top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Jovem português vence a grande final do Prêmio S.Pellegrino Young Chef Academy 2023

Representando os países ibéricos, o português Nelson Freitas destacou-se entre os 15 finalistas regionais e conquistou o título com o prato de assinatura “Salmonete crocante, ouriço do mar e alho preto caseiro”


Foto: divulgação


Na noite de ontem, 05, em Milão, na Itália, foi anunciado o vencedor do S.Pellegrino Young Chef Academy Award 2023, encerrando assim a quinta edição da mais emocionante procura de talentos para jovens chefs do mundo, criada pela S.Pellegrino Young Chef Academy. 


Após um exigente processo de seleção que se estendeu por quase dois anos, 15 dos mais promissores jovens chefs do mundo deram o seu melhor, demonstrando talento, criatividade e visão para o futuro da gastronomia. O campeão da noite foi o português Nelson Freitas que impressionou o prestigiado Grande Júri e venceu o S.Pellegrino Young Chef Academy Award 2023.


Representando os países ibéricos, o jovem chef Nelson Freitas, de Portugal, concorreu com o seu prato de assinatura “Salmonete crocante, ouriço do mar e alho preto caseiro” concebido em parceria com o mentor Filipe Carvalho. O Grande Júri composto pelos chefs de renome mundial Riccardo Camanini, Hélène Darroze, Vicky Lau, Pía León e Nancy Silverton elogiou Freitas pelos seus refinados dotes culinários, seleção de ingredientes e beleza do prato, além das fortes mensagens que ele/ ela transmitiu. Ao lado dos anteriores vencedores do S.Pellegrino Young Chef Academy Award, Jerome Ianmark Calayag (2021), Yasuhiro Fujio (2018), Mitch Lienhard (2016) e Mark Moriarty (2015), Freitas tem agora um caminho aberto para trazer o seu talento e o seu trabalho para o próximo nível e moldar a evolução da gastronomia.


A noite ainda foi marcada pela entrega de mais três prêmios que refletem a crença de S.Pellegrino no poder transformador da gastronomia e no seu impacto positivo na sociedade através da alimentação. O Prêmio Fine Dining Lovers Food for Thought, votado pelos leitores do Fine Dining Lovers, foi concedido a Ian Goh com seu ‘Cordeiro Herança’, pois ele melhor comunicou sua história, crenças e valores com seu prato. Liu He-Sen, com o seu prato de assinatura 'Molho de ostra caseiro com Shandong wagyu', foi o vencedor do Prémio Acqua Panna Connection in Gastronomy, por ser o que melhor incorporou o equilíbrio entre tradição e evolução no seu prato de assinatura, ao mesmo tempo que expressou a herança gastronómica de Cultura alimentar chinesa. Por fim, Artur Gomes, com o seu aipo-rábano “Vale das Lobas”, recebeu o Prêmio S.Pellegrino de Responsabilidade Social atribuído pela The Sustainable Restaurant Association pela poderosa mensagem de sustentabilidade transmitida através do seu prato de assinatura.


A S.Pellegrino Young Chef Academy foi criada para ajudar a descobrir os grandes chefs de amanhã e mostrar-lhes como expressar todo o seu potencial através de educação, orientação e oportunidades de experiência. S.Pellegrino acredita que a gastronomia vai muito além da mesa e que são os jovens chefs que vão impulsionar a evolução do setor. O Concurso S.Pellegrino Young Chef Academy atrai centenas de jovens chefs talentosos de todo o mundo dispostos a fazer a diferença e, em particular, esta edição marcou um recorde de participação: 166 chefs passaram nas seleções preliminares entre as 15 regiões envolvidas e tiveram a oportunidade de participar com chefs de topo e mostrar o seu potencial num contexto internacional.


Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: www.sanpellegrinoyoungchefacademy.com


Sobre a S.Pellegrino Young Chef Academy 


A gastronomia tem o potencial de transformar a sociedade, moldando um futuro mais inclusivo e mais sustentável. Mas fazer isso requer talento. É por isso que a S.Pellegrino criou a S.Pellegrino Young Chef Academy, uma plataforma para atrair, conectar e nutrir a próxima geração de talentos gastronômicos. Um ambiente que os capacitará por meio de oportunidades de educação, orientação e experiência, bem como por meio da renomada competição global. 

A Academy abre suas portas para membros de mais de 70 países diferentes, garantindo que o talento não seja limitado por geografia, etnia ou gênero. É um lugar onde jovens chefes apaixonados interagem com os representantes mais influentes da gastronomia global e onde, juntos, cultivam uma comunidade culinária inspiradora. 


Sobre a S.Pellegrino e Acqua Panna 


A S.Pellegrino, Acqua Panna e SanPellegrino Italian Sparkling Drinks são marcas registradas internacionais da SanPellegrino S.p.A., que está sediada em Milão, na Itália. Distribuídos em mais de 150 países por meio de filiais e distribuidores em todos os cinco continentes, esses produtos representam a excelência em qualidade em virtude de suas origens e interpretam perfeitamente o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de prazer, saúde e bem-estar. Fundada em 1899, a SanPellegrino S.p.A. é a empresa líder do setor de bebidas na Itália, com uma linha de águas minerais, aperitivos não alcoólicos e drinks. 

A SanPellegrino sempre se comprometeu a aprimorar esse bem primário para o planeta e a trabalhar de forma responsável e apaixonada para garantir que esse recurso tenha um futuro seguro.


Comments


bottom of page