• Viviane Campos

Ouro² para Lendários


Com chancela da OIV, Catad’Or World Wine Awards, realizado no Chile, reconhece qualidade de dois ícones da Miolo Wine Group, elaborados com uvas dos terroirs das unidades do Vale dos Vinhedos e de Candiota


A Safra 2020, que no Brasil carrega o título de ‘Safra das Safras’, já está sendo reverenciada por especialistas do mundo todo. Um júri internacional acaba de conceder 91 pontos - Medalha de Ouro - para dois dos grandes ícones da Miolo Wine Group: o Miolo Lote 43 e o Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas, ambos elaborados com uvas desta emblemática safra. A distinção vem do Catad’Or World Wine Awards, realizado de 2 a 5 de novembro, no Hotel Cumbres Lastarria, no Chile, com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Participaram do concurso 1.300 amostras de 20 países.

Quem quiser degustar o Miolo Lote 43 deve ficar atento e se programar, pois o lote é limitado. Depois de permanecer num sono profundo em barricas de carvalho francês por 12 meses, o vinho foi engarrafado, habitando as caves subterrâneas da Miolo por mais alguns meses, com previsão de lançamento ao mercado em maio de 2022. Ostentando o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV), carrega toda essência da uva que simboliza, além do terroir, o pioneirismo de uma cultura que desenvolveu a Serra Gaúcha, hoje responsável por 90% da produção nacional de vinhos. A história deste grande vinho começou ainda em 1897, quando Giuseppe cruzou o Atlântico vindo da Itália. Ao chegar no Vale dos Vinhedos, ao se estabelecer no Lote 43, onde plantou as primeiras mudas de videiras. Provavelmente, ele não imaginava o que seus filhos, netos e bisnetos fariam nas décadas seguintes. Hoje, 32 anos após a fundação da Vinícola Miolo, o Lote 43 se tornou o retrato de uma saga de pioneirismo que ampliou as fronteiras do vinho no Brasil e no mundo. Feito somente em safras excepcionais, o Miolo Lote 43 vai para sua nona safra do vinho. O rótulo foi lançado nas safras 1999, 2002, 2004, 2005, 2008, 2011, 2012, 2018 e agora 2021.

Se o Miolo Lote 43 traz o terroir do Vale dos Vinhedos, o Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas é a tradução viva do país lusitano em terras brasileiras. Fiel exemplar das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz, o nobre vinho, com 15% de graduação alcoólica, é ideal para guarda. Este foi o primeiro rótulo a ser produzido na Vinícola Seival, em Candiota (RS), uma das unidades da Miolo Wine Group. Desta safra 2020, o resultado são 26 mil garrafas, que expressam toda complexidade aromática e gustativa que a Campanha Meridional pode imprimir nessas variedades. O lançamento está previsto para maio de 2022. Com alto potencial de envelhecimento, este vinho nobre amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Premiadíssimo, o Quinta do Seival Castas Portuguesas já arrematou mais de 35 prêmios em concursos internacionais realizados em 10 países, sendo eles Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Eslováquia, Estados Unidos, França e Inglaterra.

OS VINHOS

Miolo Lote 43 Safra 2020

Elaborado a partir das uvas Merlot e Cabernet

Sauvignon, selecionadas manualmente, este vinho é um corte harmônico feito pelo enólogo da família, Adriano Miolo. Com alto poder de guarda, é um vinho nobre. De cor rubi muito intensa e profunda, tem superior intensidade aromática, com notas de ameixa, tabaco, trufas, cacau, cravinho, além de sutis e elegantes aromas terciários. Apresenta elevada estrutura e bom volume de boca, com taninos redondos que, aliados à adequada acidez gerada pela fruta com excelente maturação, conferem ao seu desfrute um singular frescor e ímpar equilíbrio. A temperatura ideal para degustação é de 16ºC a 18ºC.

O Miolo Lote 43 harmoniza muito bem com a praticidade da culinária italiana e o requinte da culinária francesa. Pela sua complexidade de aromas e textura macia, pede pratos igualmente sofisticados, com ingredientes nobres. Assados de carnes de caça, o churrasco gaúcho, em especial o espeto de medalhões de picanha, e as carnes com certo teor de doçura, alta maciez e suculência, realçam o seu brilho.

Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas Safra 2020

Este vinho tem coloração vermelho-rubi profunda. Apresenta elevada intensidade e complexidade aromática, surgindo em primeiro plano o típico floral da Touriga Nacional, mesclado com fruta em compota como figo e ameixa preta, além de notas de madeira tostada. É um vinho potente e altamente estruturado, com bom volume de boca e acidez refrescante, que deve ser apreciado com temperatura entre 16ºC e 18ºC.

O Quinta do Seival Castas Portuguesas é ótimo para acompanhar pratos tipicamente originários de Portugal como caldo verde com chouriço, leitão assado em forno a lenha e arroz de Braga. Também acompanha carnes vermelhas assadas e grelhadas, pernil de cordeiro com ervas e queijos maduros de massa semi dura.

Imagens: Divulgação Miolo