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Foto do escritorViviane Campos

O cafezinho não é mais o mesmo


Novas regras de rotulagem promovem mudanças no mercado de café e favorecem consumidores para escolha assertiva e o Supremo Arábica Café estreia identidade e embalagens com design da Speranzini.


Foto: divulgação


Para os apaixonados por café o seu consumo remete a sentimentos de prazer e felicidade, alguma lembrança boa, aconchego, compartilhar com uma pessoa querida. Um hábito gostoso com destaque ao aroma que levam ao público geral, entusiastas e especialistas, à loucura, independente da polêmica em consumir puro ou com açúcar. Essas foram algumas das conclusões de pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Café (ABIC) e São Paulo Coffee Hub.

Mas o cafezinho estará ainda melhor, pois o prazo para as empresas utilizarem estoques antigos de embalagens finaliza em junho deste ano e a partir deste período as empresas participarão de novas regras pelo Ministério da Agricultura justamente para posicionar a comunicação dos produtos de forma mais clara e direta.


Na embalagem o café torrado moído ou em grãos será necessário informar a espécie do café, o grupo, se o café é torrado e moído ou em grão, intensidade da torra, quem fabrica e distribui, validade e lote, letras com tamanhos padronizados para melhor leitura. Os produtos de consumo básico da população só podem ser comercializados em embalagens de 250g, 500g ou 1kg, sendo abaixo de 250g e acima de 1 kg o conteúdo é livre. Para cápsulas e sachês a referência é outra. 


Sendo um produto que exige condições especiais para sua conservação e que pode sofrer alterações após a abertura da embalagem, é necessário informar as instruções de conservação e preparo. Lembrando também que não pode inserir na embalagem qualquer informação falsa ou incorreta sobre funções terapêuticas ou funcionais não comprovadas e não autorizadas pelo órgão competente. 


A recomendação técnica de qualidade da ABIC prevê as categorias Extraforte, Tradicional, Superior, Gourmet e Especial. Essas denominações devem ser facilmente compreensíveis e não devem levar o consumidor a equívocos, devendo cumprir com a totalidade dos parâmetros que identifica a qualidade do café. 


Maurício Speranzini e Inah Olyntho da Speranzini Design fizeram inúmeros estudos para atualização das embalagens, comunicação estratégica, elementos diretos e contemporâneos se enquadrarem nas novas regras que irão beneficiar os consumidores a escolherem produtos mais adequados às suas preferências. E as empresas a demonstrarem de forma clara seus diferenciais competitivos e posicionarem seus produtos e marcas em segmentos específicos para agregarem valor e fidelizarem seu consumo. Assim, ampliam a experiência na degustação do tipo e marca de café escolhido. 


“O redesign da logomarca Supremo Arábica é a imagem da flor do café dentro de uma tradicional xícara reforçando a forma mais conhecida de como é degustado o café, estimulando a percepção e o prazer que esta bebida proporciona. Suas embalagens ficaram mais atrativas, diretas e mais destacadas no ponto de venda” comenta Maurício Speranzini.


Milton Dudjak Trufelli, diretor do Supremo Arábica, com vasta experiência no cultivo e torrefação de café para exportação, apresentou sua nova identidade e embalagens, desenvolvidas pela Speranzini, no São Paulo Coffee Festival – evento para entusiastas do café e food service - onde explica : “Agora podemos apresentar nossos produtos Tradicional e Gourmet 100% Arábica, produzidos em condições privilegiadas para o cultivo do café em locais com mais de 1.000 metros de altitude, temperatura média de 21 ºC e harmonia com o meio ambiente. A qualidade do café torrado moído e em grãos, antes destas regras, não eram claras quais eram as diferenças e faixas de preço pois tínhamos produtos de alta qualidade que competiam com produtos de qualidade inferior e mais baratas”, disse Trufelli com entusiasmo pelas novidades e resultados. 

Com as novas regras os consumidores, entusiastas e baristas podem escolher os produtos mais adequados e aproveitarem ainda mais as qualidades e benefícios do cafezinho tão querido e amado.


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