top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Melhor Sommelier do Alentejo no Brasil será conhecido dia 15 de setembro

Seis finalistas estão em Portugal para as últimas provas do concurso de 2022 



Até o dia 15 de setembro, seis sommeliers brasileiros finalistas do Concurso Melhor Sommelier do Alentejo no Brasil 2022 estarão em Portugal para as provas finais que vão consagrar um deles o grande vencedor ou a grande vencedora deste ano. 


São eles: Érika Éttori (SP), professora do SENAC de São José dos Campos; Felipe Rossi Manfredini (SP), do Villa Vino de Campos do Jordão; Gabriel Raele (SP), da Wine&Co Importadora; Diego Cosaquiviti (RJ), da importadora Winebrands; Rafael Fernandes (RJ), consultor; e Renato Neves (RJ), do restaurante Casa Camolese, professor da Le Cordon Bleu e consultor técnico da importadora Serrado Vinhos. 


As provas escrita e prática serão realizadas no dia 15 de setembro, data em que o resultado será anunciado e conheceremos quem conquistou o título de Melhor Sommelier do Alentejo no Brasil 2022. 


Durante o período em Portugal, os sommeliers terão contato com a região, suas paisagens e gastronomia, o movimento de sustentabilidade e, sobretudo, com os variados perfis de Vinhos do Alentejo e as caraterísticas que fazem deles os preferidos dos portugueses e dos brasileiros.


 A iniciativa é promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e os jurados responsáveis da etapa final do concurso são:


Luis Lopes: presidente do júri; é editor da revista de Vinhos Grandes Escolhas e escreve sobre vinhos e gastronomia desde 1989, liderando as principais publicações portuguesas da área.


Tiago Caravana: Diretor de Marketing dos Vinhos do Alentejo (CVRA): formado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora (Portugal), com Pós-graduação pela Mediterranean Agronomic Institute of Montpellier (França).


Ricardo Moraiswine director do Grupo Amorim Luxury (Jncquoi Ásia, Jncquoi Avenida e Jncquoi Club), foi eleito Sommelier do Ano em 2021 pela Revista de Vinhos (atualmente Grandes Escolhas).


Marc Pinto: wine director na Fifty Seconds Martin Berasategui, restaurante em Lisboa com uma estrela Michelin. Eleito sommelier do Ano em 2022 pela Revista de Vinhos (atualmente Grandes Escolhas).


Domingos Meirelles: diretor da Exponor Brasil, MsC em Wine Managment pela OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Professor convidado do primeiro curso de Pós-Graduação em Marketing de Vinhos realizado no Brasil


@vinhosdoalentejobrasil | www.vinhosdoalentejo.pt


Foto: divulgação


Comments


bottom of page