top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Ovos de Páscoa devem conter rotulagem nutricional

Anvisa estabelece regras para promover o consumo consciente e favorecer melhores escolhas com base nas informações da rotulagem


Os consumidores dos ovos de Páscoa vão notar que alguns fabricantes já aplicaram as novas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2022 para rotulagem nutricional na parte da frente dos produtos, com o uso de uma lupa para chamar a atenção quanto ao conteúdo de alguns ingredientes. O objetivo é promover o consumo consciente e favorecer melhores escolhas com base nas informações da rotulagem.   Considerada a maior inovação das novas regras, em vigor desde outubro de 2022, a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar. A ideia é informar ao consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.   


“As empresas devem se adequar às normas da Anvisa. Nessa rotulagem é preciso ter, de forma simples e clara, a denominação do produto, a lista de ingredientes, a identificação da origem e as instruções de conservação e uso, além do prazo de validade. Também é preciso declarar a presença de substâncias alergênicas, a advertência de lactose e a utilização de nova fórmula, entre outros”, explica Jhonathan Andrade, professor de Nutrição no UniCuritiba, instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores instituições de ensino superior privado do país.


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page