top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Itália reforça investimentos no Brasil e apresenta centenas de vinhos na Wine South America 2022


A ITA - Italian Trade Agency também promove a vinda de Gabriele Gorelli, único Master of Wine italiano, com a missão de ministrar durante a feira um inédito ciclo de masterclasses para a imprensa especializada e profissionais do setor


País com forte presença nas taças de vinhos dos brasileiros, a Itália será um dos destaques da Wine South America, principal feira profissional na América Latina dirigida ao segmento vitivinícola, que acontece de 21 a 23 de setembro em Bento Gonçalves (RS).


A participação italiana na 3ª edição do evento é promovida pela ITA – Italian Trade Agency e faz parte de um amplo programa de iniciativas voltadas para o trade e o consumidor, com o objetivo aumentar a presença do vinho Made in Italy entre os brasileiros, que tanto apreciam a produção enogastronômica italiana.


“A meta é ampliar a oferta de rótulos da Itália no Brasil, reforçar nosso posicionamento como país número 1 na produção vitivinícola mundial e com a maior variedade de vinhos: são mais de 3 mil tipos produzidos em todas as nossas 20 regiões”, pontua Ferdinando Fiore, diretor para o Brasil do escritório da ITA.


Reforçando a estreita relação Brasil-Itália, a agência do governo italiano promove a vinda do Master of Wine italiano, Gabriele Gorelli (foto abaixo), que estará no Brasil pela primeira vez e especialmente para a Wine South America.


A qualificação de MW é emitida pelo Institute of Masters of Wine no Reino Unido e é reconhecida na indústria do vinho como um dos mais altos padrões de conhecimento profissional. Gabriele Gorelli - MW nasceu e foi criado em Montalcino, Toscana. O vinho está em suas raízes através do avô, um pequeno produtor de Brunello di Montalcino. Gorelli participa regularmente em concursos de vinhos nacionais e internacionais como apresentador e juiz.


O Master of Wine conduzirá na Wine South America um ciclo de 6 masterclasses, levando os participantes a uma viagem pela Itália através de 36 rótulos de diferentes terroirs. Os encontros acontecerão na Enoteca Italiana montada no evento, onde os visitantes também poderão conhecer 147 rótulos trazidos ao Brasil por algumas das principais importadoras de vinhos italianos, além de outros 47 ainda inéditos, apresentados por 11 importantes vinícolas do país europeu.


As masterclasses estão sendo concebidas para apresentar aos brasileiros um quê de luxo acessível a todos, para ser consumido no dia a dia”, relata Gorelli. O mercado do vinho no Brasil, continua o MW italiano, “é marcado por uma importante faixa de produtos de baixo custo e por outra de artigos premium. Há um amplo universo de produtos italianos entre esses extremos, ainda pouco conhecidos no Brasil, que emprestam algumas características dos vinhos de grande valor, muito apreciadas pelo consumidor brasileiro, e a preços ao alcance de todos os amantes da bebida”.


“Será mais uma oportunidade de expor a variedade de nossos vinhos, demonstrando que nossa produção, muito bem representada no Brasil pelos icônicos Barolo, Brunello e Amarone, tem muitas outras facetas que o consumidor vai adorar conhecer”, finaliza Ferdinando Fiore.


A programação das masterclasses foi cuidadosamente preparada para levar os participantes a uma verdadeira viagem pela viticultura italiana, entre clássicos e novas propostas, da Puglia ao Trentino: espumantes, brancos e tintos, variedades de uvas conhecidas, mas em vinhos de sabores ainda inéditos, selecionados segundo o paladar dos brasileiros, para serem apreciados sozinhos ou acompanhados de uma ampla variedade de pratos da gastronomia italiana e de todo o mundo, pois o vinho italiano é democrático e combina bem com todos os gostos.


A inauguração do evento conta com a presença do Embaixador da Itália, Francesco Azzarello, que na noite anterior recebe um grupo de jornalistas e profissionais do vinho em coquetel organizado pelo Consulado Geral da Itália de Porto Alegre, em conjunto com a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul.


MERCADO

Os brasileiros vêm apreciando cada vez mais os rótulos da Itália: entre os principais itens italianos adquiridos pelo Brasil em 2021 no segmento de alimentos e bebidas, os vinhos destacam-se com ampla vantagem sobre as demais categorias.


De acordo com dados da ITA, o aumento registrado em relação a 2020 foi de 19,4% em valor - de USD 36,0 milhões para USD 43 milhões -, e de 9,8% em volume, passando de 11,2 milhões de litros para 12,3 milhões de litros.

Nos 8 primeiros meses de 2022, as importações brasileiras de vinhos Made in Italy somaram 23,5 milhões de dólares e aproximadamente 7 milhões de litros.


São bastante apreciados entre os brasileiros os vinhos da Toscana, Puglia, Emilia Romagna, Sicilia, Veneto, Piemonte e Abruzzo. Além disso, começam a ganhar espaço vinhos do Friuli, da Campania, da Umbria, do Trentino Alto Adige e das Marche.


SOBRE A ITA – ITALIAN TRADE AGENCY

Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século.


Com uma rede de 78 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições. Também atua no sentido de atrair investimentos estrangeiros para a Itália.


Em 2022, já organizou 22 missões digitais e presenciais de empresários e jornalistas à Itália, com o envolvimento de mais de uma centena de profissionais brasileiros. No total, foram realizados 32 eventos, inclusas feiras e atividades de comunicação no Brasil, com um investimento total superior a 1,5 milhões de euros.


ITA – Italian Trade Agency

@ita.brasil (Instagram) | @ICEBrasil (Facebook) | @icesanpaolo (Twitter)

 

SERVIÇO

Wine South America

21 a 23 de setembro de 2022

Das 14 às 21 horas (acesso até as 20 horas)

www.winesa.com.br | @winesouthamerica

Enoteca italiana: estande n° 76




Masterclasses: 21, 22 e 23 de setembro, às 14h30 e às 18 horas.


Comments


bottom of page