiências autênticas.
Sobre a abertura do mercado brasileiro para os vinhos da Geórgia, Baader ressalta que nada se faz sozinho. “Esta abertura de mercado começou com a importadora Wine7 em 2017. Com a nossa chegada em 2023, agregamos um trabalho de curadoria, marketing e educação, aproximando o público das nuanças dos vinhos georgianos que raramente estão nos livros ou cursos de sommelier. Agora sim, sabendo o que estão tomando, os consumidores transformaram o ano de 2024 em um ‘boom’ da Georgia no Brasil”, atesta o CEO do Locoporvino.
Para ele, o objetivo principal da participação na ProWine São Paulo é mostrar a verdadeira Geórgia aos consumidores, as regiões e suas uvas e as diferentes técnicas de vinificação. Já a meta comercial é buscar distribuição para três vinícolas que ainda não estão no Brasil, pois das sete participantes, quatro já se encontram disponíveis no mercado brasileiro.
O estande da Wines of Georgia terá duas linhas para lançamento na feira: a Georgian Sun, da vinícola Vazisubani, composta por quatro rótulos, que inclusive já foi destaque em matéria na Forbes Brasil, e a Vinícola Dugladze com uma linha bem interessante para restaurantes.
“Nossa meta é voltar anualmente ao Brasil e participar de feiras importantes como a ProWine São Paulo, além de continuar nossa visita em diferentes ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) trazendo os profissionais do vinho mais perto do ‘berço do vinho’ como a Geórgia é conhecida. Em outubro, por exemplo, vamos ministrar masterclasses nas ABS de Florianópolis, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Fortaleza, além de uma importante apresentação em uma confraria em Belo Horizonte. Contamos com o apoio das embaixadas do Brasil e Geórgia, além da agência nacional de vinhos georgiana que nos consideram embaixadores dos vinhos georgianos no Brasil”, revela Baader.
Baader e sua esposa Karla são conhecidos no Instagram como winehunters. Após visitarem mais de 100 países em busca dos melhores vinhos, o casal estabeleceu residência na Geórgia em 2023. Determinados a aprender sobre a tradição vinícola diretamente na fonte, eles agora selecionam os melhores rótulos georgianos para o mercado brasileiro. A curadoria foca em guiar o setor vitivinícola georgiano para criar rótulos que atendam ao paladar brasileiro, sem perder a tradição milenar do processo da vinificação da Geórgia.
“Convidamos a todos a visitarem nosso estande na ProWine São Paulo. Estaremos pessoalmente com todo o time comercial da importadora Wine7 e atenderemos desde o consumidor final, tirando dúvidas e batendo um papo sobre a Geórgia, até lojistas, distribuidores e importadores. Teremos 28 rótulos e será um prazer mostrar estes vinhos exclusivos e históricos. Em nossa página no Instagram @locoporvino mostramos um pouco de nossa vida na Geórgia”, reforça Baader.
ProWine São Paulo 2024
A ProWine São Paulo acontecerá de 1º a 3 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos.
O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Messe Düsseldorf e Inner Group.
As inscrições para visitantes estão abertas e são gratuitas a profissionais do setor. Garanta sua participação aqui.
Comments