top of page
Foto do escritorViviane Campos

Juan Pablo Murgia vem ao Brasil e posiciona a Bodega Argento como referência na viticultura orgânica

O renomado enólogo está com a importadora Domno Wines, que comercializa – com exclusividade no país – os rótulos da maior produtora orgânica argentina



Juan Pablo Murgia é quem assina o Argento Single Vineyard Finca Agrelo Malbec, considerado o “Melhor Malbec Orgânico do Mundo”


Nesta semana, o enólogo Juan Pablo Murgia, responsável pela elaboração dos vinhos da Bodega Argento, está no Brasil com uma agenda de encontros especiais junto à importadora do Grupo Famiglia Valduga, Domno Wines, que comercializa os rótulos no país com exclusividade. O argentino – natural de Mendonza – tem a missão de conduzir, pessoalmente, harmonizações nas cidades de São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), as quais destacarão seis vinhos do portfólio: Argento Single Block Organic Malbec, eleito o “Melhor Vinho Orgânico Argentino”; Argento Single Vineyard Finca Agrelo Malbec, considerado o “Melhor Malbec Orgânico do Mundo”; Argento Estate Collection Malbec/Cabernet Franc; Argento Estate Reserve Cabernet Sauvignon; Argento Rose e Argento Estate Bottled Pinot Grigrio. O propósito das experiências é o de posicionar a vinícola argentina como referência em viticultura orgânica. Juan Pablo é um nome de bastante notoriedade no mercado. Foi indicado entre os cinco melhores enólogos do mundo pela The Wine Enthusiast 2023, reconhecida publicação do setor, e também como o Jovem Enólogo do Ano pelo jornalista e master of wine, Tim Atkin (2021). Já a Bodega Argento foi a primeira produtora orgânica da Argentina ao adotar práticas sustentáveis em sua produção, minimizando os impactos ambientais. Ali, os vinhos são elaborados a partir de uvas cultivadas sem o uso de fertilizantes químicos artificiais, pesticidas, fungicidas ou herbicidas e desenvolvidos de forma responsável do ínicio ao fim. A estratégia da vinícola, que passou por este reposicionamento sustentável em 2012, conta com diferentes técnicas para extrair o melhor dos seus vinhedos, cultivados nas Fincas de Ugarteche, Altamira, Cruz de Piedra, Carrizal e Agrelo. Entre as estratégias estão uso de organismos subterrâneos, de superfície e vivos; priorização da qualidade da água e do seu uso eficiente, bem como manutenção do solo ideal – considerando textura e retenção de líquido.



Rótulos escolhidos pelo enólogo para apresentação nos eventos VITICULTURA ORGÂNICA, NA PRÁTICA


Saber o que se consome e qual é a procedência do produto que entra em suas casas são exigências cada vez mais comuns dos consumidores e a Bodega Argento está totalmente em sinergia com esta tendência. Lotes de flores de quatro espécies, como a Achillea Filipendulina ou a Eupatório-Mil-Folhas por exemplo, são parte dos mecanismos superficiais, que evitam o uso de pesticidas e atuam de forma ativa junto ao controle de ervas-daninhas. Ainda funcionam para atração de insetos, deixando-os longe das vinhas. Em termos de organismos vivos, o combate às colônias de formigas foi pensado a partir do mutualismo formiga X fungo, principal alimento da colônia. Assim, o objetivo é proteger a longevidade da colônia, beneficiando o ecossistema como um todo com associações a outros insetos, como pulgões; granívoros fazendo a dispersão das sementes das plantas; polinização; alimentos para outros predadores; aeração do solo (graças às galerias dos ninhos) e degradação da matéria orgânica.


Como em qualquer agricultura, o solo é a base de tudo e na viticultura ele é, além de tudo, a base de um vinho de qualidade. Nas terras da Bodega Argento, os terroirs são mantidos da forma mais saudável e sustentável possível, sendo classificado com qualidade “ótima” em sua maioria. De toda a água do mundo, 70% são usadas na agricultura. Assim, os objetivos da vinícola são voltados para o uso responsável de uma das matérias-primas imprescindíveis à produção de vinhos com irrigação eficiente (quantidade e frequência a partir das texturas e destinos do solo); preenchimento ideal do perfil do solo durante o inverno.


O MELHOR MALBEC DO MUNDO


O Argento Single Vineyard Finca Agrelo Malbec 2020, elaborado em Mendonza, é um vinho intensamente aromático, no qual as frutas vermelhas e negras maduras permeiam entre nuances de ervas frescas, garantindo uma essência incomparável. Trata-se de um inigualável Malbec, que nasceu como resultado de uma busca incansável pela expressão máxima dos icônicos vinhedos desta região da Argentina. É um rótulo único, que harmoniza bem com queijos de média intensidade, filé ao molho madeira, risoto de presunto de parma com figo e risoto de tomate seco. O Argento Single Vineyard Finca Agrelo Malbec 2020 expressa o perfil sensorial que tornou seu país de origem um dos principais produtores de vinhos do mundo. A criteriosa seleção da parcela de vinhedos fez com que este exemplar fosse agraciado com 92 pontos pelo crítico americano James Suckling; 92 pontos pelo Master of Wine Tim Atkim; 93 pontos no Guia Descorchados 2020, maior referência em vinho sul-americanos. Para complementar a carteira de reconhecimentos, o rótulo ganhou 97 pontos no Decanter World Wine Awards 2020.


O vinho vegano Argento Single Vineyard Finca Agrelo Malbec 2020 é produzido pela Bodega Argento, na Argentina, e comercializado no Brasil com exclusividade pela Domno Wines


Sobre a Domno Wines Fundada em 2008, na cidade de Garibaldi, coração da Serra Gaúcha, a Domno Wines pertence à Famiglia Valduga, grupo com quase 150 anos de história e tradição. Em seu portfólio estão 38 vinícolas - de nove países - e 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos. Um dos grandes diferenciais da importadora é a cautelosa escolha de seus produtores, que possuem valores convergentes aos do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e valorização do relacionamento.


Mais informações: @domnowines | Domno Wines | Domno Wines


Sobre o Grupo Famiglia Valduga    


    Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto pelas empresas Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage. Casa Valduga é a vinícola que está entre as principais do país e conta com a maior cave de espumantes das Américas; Domno Wines, importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero, marca de espumantes reconhecida pelo seu DNA inovador a partir de rótulos com designers modernos e combinações únicas no mercado. A Ponto Nero conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa. Casa Madeira, por sua vez, disponibiliza sucos, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas artesanais, transformando-as em experiências especiais, percorrendo o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro. Por fim, Vinotage é a marca de cosméticos e bemestar do grupo, responsável pela formulação de produtos diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva. A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page