top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Gonçalves (MG) inicia projeto de enoturismo com degustações aos finais de semana


O outono começa na Serra da Mantiqueira com um programa imperdível para os apaixonados por vinhos e queijos, produtos que são muito procurados nesta nova estação e também no inverno que logo se aproxima.

 


Encravada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Gonçalves, no Sul de Minas Gerais, iniciou um projeto de enoturismo. Além da produção de excelentes vinhos, a iniciativa também proporcionará ao público vivenciar experiências únicas com degustações todos os finais de semana.

 


O primeiro vinhedo de Gonçalves é resultado de uma parceria entre o consagrado Restaurante Sauá, a Pousada Bicho do Mato e a Vinícola Artesã. Além dos rótulos, o público também terá a oportunidade de degustar algumas das variedades de queijos produzidos na região da Mantiqueira.

 

Segundo o Chef Vitor Pompeu, do Restaurante Sauá e um dos idealizadores do projeto, além das degustações, o público também poderá realizar uma visita ao vinhedo e à sala de maturação dos queijos. Tudo a 1.650 metros de altitude em relação ao nível do mar.

 

O público interessado poderá vivenciar uma experiência completa, que inclui Enoturismo, Gastronomia e Hospedagem em parceria com o Restaurante Sauá e a Pousada Bicho do Mato. Os turistas e moradores da região realizarão um tour guiado aos vinhedos, degustações harmonizadas, wine bar e empório, tudo isso contemplando a paisagem deslumbrante da Serra da Mantiqueira

 

Além dos pratos incríveis do renomado chef Vitor Pompeu, em breve o Restaurante Sauá também brindará o público com um menu especial preparado com ingredientes locais e harmonizado com vinhos Artesã. As reservas podem ser feitas por meio do WhatsApp (35) 9-9976-9970.

 

Vinhos jovens

 

A Vinícola Artesã implantou seu primeiro vinhedo em 2016 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG). Agora proporciona ao público a degustação de seus rótulos, harmonizada com queijos da região da Serra da Mantiqueira, que deverá ocorrer nos próximos finais de semana sob agendamento

 

De acordo com Vitor Pompeu, a Vinícola Artesã implantou seu primeiro vinhedo em 2016 na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG). A partir de 2020 a produtora colheu sua primeira safra comercial. Portanto, ela comercializa vinhos jovens a partir das uvas Syrah e Sauvignon Blanc e também dois rótulos premium que passam em barrica de carvalho francês: o Íngreme da uva Syrah e o Rococó que é um blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

 

Desde então, já vem colecionando prêmios, como medalha de ouro no Descorchados e medalha de prata na Decanter, uma referência para os apaixonados por vinhos. E são justamente os vinhos premiados que são degustados durante a visitação.

 


Entre os rótulos da Vinícola Artesã estão o Íngreme 2021, lançado recentemente; o Rococó 2020, o Mar de Morros Syrah 2020, o Mar de Morros Sauvignon Blanc 2023, também recém-lançado; e o Mar de Morros Rosé 2023 (lançamento).

 

O Íngreme, que passa em barrica de carvalho francês; e o Rococó, que é um blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, são rótulos premium da marca.

 

“Na parceria que firmamos com a vinícola plantamos três vinhedos em Gonçalves com foco para a produção de espumantes, que deve acontecer a partir da colheita de 2025”, anuncia Pompeu.


Fotos: divulgação

 

Comments


bottom of page