• Viviane Campos

Guia Descorchados promove lançamento da sua 24ª edição com evento de sucesso em SP e RJ

A degustação de Lançamento do Guia Descorchados 2022 foi marcada em São Paulo e no Rio de Janeiro com a máxima expressão dos vinhos através de suas origens


Um dos eventos mais aguardados do calendário do vinho no Brasil, a Degustação de Lançamento do Guia Descorchados 2022 aconteceu em São Paulo, no Villaggio JK, na Vila Olímpia, no dia 15 de março. E dia 17 de março, no charmoso deck do Village Mall, na Barra da Tijuca. “O Descorchados 2022 apresentou toda a exuberância do setor, e a mudança do panorama e características dos vinhos da América Latina, inclusive no Brasil. É um reflexo do profissionalismo da indústria, e que a cada ano levanta a barra para fazermos um evento ainda melhor”, comenta Christian Burgos.

Este ano no Rio de Janeiro estiveram 36 vinícolas com presença de bons compradores e imprensa, e consumidores premium, num total de 450 visitantes, que degustaram no cenário quase cenográfico da belíssima vista no terraço do Village Mall. Em São Paulo foram 91 produtores e 750 visitantes, divididos em dois horários, um ponto bastante elogiado por todos. De manhã a turma foi de grandes compradores, imprensa, sommerliers e importadores. A tarde lojistas, educadores, e consumidores premium.

Uma das mensagens que marca o evento este ano de 2022 é a elaboração de vinhos que expressam o terroir acima do varietal, que serve como um condutor para a expressão do local; vinhos que falam de sua origem. O resultado são vinhos mais equilibrados e não maquiados.

Os participantes em São Paulo conferiram painéis ministrados pelo próprio Patricio Tapia (autor do Guia), a exemplo: Melhores Espumantes Sul-Americanos, Grandes Tintos de Uco, Grandes Tintos de Maipo Alto, Criollas versus Cinsault, e Rosés, mas sérios.

E puderam fazer um verdadeiro tour pelas mais de 90 vinícolas que estiveram presentes, apresentando seus rótulos avaliados pelo Guia. Oportunidade única para conhecer os principais destaques e conversar com produtores, enólogos e importadores.


Alguns destaques esse ano:

Melhores Espumantes

94 pontos - Otronia Espumante 2018 - Otronia, Patagônia Argentina, Argentina.

94 pontos - Otto Sur Lie Nature - Adega Refinaria, Serra Gaúcha, Brasil.

93 pontos - Cave Geisse Leveduras Autoctones Nature 2015 - Cave Geisse, Pinto Bandeira, Brasil.

Entre outros

Melhores Brancos

95 pontos - José Ignacio Albariño 2021 - Bodega Océanica José Ignacio, Maldonado, Uruguai.

96 pontos - Viticultor Del Valle De Uco Crianza 2017 - Zuccardi Valle De Uco, Tupungato, Argentina.

97 pontos - Adrianna Vineyard White Bones 2019 - Catena Zapata, Mendoza, Argentina.

Entre outros

Melhores Tintos

93 pontos - Sacramentos Sabina Syrah 2021 - Sacramentos Vinifer, Serra Da Canastra, Brasil.

(Melhor Vinho Brasileiro)

98 pontos - Finca Piedra Infinita Supercal - Zuccardi Valle De Uco, Altamira, Argentina.

96 pontos - Balasto 2018 - Garzón, Maldonado, Uruguai.

O Descorchados é um consolidado guia de vinhos que traz avaliações de rótulos da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. Na edição de 2022 foram mais de 4.000 vinhos degustados de mais de 230 vinícolas argentinas, 223 chilenas, 35 vinícolas uruguaias e 35 brasileiras.

Com o incremento da participação das vinícolas sul-americanas, e para facilitar o manuseio e acompanhar as viagens e degustações do leitor, esse ano o Descorchados vem com um BOX exclusivo com 3 volumes recheados de notas e comentários dados por Patricio Tapia, idealizador e organizador do guia. O exemplar também fornece detalhes e informações sobre as principais vinícolas, recomendações e harmonizações, mantendo seu papel de referência no setor.

O Lançamento do Box tem previsão de lançamento até final do mês de março, início de abril, assim os amantes dos vinhos podem matar a saudade, conferir os prêmios e relembrar esta experiência única.

A organização do evento é da INNER Eventos, empresa do Grupo INNER, sócia do Guia Descorchados. “O Guia Descorchados tem cada vez mais relevância para o setor apontando as tendências em Chile, Argentina, Uruguai e Brasil para importadores e consumidores”, aponta Christian Burgos, CEO e Publisher da empresa.

Informações sobre o Guia Descorchados

Box:

1- Chile -– 640 páginas

2- Argentina -– 544 páginas

3- Brasil e Uruguai -– 195 páginas

Valor: R$ 220,00

O Guia Descorchados 2022 pode ser adquirido na pré-venda na marketplace da Revista ADEGA. www.adegaonline.com.br

descorchados@innereditora.com.br.