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Foto do escritorViviane Campos

GAROFALO ANUNCIA PARCERIA COM ÂNIMA EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS CHEFS DO BRASIL

IMPORTANTE PROJETO ACADÊMICO VISA DIVULGAR A CULTURA DA PASTA SECA DE TRIGO DURUM, DESDE O PROCESSO DE PRODUÇÃO ATÉ AS TÉCNICAS DE COCÇÃO




Pastificio Lucio Garofalo, empresa histórica de Gragnano, cidade próxima a Nápoles (Itália), continua seu caminho de desenvolvimento internacional por meio de iniciativas voltadas a formação e educação. A Garofalo iniciou uma nova parceria no Brasil com a Ânima Educação, uma das maiores organizações nacionais privadas de ensino superior, para dar vida a uma colaboração formativa dedicada aos chefs de amanhã.

 

A importante parceria prevê um percurso dual de capacitação para estudantes do curso de gastronomia das universidades que integram a Ânima Educação, tais como a Anhembi Morumbi, visando revelar da melhor forma a Garofalo, marca mundialmente conhecida e líder no segmento da massa de alta qualidade. Um articulado, ambicioso e rico programa, que acompanhará os estudantes na futura carreira como chefs de cozinha, fornecendo a eles conhecimento acumulado ao longo de dezenas de gerações. A proposta educacional traz desde características do produto, fases do processo de produção e usos da massa seca, até as técnicas corretas de cozimento, apresentação e serviço.

 

“Sinto-me honrado com esta colaboração com a Ânima Educação, um grupo de instituições de ensino superior de indiscutível excelência”, afirma Massimo Menna, CEO do Pastificio Garofalo. Está é uma colaboração que se transforma em um projeto nascido espontaneamente do encontro com Rosa Moraes, fundadora do primeiro curso superior de gastronomia do Brasil na Universidade Anhembi Morumbi (SP), e responsável também pela implementação do mesmo curso em outros 6 estados brasileiros (RJ, RS, RN, PE, BA, PB), em marcas que atualmente pertencem a Ânima Educação. Nos conhecemos em 2019, por ocasião do ‘Garofalo Inspires’, concurso que exigia Chefs profissionais de todo o mundo a preparar uma receita com pasta Garofalo e oferecia como prémio um Master em Pasta Seca na Accademia Niko Romito. Com esta nova colaboração, o compromisso de formação da Garofalo vai para o exterior para oferecer conhecimentos sobre a massa, os processos de produção e os métodos de preparação”, complementa Menna.


O percurso de formação também conta com o excelente apoio da escola de alta formação profissional Accademia Niko Romito. Mais uma confirmação da colaboração entre a marca Garofalo e o Chef Niko Romito (3 estrelas Michelin).


“Estamos extremamente orgulhosos com esta parceria, é muito gratificante para nós fazer parte da trajetória de educação de futuros profissionais da gastronomia brasileira por meio da história e dos produtos da Garofalo. Queremos inspirar os cozinheiros e proporcionar experiências construtivas de aprendizagem que fiquem gravadas nas memórias deles, fazendo com que a marca Garofalo se torne uma referência entre os futuros chefs brasileiros, quando o assunto é massa de trigo durum”, revela Valentina Mattana, que representa a Garofalo no Brasil.


O projeto se articula em três fases:

-         Aulas sobre a massa de trigo durum promovidas pela Garofalo, na Unidade Curricular de Cozinha internacional do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, transmitidas ao vivo para estudantes de gastronomia da Ânima Educação em todo Brasil. Nas aulas são apresentadas técnicas de cocção da massa e o mundo Garofalo, feito de paixão e dedicação a este maravilhoso produto. Essa parceria dual finaliza com uma visita em streaming pela empresa italiana para que os discentes possam observar o processo de produção da massa seca;

-         Um curso dual de extensão universitária de Cozinha italiana clássica e outro de Cozinha de fusão, desta vez acessível a todos os mais de 330 mil estudantes da Ânima Educação;

-         Desafio acadêmico nacional, intitulado Garofalo Inspires propõe aos estudantes a criação de um cardápio com Pasta Garofalo e ingredientes vegetais (plant based). Os vencedores do desafio serão premiados com um curso master na Accademia Niko Romito, em Castel di Sangro (AQ, Itália).


"Esta experiência de formação representa a oportunidade de dar uma nova voz à nossa marca. Um projeto que gera valor por meio do programa de aprendizagem e que esperamos possa ser implementado em outras partes do mundo”, conclui Menna.


Mais de 1500 estudantes que participam das ações duais recebem um kit de boas-vindas da Garofalo, contendo pacotes de massas e um avental.


Fotos: divulgação


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