top of page

O protagonismo feminino na vinificação

Foto do escritor: Viviane CamposViviane Campos

Grupo Santa Rita Estates destaca as enólogas que estão redefinindo o mercado de vinhos



A enologia tem evoluído ao longo do tempo, incorporando novas perspectivas e talentos que enriqueceram o mundo do vinho. Hoje, mais mulheres são protagonistas nessa profissão, trazendo sua paixão e conhecimento para cada etapa do processo: do vinhedo à vinícola. No Dia da Mulher, é celebrada sua contribuição e o impacto que tiveram na vitivinicultura, elevando a tradição e a inovação a novos patamares.


Neste contexto, o Grupo Santa Rita Estates destaca a contribuição essencial de suas enólogas, profissionais que, com paixão e dedicação, têm transformado a vitivinicultura. Entre elas, estão Teresita Ovalle, da vinícola chilena Santa Rita; Ana María Cumsille, da vinícola Carmen; e Andrea Tansini e María Belén Tudela, ambas da vinícola argentina Doña Paula. Cada uma, com uma trajetória única e inspiradora, faz da vinificação uma arte e um legado de inovação.


Teresita Ovalle - Vinícola Santa Rita


Nascida em uma família de agricultores e viticultores, rodeada pela natureza, vinhas e todo o processo de vinificação, desde cedo este universo se tornou uma paixão para Teresita Ovalle, o que a levou a estudar Viticultura e Enologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Após a formatura, Teresita viajou para a Europa em busca de diferentes terroirs e formas de fazer vinho, iniciando sua jornada na vinícola Alberto Antonini na Toscana, Itália. Mais tarde, esteve na França, onde trabalhou na adega Le Vins de Vienne no Vale do Ródano e na adega Paul Preiur em Sancerre. Essas experiências tiveram um impacto em Teresita, a ajudaram a conhecer os diferentes lugares e formas de fazer vinho, bem como a relevância de manter a identidade das uvas. Quando retornou ao Chile, ingressou na vinícola Carmen como enóloga assistente em 2015, onde pode combinar o que aprendeu na Europa com sua criatividade e inovação. No início de 2017 foi nomeada segunda Enóloga da vinícola Santa Rita, trabalhando com Sebastián Labbé, em 2022, assumiu como Enóloga Chefe da linha Floresta e em 2025 foi eleita como jovem enóloga do ano pelo Mesa de Degustação La CAV 2025, um dos principais prêmios do universo dos vinhos. 


Ana María Cumsille - Vinícola Carmen

Com mais de 20 anos de experiência no setor, Ana María Cumsille é uma das grandes referências do mundo do vinho. Engenheira Agrônoma pela Universidad Mayor, especializada em enologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, e com o Diploma Nacional de Enólogo (DNO) pela Bordéus, França, ela foi eleita "Enóloga Revelação do Ano" pelo prestigiado guia Descorchados 2023. Ao assumir a enologia da vinícola Carmen, Ana María não apenas promove a rica tradição vitivinícola, mas também a impulsiona com uma visão inovadora. Entre as suas conquistas ​​está o desenvolvimento e posicionamento de sucesso de projetos vitivinícolas de alto padrão, bem como a produção de vinhos de assinatura de renome. Foi enóloga da vinha Altair, em Cachapoal, onde foi responsável pela produção de vinhos como Altair e Sideral, apoiando também a sua comercialização. Também trabalhou na Viña Indómita, em Casablanca, sendo responsável pela produção de vinhos brancos e tintos de alta qualidade. Além disso, destacou-se por sua passagem por vinhedos nos Estados Unidos (Franciscan Winery), França (Château La Louvière e Château Margaux), além de Los Vascos, no Chile.


Andrea Tansini e María Belén Tudela - Vinícola Doña Paula

Enóloga da vinícola Doña Paula, Andrea Tansini é um exemplo de compromisso com a sustentabilidade e a inovação na vinificação ao mesmo tempo que abraça os desafios dinâmicos desta indústria. Em 2011, Andrea ingressou na vinícola como chefe do laboratório de Enologia, em 2014, assumiu o cargo de segunda enóloga e recentemente assumiu a função de primeira enóloga. Andrea se dedica a criar vinhos ecologicamente responsáveis, mantendo-se fiel à sua paixão pela tradição vitivinícola. Para ela, o vinho é uma fonte de conexão infinita, não apenas entre as pessoas, mas também entre as gerações, uma verdadeira herança familiar. Ela busca, acima de tudo, criar vinhos excepcionais, com especial destaque para o Cabernet Franc, que para ela, traz um caráter único. Andrea é uma defensora da importância de contribuir para a preservação ambiental, sem perder a qualidade e a autenticidade. 


María Belén Tudela, segunda enóloga da vinícola Doña Paula, é apaixonada por mostrar que tanto homens quanto mulheres podem prosperar na viticultura, cada um trazendo contribuições únicas para a indústria. Com um amor especial pelo Sauvignon Blanc, varietal que considera fresco e vibrante, María Belén busca criar vinhos que celebram momentos especiais da vida. Para ela, o vinho é uma maneira de conectar pessoas e criar experiências memoráveis. Sua determinação em demonstrar a importância da igualdade de gênero na enologia é um exemplo de como a paixão e a dedicação podem quebrar barreiras. A enóloga está na vinícola Doña Paula desde 2021 e é licenciada como enóloga pela Universidade Católica de Cuyo.


Sobre a vinícola Santa Rita 

Fundada em 1880, no Chile, a Vinícola Santa Rita já foi premiada mais de 10 vezes como no ranking As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, elaborado pela revista inglesa Drinks International, que classifica os 50 melhores produtores de vinho do mundo inteiro. Também por 10 vezes consecutivas, a marca levou o título de Winery of the Year, oferecido pela revista Wine & Spirits.


Sobre a vinícola Carmen


Carmen é a primeira vinícola do Chile e uma das vinícolas mais importantes da história da viticultura chilena. A vinícola é reconhecida por promover o desenvolvimento de vinhos diferentes, únicos e premiados, que a levaram a ser posicionar como uma das vinícolas mais inovadoras do Chile, com projetos que tem surpreendido consumidores e críticos. Entre eles está a linha Carmen DO e o ícone Carmen Gold, que recentemente foi eleito um dos melhores vinhos tintos do ano com sua safra 2020, por Tim Atkin e, indicado entre os 12 melhores Cabernet Sauvignon do mundo pela revista britânica Drinks Business.


Sobre a Vinícola Doña Paula 


Fundada em 1997, Doña Paula hoje se posiciona como uma das vinícolas mais importantes da Argentina, com mais de 700 hectares distribuídos em quatro vinhedos, sendo 100% vinhedos próprios para a produção de todos os seus rótulos. Estes vinhedos, estrategicamente localizados nas melhores regiões do país, procuram dar vida aos vinhos, que conseguem transmitir a expressão mais autêntica de cada terroir. Desde a sua criação, a Doña Paula tem apostado no desenvolvimento da viticultura de precisão, destacando variedades emblemáticas como Malbec, Cabernet Franc e Chardonnay. Um grande compromisso com a sustentabilidade tem sido inerente à sua filosofia desde o início.


Foto:divulgação

Comments


©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com

bottom of page