top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Inscrições para concurso que escolherá o melhor restaurante a quilo do país já estão abertas

Neste ano, o evento comemora os 40 anos da criação da comida a quilo em uma edição especial. Saiba como participar 


Restaurantes à quilo de todo o Brasil podem se inscrever para prestigiar o festival cujo modelo de alimentação é tão popular no cotidiano dos brasileiros (Foto: Freepik)


Em 2024, o concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil será especial. A Abrasel, em parceria com o Mundo Mesa, lança a 8ª edição do “O Quilo é Nosso” em comemoração aos 40 anos da comida a quilo, um dos principais modelos de alimentação dos brasileiros. As inscrições para o concurso já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento até o dia 21 de junho. 


Com o tema “É comer, gostar e votar”, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 17 e 27 de setembro e irá receber o patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil, da Friboi, do Picpay, da Pluxee e da Seara. Seguindo a tradição dos últimos anos, o concurso contará com três etapas: 


Etapa regional: os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelo público e por um júri técnico local que selecionará os melhores restaurantes a quilo de cada região. Serão avaliados, além do prato criado especialmente para o concurso, outros critérios como atendimento e higiene do local, por exemplo. 

Etapa estadual: os vencedores de cada região avançarão para a etapa estadual, e serão avaliados por um júri-técnico especializado, que escolherá os melhores de cada estado que irão participar da final nacional do concurso. 

Grande final: os restaurantes escolhidos na etapa estadual competirão na grande final nacional, e serão premiados durante o evento Mesa São Paulo, um júri composto por chefs e especialistas em gastronomia elegerá “O Melhor Restaurante a Quilo do Brasil." 


A presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Rosane Oliveira, destaca a relevância do concurso que valoriza um formato de comida que faz parte da rotina dos brasileiros. "O Quilo é Nosso" é uma celebração da diversidade e qualidade da culinária brasileira, além de ser uma oportunidade única para os restaurantes a quilo de todo o país mostrarem sua excelência gastronômica, principalmente neste ano, em que este formato de alimentação tão popular no cotidiano dos brasileiros celebra 40 anos de criação. Este concurso destaca a importância desses estabelecimentos na cena gastronômica nacional e promove o reconhecimento dos talentosos chefs e empresários que fazem parte desse segmento”, afirmou Rosane. 

 

O legado da comida a quilo no mundo 


O modelo de restaurante com comida a quilo é uma invenção genuinamente brasileira e, mais especificamente, mineira. Há quatro décadas, em 1984, o chef e empresário Fred Mata Machado inaugurou o primeiro estabelecimento de comida a quilo, o "Isto e Aquilo", localizado em Belo Horizonte (MG). A ideia do modelo de negócio surgiu a partir da percepção de Fred em relação a diminuição da presença das empregadas domésticas nos lares belo-horizontinos. Com isso, cada vez mais pessoas escolhiam almoçar nos restaurantes da capital. 


Para atender a demanda por comida caseira, Fred contratou cozinheiras que preparavam receitas tradicionais de Minas Gerais, e os clientes tinham a opção de montar as suas refeições em marmitas descartáveis. Com o tempo, o chef percebeu uma oportunidade de criar a alternativa dos clientes comerem em seu restaurante, ao invés de apenas comprarem a comida para levar, expandindo o negócio. Embora a primeira unidade tenha encerrado as atividades em 1987, ainda existem duas unidades do restaurante em Belo Horizonte até os dias de hoje. 

 

Histórico de campeões do concurso 


No ano passado, o título de melhor comida a quilo do Brasil foi para o restaurante Kurytyba, localizado na capital do Paraná, que conquistou o público com o prato baião de dois paranaense. O concurso também já elegeu campeões em outros quatro estados: 

2017 – Manaus (AM) com o restaurante Mercato Brazil Manauara; 

2018 – Manaus (AM) com o restaurante Gaúcho’s Gourmet; 

2019 – Fortaleza (CE) com o restaurante Verdelima; 

2020 – Curitiba (PR) com o restaurante Tomilho; 

2021 – Franca (SP) com o restaurante Arroz com Feijão.  

2022 – Belo Horizonte (MG), com o restaurante Beggiato.  

2023 – Curitiba (PR) com o restaurante Kurytyba. 

 

Os restaurantes interessados em participar da disputa pelo oitavo prêmio do “O Quilo é Nosso” podem encontrar mais informações e realizar suas inscrições entrando em contato com a Abrasel da sua região ou pelo site oficial do concurso: www.oquiloenosso.com.br.  

 

Serviço: 

O Quilo é Nosso 

Data: 17 a 27 de setembro 

Realização: Abrasel 

Parceria: Mundo Mesa 

Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br 

Patrocínio nacional: Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Pluxee e Seara.  

Comments


bottom of page