top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Lúpulos mineiros estreiam na Cervejaria Ouropretana com a Ouropretana Pilsen

Cultivados pela Mundo Hop, de Mateus Leme, os lúpulos mineiros trazem mais amargor e aroma à Ouropretana Pilsen



Foto: divulgação


Vontade de enfrentar um desafio é o que não falta na Cervejaria Ouropretana. A bola da vez foi a criação da Ouropretana Pilsen, uma cerveja estilo pilsen, leve, gostosa, fácil de beber, mas que não seja mais do mesmo entre as possibilidades do estilo. Desafio aceito, a Ouropretana Pilsen tem mais do que isso: a receita traz os lúpulos mineiros Zeus e Comet, produzidos pela Mundo Hop, em Mateus Leme, região central do Estado.

 

A receita da Ouropretana Pilsen começou a ser desenvolvida e, após algumas experiências, a nova Pilsen foi finalizada. É uma cerveja não filtrada, fermentada em baixa temperatura e lentamente maturada a frio. São utilizados três tipos de malte, para manter a base leve. Os lúpulos mineiros, com perfis aromáticos, são o toque final na receita. A proximidade com os produtores faz com que os lúpulos estejam frescos, proporcionando mais amargor e mais aroma à Ouropretana Pilsen. O tempo de maturação a frio da cerveja em tanque foi aumentado, para melhorar o arredondamento final. E ela não é filtrada, o que a deixa levemente turva e mais saborosa.

 

A Ouropretana Pilsen tem corpo leve e sensação na boca rica e cremosa. Os lúpulos mineiros da receita ressaltam o amargor sem deixar a cerveja pesada. A intensidade de amargor figura em 15 na escala IBU, o que confere uma presença sutil, mas notável, dos lúpulos mineiros na percepção de sabor. O perfil aromático é predominantemente maltado, com aspectos de leveza e nuances verbais. O teor alcoólico é de 4,6% vol. Alc.

 

 

Ficha técnica

Aroma: podem ser evidentes grãos maltados e a presença do aroma de lúpulo levemente herbal e cítrico.

 

Aparência: cor amarela intensa com espuma branca e duradoura, levemente turva graças à não-filtragem.

 

Sabor: é levemente maltado, com amargor suave.

 

Sensação na boca: corpo leve e sensação na boca rica e cremosa; os lúpulos ressaltam o amargor sem deixar a cerveja pesada.

 

IBU: 15

 

Teor alcoólico: 4,6% vol. Alc.


Estilo Classic American Pilsner

 

O estilo Classic American Pilsner é uma versão da Pilsner produzida nos EUA por cervejeiros alemães imigrantes. Eles trouxeram o processo e o fermento quando se estabeleceram na América do Norte e trabalhara com ingredientes nativos do local para criar uma versão única da Pilsner original. O estilo desapareceu após a Lei Seca, em 1933, mas foi ressuscitado como um estilo caseiro pelos defensores do hobby.

 

 

Lúpulos mineiros


Sabe aquela história de que não existem lúpulos no Brasil? Esta ideia já não faz mais parte da realidade da produção cervejeira brasileira. Os lúpulos têm se desenvolvido no País, e Minas Gerais não fica atrás. Em Mateus Leme, na região central do Estado, a Mundo Hop (https://www.instagram.com/mundohop/) tem de destacado na produção de lúpulos, desde 2019. A empresa desenvolveu novas técnicas para cultivo e beneficiamento de lúpulos, adaptando a planta ao nosso clima e viabilizando o cultivo local. Atualmente, são seis cultivares e 10 mil plantas, produzindo 15 toneladas de lúpulos em três safras anuais.


Ouropretana

A Cervejaria Ouropretana nasceu em 2011, na cidade de Ouro Preto/MG, com o objetivo de propiciar experiências gastronômicas que possibilitem ao consumidor vivenciar o momento de ascensão da cerveja no Brasil. Os produtos artesanais da Cervejaria Ouropretana são resultado de um comprometimento com a qualidade da cerveja, independente de tempo e de custos com matéria-prima.

 

A Cervejaria Ouropretana produz dez estilos de cervejas em sua linha fixa, em garrafa e em chopp: Golden Lager, English Pale Ale, Weissbier, Amburana Brown Porter, Ginger IPA, Café Lager, IPA Maracujá, Cafetelier Imperial Stout, Amber Lager, Witbier, Mascavo Belgian Blonde, American IPA, a Ouropretana Black Lager - Ouro de Mina e a nova Ouropretana Pilsen, em lata.

 

Em 2020, instala, em sua fábrica, no distrito de Cachoeira do Campo, a Destilaria Ouropretana. O primeiro produto lançado é o Ouropretana London Dry Gin, seguido pelo Ouropretana Old Tom Gin Herbal. O Ouropretana Gin Tônica, em lata, utiliza o Ouropretana London Dry Gin como base, com adição de casca do quinino, limão siciliano e dos botânicos utilizados no gin. O Ouropretana Whisky Amburana Brown Porter e a Ouropretana Weiss Vodka completam a família de destilados.

Comments


bottom of page