top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Novidades no enoturismo da Serra Gaúcha e lançamentos de produtos exclusivos na Wine South America

 Wine South America chega na sua quarta edição com mais de 360 marcas confirmadas e a expectativa de gerar negócios entre os expositores vindos de cerca de 15 países. Realizada de 12 a 14 de setembro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a WSA atrairá importadores, distribuidores, varejistas e sommeliers de todas as regiões do Brasil que poderão conferir os rótulos das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Entre as novidades das vinícolas expositoras, figuram o lançamento de atrações voltadas ao enoturismo na Serra Gaúcha e também a tendência das empresas que apostam na elaboração de produtos exclusivos a um consumidor cada vez mais exigente.


Marca que vem se destacando na elaboração de vinhos e espumantes pelo mundo afora, a gaúcha Amitié se prepara para inaugurar oficialmente a estrutura da vinícola durante a Wine South America, aproveitando o período da feira para apresentar ao público o espaço que está sendo construído há mais de dois anos no Vale dos Vinhedos. Conduzido pela sommelière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande, o empreendimento terá espaço de produção, visitação, loja e wine bar.


A área no Vale dos Vinhedos fica na Avenida Champenoise, em Garibaldi. Além de recepcionar o público, a vinícola utilizará o local para sediar etapas produtivas que incluem a finalização de produtos, maturação de espumantes e vinhos, além de microvinificações. “Nós vamos aproveitar o momento da feira para fazer a inauguração das instalações em função da presença de compradores e outros profissionais do mundo dos vinhos. A feira acaba criando esse ambiente de negócios bastante favorável e que combina com a inauguração de um empreendimento como o nosso”, descreve Andreia.



Ao participar da Wine South America, os compradores terão a oportunidade de visitar in loco muitas das vinícolas expositoras, ampliando assim as chances de realizar negócios e conhecer mais sobre cada marca. É o caso da Vinícola Arteviva, que abriu recentemente as portas de um varejo exclusivo no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, um dos mais visitados na Serra Gaúcha. A loja física nasceu com o intuito de estreitar a relação entre a empresa e o consumidor, e proporciona experiências sensoriais que elevam a sensibilidade dos apreciadores de vinhos e espumantes.


É uma satisfação para a Arteviva participar da Wine South America. Para nossa empresa, a feira representa uma oportunidade de apresentar nossa filosofia e valores para um público qualificado, apaixonado por vinhos e com conhecimento aprofundado do setor. A Wine South America é um evento de grande relevância, pois nos possibilita estabelecer conexões com profissionais do ramo, distribuidores, importadores, sommeliers e demais entusiastas do vinho”, afirma o enólogo e proprietário da vinícola, Giovanni Ferrari. “A realização da Wine South America em Bento Gonçalves, na principal região produtora de vinhos do Brasil, torna o evento ainda mais valioso. Participar dessa feira de negócios nos permite fortalecer nossa marca, ampliar nossa rede de contatos e, principalmente, estabelecer parcerias estratégicas para o crescimento e consolidação da Arteviva no mercado", conclui.


Durante a Wine South America 2023, a Arteviva lançará uma nova linha de vinhos, cujo primeiro rótulo será um blend de castas italianas, que é resultado de um inovador processo de elaboração.


Produtos diferentes para um público exigente: diversidade de expositores é marca da WSA



Experimentar na taça vinhos produzidos com variedades peculiares e gerar negócios com vinícolas de todos os portes são algumas das possibilidades que também terão os compradores que visitarem a Wine South America. Empresa familiar situada no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, a Vinícola Buffon apresentará ao público o novo rótulo de um produto exclusivo: o Buffon Vinho Branco Frisante BRS Bibiana Demisec 2022, elaborado com a uva BRS Bibiana, desenvolvida pela Embrapa.


A prática do cultivo de uva na propriedade da família Buffon iniciou em 1920, cerca de 30 anos após a chegada dos primeiros descendentes da Itália, e atualmente é comandada por membros da quinta geração familiar, os irmãos Paloma e Anderson. “Nós somos uma pequena vinícola boutique familiar que elabora cerca de 15 mil garrafas por ano, com produtos exclusivos. Nós, vinícolas menores do interior do país, acabamos sendo conhecidas por elaborar produtos diferentes. Nosso portfólio tem vinho laranja, espumante nature negro, vinho frisante Bibiana, uvas não tão comerciais, vinho tranquilo de uva prossecco, entre outras variedades diferenciadas”, descreve Anderson.


A Vinícola Buffon é uma das participantes do estande do Sicredi Serrana em que vinícolas familiares terão espaço para expor seus produtos e participar da programação também nas rodadas de negócios. “É nosso segundo ano como participante da feira e podemos garantir que ela é extremamente importante para o setor. A gente recebe pessoas do mundo todo e faz muitos negócios, especialmente nas rodadas, que nos gerou muitos resultados e contatos na última edição. A Wine é uma vitrine onde podemos divulgar e mostrar o que a gente faz diretamente para o público que se interessa pelo assunto”, define.



Até agora, o público comprador da Destilaria Cantelli, empreendimento situado nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, é composto principalmente por moradores da cidade e municípios vizinhos. Por isso, a Wine South America será o cenário que o empreendimento apresentará aos compradores do mundo todo um produto que agora é certificado e reconhecido como primeira Agroindústria de Grappa da região. O produto é uma bebida destilada originaria da Itália, feita a partir de uvas, especificamente das cascas, sementes e polpa que restam no processo de produção do vinho. É considerada uma bebida tradicional na Itália, sendo apreciada pelo mundo todo por sua complexidade de sabores e aromas.

registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) foi obtido pela empresa em abril deste ano e, desde então, a família Cantelli trabalha para adequar seus rótulos. “A produção é artesanal e os mercados que visamos até então são os mais próximos da empresa. Estaremos pela primeira vez na Wine South América com grande expectativa junto ao mercado consumidor e comprador, para receber um feedback das pessoas que apreciarem nosso produto” destaca o empresário Sergio Cantelli. A produção da grappa Cantelli é feita com bagaço das uvas Moscato Gialo, Cabernet e Isabel. A média de produção atual é de 3,5 mil garrafas anuais.


A Wine South America tem o patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves e o apoio do Consevitis-RS e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação.


 

Sobre a Wine South America


Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.


A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.


A WSA reunirá em único ambiente empresas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina. Informações e ingressos podem ser acessados no www.winesa.com.br.


Crédito das fotos:


Fachada Vinícola Arte Viva - Antonio Valiente, divulgação

Demais fotos - Divulgação

Comments


bottom of page