IPA Day SP adota selo que identifica cervejas lideradas por mulheres
- Viviane Campos
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Festival em São Paulo marcado por cervejas potentes e com mais amargor destacará rótulos de produtoras com protagonismo feminino por meio do selo "Eu Apoio Negócios Criados e Liderados por Mulheres"

Foto: divulgação
O IPA Day São Paulo 2025, festival em homenagem ao estilo India Pale Ale que será realizado no dia 9 de agosto no Espaço Fabriketa, no Brás, contará com uma ação inédita voltada à valorização do empreendedorismo feminino no setor cervejeiro. Cervejas produzidas por marcas lideradas por mulheres ou com protagonismo feminino serão identificadas com o selo “Eu Apoio Negócios Criados e Liderados por Mulheres”, parte do projeto “Criado por Elas, Liderado por Elas”, idealizado por Luiza Tolosa, fundadora da Cervejaria Dádiva.
A iniciativa, lançada oficialmente em março de 2024, reúne cervejarias de diferentes estados com o objetivo de dar visibilidade a mulheres que atuam na criação e gestão de negócios cervejeiros. “A cerveja ainda carrega muitos estigmas; ver mulheres liderando projetos nesse estilo é altamente simbólico. O selo representa um passo concreto para reconhecer e fortalecer essa transformação, e o IPA Day, um dos principais eventos do setor, ao abrir espaço para essa conversa, ajuda a dar força ao projeto”, avalia Luiza.
“O gosto pela potência, seja no esporte, no cinema, na arte ou, claro, na cerveja, há muito tempo é associado ao universo masculino. Essa divisão nasce de um sistema patriarcal que separa tudo em “coisas de homem” e “coisas de mulher”: balé é de mulher, futebol é de homem; comédia romântica é de mulher, filme de ação é de homem; cerveja de trigo é de mulher, IPA é de homem. Assim, vamos tecendo uma sociedade machista, desigual e injusta para todos”, analisa a empresária e cervejeira.
Entre as cervejarias que receberão o selo no IPA Day SP estão a própria Dádiva, Japas Cervejaria, SBC Cervejaria, 2 Irmãs, Ruera e X Craft Beer. De um total de 40 rótulos, nove receitas que têm mulheres em cargos de liderança ou como fundadoras das cervejarias receberão o selo. “Temos o compromisso de ano a ano aumentar a representatividade das mulheres no festival, tanto nas opções de cervejas quanto nas atrações musicais, nas performances e dentre o público que já é quase 34% feminino,” explica o organizador e idealizador do evento, Rafa Moschetta.
O IPA Day SP, realizado na capital paulista desde 2019, funciona no modelo de open bar, com degustação livre de IPAs e água à vontade e chega à edição de 2025 com novo endereço e proposta ampliada. O evento ocupará o Espaço Fabriketa, edifício histórico no Brás, e contará com três praças musicais, intervenções artísticas e oito horas de degustação livre de cervejas artesanais. Os ingressos estão disponíveis em https://www.ipaday.com.br
Serviço:
IPA Day São Paulo
Dia 9 de agosto
Das 14h às 22h (degustação livre de cervejas e água)
Espaço de Eventos Fabriketa
Rua. do Bucolismo, 81 - Brás, São Paulo – SP
Ingressos: ipaday.com.br
Comentários