top of page
Foto do escritorViviane Campos

Ouro para cinco vinhos tintos da ‘Safra das Safras’ no 11º Brazil Wine Challenge

Rótulos ícones da Miolo, elaborados em três diferentes terroirs, mostram a qualidade da diversidade brasileira no único concurso do país com chancela da OIV

 

Miolo Lote 43, Miolo Merlot Terroir, Miolo Sebrumo, Miolo Testardi e Miolo Cuvée Giuseppe Merlot / Cabernet Sauvignon. Estes são os cinco vinhos tintos nobres que formam o time de premiados da Miolo com Medalha de Ouro no 11º Brazil Wine Challenge, promovido de 7 a 10 de junho pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). São rótulos que nasceram de vinhedos cultivados no Vale dos Vinhedos (Miolo), Vale do São Francisco (Terranova) e na Campanha Meridional (Seival), três unidades da Miolo Wine Group. Quatro deles integram a Coleção dos Sete Lendários - The 2020’s Seven Legendaries of Miolo.

 



O Miolo Lote 43 Safra 2020, que carrega o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV), se tornou símbolo nacional da vitivinicultura brasileira. Ícone do Vale dos Vinhedos é elaborado com uvas cultivadas no vinhedo gerado pelas mãos do imigrante Giuseppe Miolo. Desde seu lançamento, em 1999, foram apenas oito lotes, em safras excepcionais. Esta é a nona edição - 1999, 2002, 2004, 2005, 2008, 2011, 2012, 2018 e agora 2020 - que exibe a Safra das Safras. “Este vinho é a representação da história da família Miolo. Ele simboliza o legado dos imigrantes, passado de geração em geração e que se mantém vivo. Temos muito orgulho de erguer a bandeira do vinho nacional e o Miolo Lote 43 é um ícone brasileiro que carrega todos esses valores consigo”, comemora o diretor superintendente, enólogo Adriano Miolo.  

 



O Miolo Merlot Terroir Safra 2020, também com DOVV, é um ícone que nasce da seleção manual das melhores uvas Merlot cultivadas em quatro vinhedos instalados em Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, dentro da área geograficamente demarcada do Vale dos Vinhedos.



O Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon Safra 2020, que expressa a saga desta variedade na Campanha Gaúcha, é a melhor performance da casta já alcançada pela Miolo. “Este é o nosso melhor Cabernet Sauvignon varietal”, destaca Adriano Miolo. O vinho nasce no Seival, na Campanha Meridional.




O Miolo Testardi Syrah Safra 2020, ícone do sertão nordestino, traz a máxima expressão da cepa no Brasil. Abençoado pelo Velho Chico, traz em seu nome o símbolo da resiliência – Testardi em italiano significa teimoso e remete à obstinação e persistência. Com o Testardi, a Miolo demonstra que se pode elaborar um vinho tinto de alta qualidade no Nordeste brasileiro.

 



Por fim, o Miolo Cuvée Giuseppe Merlot / Cabernet Sauvignon Safra 2020, elaborado a partir de pequenos cortes das duas variedades e que também ostenta o selo de DOVV, fecha o quinteto das premiações. Depois de estagiar por 12 meses em barricas de carvalho francês, este vinho segue para a taça numa homenagem da família ao patriarca Giuseppe Miolo.

 

O 11º Brazil Wine Challenge, único concurso de vinhos no país com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) reuniu 903 amostras de 15 países, que foram avaliadas por um júri de 74 especialistas de oito países.



Comments


bottom of page