top of page
Foto do escritorViviane Campos

Gastronomia Periférica lança no próximo dia 09, em Brasília, em parceria com o Sindicato dos Bancários do DF, o restaurante escola Via Satélite

Espaço que celebra a educação de pessoas periféricas e a inserção no universo gastronômico de maneira justa e sustentável. Esse é o propósito do Via Satélite, restaurante escola da Gastronomia Periférica desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, que será lançado em Brasília nesta sexta-feira, dia 09, a partir das 18h, na sede do Sindicato - andar térreo -, com um happy hour para convidados. 


Foto: divulgação


"O restaurante é o espaço de vivência prática dos alunos do curso de cozinha profissional com ênfase em cozinha brasileira realizado pela GP na Ceilândia. Aqui eles terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua formação para ingressar no mercado de trabalho como profissionais diferenciados", explica Adélia Rodrigues, co criadora e gestora pedagógica da Gastronomia Periférica, negócio de impacto social com sede em São Paulo que transforma a vida das pessoas das periferias através de cursos de formação em gastronomia e escolheu Brasília para iniciar seu processo de expansão.


Tudo começou em 2023, a partir do interesse do Sindicato em oferecer alimentação de qualidade para os sindicalizados e para a população de Brasília que costuma acessar o Teatro dos Bancários. Ao conhecer a expertise diferenciada do restaurante escola da Gastronomia Periférica na capital paulista, o Da Quebrada, a gestão entendeu que antes de um restaurante, era necessário investir em educação, criando o espaço educativo que começou a funcionar em Ceilândia, uma das maiores periferias do Brasil.


A inauguração do Via Satélite - que recebe esse nome porque as vias são a forma de interligação entre o plano piloto e as cidades satélites, de onde vem a maior força de trabalho do estado -, representa a mudança de fase que une a educação ao mercado de trabalho. Das 14 pessoas que compõem a equipe do restaurante escola, 12 são estagiários formados pela GP, liderados pela chef educadora Geane Cabral, também ex-aluna. 


Com capacidade para 70 lugares, o espaço funcionará de segunda a sexta a partir da segunda-feira, dia 12, das 8h às 16h30, com café da manhã e da tarde - 3 itens, sendo 1 bebida, por até R$25,00 -, além do almoço - entrada, prato principal e sobremesa por até R$50,00-. O cardápio tem como ponto central os biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Pampas e Cerrado, de maneira sazonal, respeitando o fluxo da natureza. No dia do lançamento, os convidados já poderão experimentar alguns pratos do menu, como saladinha de feijão fradinho, dadinho de tapioca e caldinho de abóbora.  Entre as bebidas, sucos e cervejas artesanais. Para animar a festa, as bandas MPB Black e GOG se apresentam com as participações especiais dos artistas Thabata Lorena, Realleza, Kiko Santana, Serginho Meriti, Pedro Alex, Alberto Salgado, Ediá e Márcia Tauil.


"A expectativa é valorizar a gastronomia brasileira em uma região construída por pessoas de outros estados. Vamos mostrar que é possível  ter um restaurante que impacta a sociedade investindo em educação, em pequenos produtores e protagonismo periférico”, completa Adélia

Comments


bottom of page