• Viviane Campos

No dia 22 de outubro, é celebrado o Dia do Enólogo

Se a enologia é a ciência que estuda tudo o que está relacionado à produção e conservação de vinho, cabe ao profissional analisar todo o processo dos rótulos, que começa bem antes das uvas serem plantadas. São eles que tomam as decisões em todas as etapas, desde a análise do terroir, os métodos de irrigação, as escolhas das mudas e a melhor técnica para plantar.

Depois da vindima, o profissional é quem define as técnicas de vinificação, os cortes, o tempo de amadurecimento e o momento certo do vinho ir para o mercado.

Por isso, a 4U.wine, curadoria de vinhos que tem como objetivo trazer rótulos especiais do Velho Mundo, juntou um time de peso para selecionar seus rótulos.


Nuno Cancela de Abreu, enólogo português, já está na quarta geração da família produzindo vinhos e se diz um homem de sorte por ter encontrado, desde cedo, grandes conhecedores da bebida que serviriam de inspiração para sua trajetória, marcada pelo desafio. Com o apoio do tio, de quem ouvia histórias e experiências sobre o vinho, resolveu estudar Agronomia.

Nuno tem em seu currículo a ressurreição da região de Bucelas, salvando da extinção a casta Arinto, que caiu em desgraça nos anos 60 pela degradação de sua qualidade. Reconhecido como o “pai da Arinto”, com o apoio do governo, iniciou a seleção clonal da casta produzindo pela primeira vez um vinho varietal dessa uva, lançado em 1990. Após o reconhecimento e sucesso, a casta foi adotada em quase todas as regiões de Portugal pela sua qualidade aromática e frescor.

As regiões de Carcavelos e Colares, prejudicadas pela expansão urbana de Lisboa, também se recuperaram graças à experiência de Nuno, que atualmente se dedica de corpo e alma às suas Quintas no Dão.


Dirceu Vianna Júnior, paranaense radicado na Inglaterra, é o único brasileiro a conquistar o cobiçado título de Master of Wine. Vianna trocou os cursos de Engenharia e Direito pelo de Hotelaria, em Londres, o que o levou ao mundo dos vinhos.

Atualmente é consultor, autor, educador, colabora para a revistas Decanter (Inglaterra) e Grandes Escolhas (Portugal), é jurado em competições de vinho pelo mundo e ministra palestras nos cinco continentes.


Manuel Vieira é um dos mais requisitados enólogos portugueses. Formado em Engenharia Agro-Industrial, iniciou a carreira na Casa Ferreirinha, atual Sogrape, onde permaneceu por 26 anos na equipe de enologia. Em 2011 partiu para outros projetos como consultor independente passando pelas Quintas do Pinto e da Romeira (ambas na região de Lisboa) e pela Quinta de Vale de Passos (em Trás-os-Montes).

Com passagens pelo Douro, Dão e região dos Vinhos Verdes, Manuel deixou sua marca nas adegas mais respeitadas do país. Encantado por vinho branco, ele arrisca um conselho:

"Não tenham preconceito com os diferentes tipos de vinho. Provem tudo com o coração aberto à novidade, à diferença e tentem compreender os brancos, os tintos e os rosés. Não se deixem embalar em modas".


· A 4U.wine, curadoria de vinhos que tem como objetivo trazer rótulos especiais do Velho Mundo, lança a seleção “Cantos e Encantos de Portugal”. Composta por sete rótulos portugueses, a novidade é um convite a uma viagem pelo país através da taça.

· Destaca-se o vinho monocasta Morgado de Bucelas 2019 - 100% Arinto (R$ 129). A localização de Bucelas, com grande influência marítima, é comparada aos solos das mais importantes regiões europeias de vinhos brancos, com pH alcalino alto (solo calcário).


Fotos: divulgação

©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com