• Viviane Campos

O amor e o vinho estão no ar!

Escolhemos 5 rótulos para você comemorar o Dia dos Namorados O dia mais romântico do ano está chegando e nada melhor do que comemorar de um jeito especial. Para você celebrar o 12 de Junho, selecionamos alguns vinhos especiais que combinam com a ocasião. Para facilitar ainda mais a vida dos casais, incluímos também sugestões de harmonização práticas e deliciosas. Comemore, afinal é Dia dos Namorados!

Para muitas pessoas, espumante é fundamental para a celebração. O 3B Rosé, elaborado pela enóloga Filipa Pato, na região da Bairrada, em Portugal, é uma excelente pedida para a data. As uvas Baga e Bical originam um vinho fresco, com deliciosos toques de framboesa. Espumante seco, pode ser servido sozinho, acompanhar uma tábua de frios ou ainda uma massa com molho pesto, por exemplo.


Outro rosé que promete agradar em cheio é o Numbered Edition. Se o casal aprecia um rosé tranquilo (por tranquilo, entenda-se que não é espumante), a dica é esse exemplar da Rioja, região produtora de vinhos mais famosa da Espanha. Este rótulo é uma edição limitada e cada garrafa é numerada (e a numeração não se repete). Elaborado apenas com a uvaTempranillo, é uma dica excelente para quem gosta de culinária asiática.


Outro rótulo que promete agitar a noite dos enamorados é o Pouca Roupa. Além do apelo sugestivo do nome para a data, esse rótulo é muito fácil de beber, indicado para aqueles que estão começando no mundo dos vinhos. A versão branca leva na composição as uvas Verdelho, Viosinho e Sauvignon Blanc, elaboradas no sudeste de Portugal, na conceituada região do Alentejo. O cardápio terá peixes ou outras carnes brancas delicadas? Aposte nele.

Para os apreciadores dos tintos, uma das dicas é o Marqués de Borba Colheita. Esse tinto alentejano é um vinho de corte de uvas portuguesas, como Alicante Bouschet, com algumas chamadas internacionais, como Merlot. A mistura resulta em muito equilíbrio entre fruta e acidez, além de taninos macios e delicados. Se você quer um encontro apenas com vinho tinto, escolha ele. Mas se o cardápio incluir massas com molhos apimentados, o exemplar também irá harmonizar.

Outro tinto que agrada paladares exigentes é o Marqués de Tomares Crianza, um espanhol da Rioja, feito com as uvas Tempranillo (90%) e Graciano, perfeitamente integradas. No paladar apresenta estrutura tânica elegante e bem constituída, além da longa persistência, resultado dos 12 meses de amadurecimento em barrica de carvalho americano e francês e mais outros 12 meses em garrafa em adega, antes da comercialização. Combinação perfeita para pratos à base de carnes vermelhas ou queijos de média maturação.

Gostou das dicas? Então já garanta logo o seu. Aqui em Brasília, esses rótulos podem ser encontrados em lojas especializadas, empórios, supermercados e alguns restaurantes que estão fazendo delivery. Todos os vinhos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com