MONIN inaugura fábrica no Brasil e inicia novo capítulo de expansão na América Latina
- Viviane Campos
- há 24 minutos
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Com investimento de R$ 400 milhões, empresa francesa fortalece presença local e leva criatividade brasileira ao mundo

Foto: Divulgação
São Paulo, 26 de setembro de 2025 – A MONIN, multinacional francesa com mais de 100 anos de história e referência global em sabores para gastronomia e coquetelaria, inaugura oficialmente sua primeira fábrica no Brasil, localizada na cidade de Itu (SP). Com um investimento de R$ 400 milhões, 100% autofinanciado, a nova unidade simboliza um marco estratégico na expansão da empresa na América Latina – e um gesto simbólico de enraizamento no país.
Instalada em um terreno de 132 mil m², com 28 mil m² de edificações na primeira fase, a fábrica é a sétima unidade global da MONIN e foi concebida para abastecer o mercado brasileiro e latino-americano, com produção local de cerca de 100 itens do portfólio global já no primeiro ano. Em menos de seis meses, mais de 1 milhão de garrafas foram produzidas no Brasil.
“Produzir localmente acelera nossa capacidade de criar, adaptar e entregar. Estamos mais próximos dos bartenders, baristas, chefs, produtores e consumidores – e isso nos conecta à criatividade viva que emana do Brasil”, afirma Alexandre Boyer, diretor geral da MONIN Brasil.

Mural da área externa da nova fábrica da Monin em Itu, assinado pelo artista Guilherme Kramer. Imagem/Mayara Dias
Além da inovação e da expansão comercial, a nova sede da MONIN se destaca por seu projeto arquitetônico e paisagístico, pensado como uma expressão física da cultura da marca: um espaço onde convivem técnica e sensibilidade, escala e artesanato. Esse espírito está simbolizado no mural monumental do artista Guilherme Kramer, o maior já feito em sua carreira, que cobre a fachada principal e evoca a reconciliação entre tradição e futuro.

Olivier Monin, CEO global da Monin, Alexandre Boyer, diretor geral da Monin no Brasil e Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil, ao lado de convidados durante a inauguração da nova fábrica da companhia no BrasiI. Imagem/ Sean Vadaru
Sustentabilidade e impacto positivo
A fábrica foi projetada com foco em eficiência hídrica e energética, com reaproveitamento de resíduos e preservação de 30 mil m² de área verde. A operação já gera mais de 200 empregos diretos e 500 indiretos e, em breve, será sede de iniciativas de responsabilidade social em temas como educação, agrofloresta, regeneração de terras e valorização da cultura local.
Cerca de 95% dos insumos utilizados são adquiridos no Brasil, fortalecendo cadeias produtivas locais, desde embalagens até frutas e ingredientes. “Este projeto mostra que é possível crescer no mundo mantendo o espírito familiar. No Brasil, encontramos talento, biodiversidade e criatividade que enriquecem a MONIN. Hoje, podemos dizer que a MONIN se tornou brasileira”, afirma Olivier Monin, CEO e neto do fundador.

Perspectivas de mercado
Presente no Brasil desde 2015 e já atuando em mais de 40 mil bares, cafeterias e restaurantes, a MONIN agora amplia sua presença no varejo e aposta no crescimento de novas categorias, como os mocktails (drinks sem álcool). Segundo a IWSR, esse segmento cresce 7% ao ano no mundo e vem ganhando força entre consumidores brasileiros.
Globalmente, o setor de xaropes e soluções aromáticas movimentou US$ 27,5 bilhões em 2024 e deve superar US$ 41,4 bilhões até 2032, com crescimento anual médio de 5,25%, de acordo com a consultoria Data Bridge.
A nova fábrica reforça o compromisso da MONIN com a inovação, a diversidade sensorial e o respeito ao território — princípios que norteiam não apenas sua expansão global, mas também sua profunda integração com o Brasil.
Sobre a MONIN
Fundada em 1912 em Bourges, na França, por Georges Monin, a MONIN se tornou referência global em soluções aromáticas para bebidas artesanais e aplicações culinárias. Especialista na produção de xaropes, a marca é reconhecida no mundo inteiro pelo preparo de drinks alcoólicos e não alcoólicos de alta qualidade. Hoje, três gerações depois, a MONIN está presente em 160 países, com seis unidades de produção espalhadas pelo globo e uma extensa coleção de sabores únicos que inspiram criatividade em bartenders, baristas e chefs. No Brasil desde 2015, a MONIN apoia ativamente bares, restaurantes e especialistas em mixologia. Em 2025, a marca dá mais um passo importante em sua história: a inauguração de sua primeira fábrica no país, em Itu (SP), que será também a sétima unidade fabril da marca no mundo, reforçando seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e proximidade com o mercado local.
Créditos: Ideal Axicom