MB International Business traz ao Brasil, com exclusividade, os vinhos da italiana Cesarini Sartori
- Viviane Campos
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Importadora brasileira apresenta rótulos da vinícola da Úmbria, com destaque para o Sagrantino DOCG, durante a ProWine São Paulo 2025

A MB International Business, empresa de importação e exportação com sede em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, acaba de dar um passo importante no mercado brasileiro de vinhos. Comandada por Mari Balsan, profissional com mais de 30 anos de experiência no setor e Mestre em Vitivinicultura Internacional, a empresa passa a importar com exclusividade os vinhos da vinícola italiana Cesarini Sartori, que chegam pela primeira vez ao Brasil.
A estreia oficial em terras brasileiras aconteceu na última semana, em eventos de apresentação realizados no Hotel Unique - São Paulo, no Copacabana Palace - Rio de Janeiro e no Hotel Fasano - Belo Horizonte. Agora os rótulos ganham visibilidade na ProWine São Paulo 2025 - um dos maiores encontros do setor na América Latina -, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, onde o público terá a oportunidade de conhecer o conceito da marca (estande G65), além de degustar os vinhos.
Diferenciais da vinícola
Localizada em Montefalco, na Úmbria, a Cesarini Sartori é uma vinícola familiar fundada em 1997 por Luciano Cesarini e Fiorela Sartori, hoje conduzida pelas filhas Alice e Chiara. Com apenas 30 hectares de vinhedos próprios, a família cultiva variedades como Grechetto, Trebbiano Spolentino, Malvasia, Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc e, sobretudo, a emblemática Sagrantino DOCG — considerada uma das uvas mais complexas de vinificar.
“A Sagrantino foi tema da minha dissertação de mestrado em 2007 e desde então me apaixonei por ela. Decidi importar os vinhos da Cesarini Sartori justamente pela forma impecável como eles dominam a vinificação dessa casta tão difícil, transformando sua intensidade em elegância e autenticidade”, destaca Mari, fundadora da MB International Business.
Estreia no Brasil
As primeiras amostras chegaram para os eventos e para a ProWine SP 2025. Já a primeira remessa oficial desembarca no Brasil no início de outubro. Nessa fase inicial, cada rótulo chega ao Brasil com uma média de 40 caixas, destinadas a quatro representantes já confirmados em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os vinhos estarão disponíveis em lojas especializadas e restaurantes de chefs gourmets, com foco em posicionamento de alto padrão.
Planos de expansão
Para 2025, o objetivo é começar a introduzir a marca no mercado brasileiro, destacando sua identidade e diferenciação. Já em 2026, a meta é ampliar a distribuição e fortalecer o trabalho de degustações em pontos de venda, harmonizações com chefs renomados e participação em eventos estratégicos.
Com portfólio de 10 rótulos, sendo sete deles já no Brasil, Mari acredita que a Cesarini Sartori vai conquistar apreciadores que buscam novas experiências e autenticidade em cada taça. Segundo ela, logo os outros três rótulos do portfólio também serão importados.

Os Sete Rótulos no Brasil
Cesarini Sartori Grechetto (90% Grechetto, 10% Sauvignon Blanc)
Cesarini Sartori La Randa Bianco (90% Grechetto, 10% Sauvignon Blanc – fermentação em barrica)
Cesarini Sartori Peperosa (rosé 100% Sagrantino)
Cesarini Sartori Rossobastardo (60% Sangiovese, 20% Merlot, 5% Cabernet, 15% Sagrantino Passito)
Cesarini Sartori Benozzo (100% Sagrantino)
Cesarini Sartori Villarode (100% Sagrantino)
Cesarini Sartori Seméle Passito (100% Sagrantino)
Crédito: Conceito Com
Fotos: divulgação