• Viviane Campos

GARIBALDI GASTRÔ 2021 Saberes e aromas no ‘Conexão Gastronômica’


GARIBALDI GASTRÔ 202

Nove temas atuais vão conectar profissionais de diversas áreas em mais de seis horas de evento híbrido no dia 23 de setembro. Inscrições estão abertas e acadêmicos de gastronomia tem prazo para gratuidade


Oficinas e bate-papos vão alimentar o ‘Conexão Gastronômica’ que acontecerá no dia 23 de setembro, integrando a programação do Garibaldi Gastrô 2021. Serão 22 profissionais, entre eles chefs, cozinheiros, empreendedores, agricultores, professores, enólogo, sommelier, viticultor, ecólogo, historiadores, pesquisadores, teablender, confeiteiros e consultores, que estarão compartilhando conhecimento numa transmissão simultânea direta do estúdio montado no Hotel Casacurta, através do canal da Associação Garibaldi Gastrô no Youtube.






Em mais de 6 horas, das 15h às 21h30min, uma seleção de nove temas vai nutrir uma receita bem acabada, rica em ingredientes que vão alimentar o conhecimento de todos. O chef e agricultor Rodrigo Bellora será o mediador das conexões. O empresário Beto Madalosso, o historiador e criador João Grinspum Ferraz e a chef e apresentadora Bel Coelho compõem o primeiro grupo que vai embasar o painel ‘Como a gastronomia muda o futuro’? Na sequência, o gestor do Sebrae, Gustavo Rech, e as coordenadoras do Curso de Gastronomia da Unisinos, Sarah Winck de Almeira, e da UCS, Carolina Rizzon, vão falar sobre ‘Qualificação e Empreendedorismo’.

Outro assunto que vai ganhar atenção especial nesta edição é ‘Biodiversidade: As abelhas podem salvar o mundo’. O ecólogo e mestre em Gerenciamento Ambiental, Jerônimo Villas Boas, juntamente com Márcia e Eugênio Basile, do site Mbee – Mel de Terroir, vão bater um papo com o pesquisador no assunto, Rodrigo Bellora. Na pauta, a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável e como a preservação das abelhas é indiscutível para o processo, permitindo a fecundação de flores, formação de frutos e sementes e, assim, de novas plantas. Ariana Maia da Inovamate e a teablender e sommelière Carla Saueressig vão cevar uma prosa em torno de ‘Um novo olhar sobre a Erva-Mate’. Ao final, elas vão mostrar em vídeo o preparo de um sorvete de erva-mate preparado pela confeiteira Liliana Andriola.

A pausa para o café vai ganhar goles da bebida, hoje a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. ‘Da semente à xícara’ será o tema conduzido por Gustavo Albuquerque, da William & Sons Coffe Co., e de Francisco Guimarães, da Fazenda Quintas de Guimarães. Eles vão trazer informações sobre o produto, do plantio até a mesa do consumidor, fechando com uma degustação de cafés. Após o intervalo, o ‘Conexão Gastronômica’ sai do café e entra no mundo dos ‘Fermentados’, reunindo o enólogo Luís Henrique Zanini, Lis Cereja da Enoteca Saint VinSaint, além de Fernando Goldenstein Carvalhaes e Leonardo Alves de Andrade, da Cia dos Fermentados, que vão sortear o livro Fermentação à Brasileira.

Muito além da taça, o vinho é um produto agroalimentar e cultural, que desperta os sentidos, especialmente o das emoções. Seguindo esta ótica, ‘Uma aula de enocultura e sentimentos’ será o tema do viticultor e enólogo Orgalindo Bettú. Em seguida, o pesquisador, chef e consultor de Gastronomia, Marcos Livi, vai compartilhar seu conhecimento em torno do assunto ‘Gastronomia, empreendedorismo, hotelaria e turismo’, mostrando como essas áreas estão relacionadas e qual a importância nessa interlocução. Toda experiência gastronômica finaliza em grande estilo com uma boa sobremesa. O ‘Conexão Gastronômica’ não poderia ser diferente. O chef e confeiteiro Lucas Corazza, jurado do ‘Que Doce’ da GNT, encerra a programação falando sobre ‘Doces com Especiarias’.

O patrocínio é de Cooperativa Vinícola Garibaldi, Fruki – Água da Pedra, Orquídea, Sicredi, Super Apolo, Tramontina e William & Sons Coffee Co. Apoio: Apeme, Entelvias, Giordani Turismo, Prefeitura de Garibaldi, Sebrae, SEGH e Uvibra – Consevitis, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Hotel oficial: Casacurta.

GRATUIDADE PARA ACADÊMICOS DE GASTRONOMIA

A programação do Garibaldi Gastrô é uma oportunidade única para acadêmicos de gastronomia, de vivenciar o espírito criativo de chefs e especialistas consagrados e aprender com eles. Oportunizando e incentivando este contato, a Associação Garibaldi Gastrô abre inscrição gratuita para estudantes de Gastronomia durante sete dias, de 2 a 8 de agosto, utilizando o cupom de desconto PROMOESTUDANTE, que será disponibilizado aos coordenadores dos cursos. A partir do dia 9 de agosto, estudantes terão 50% de desconto, optando pela inscrição de meia-entrada no site. Após a inscrição, o comprovante deve ser enviado para garibaldigastroestudante@gmail.com, colocando no assunto do e-mail “Comprovante Estudante de Matrícula”. Após a análise dos documentos um e-mail com a confirmação da inscrição será enviado em até 48h. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sympla. O evento emite Certificado de Participação. O valor integral é de R$ 50 por pessoa.

INSCRIÇÕES

Como? Pelo site do Sympla – https://www.sympla.com.br/garibaldi-gastro-2021__1287538

Quanto? R$ 50 por pessoa

Para Acadêmicos de Gastronomia: gratuidade de 2 a 8 de agosto. A partir do dia 9 de agosto, 50% de desconto.

PROGRAMAÇÃO CONEXÃO GASTRONÔMICA

Dia 23 de setembro (quinta-feira)

Estúdio: Hotel Casacurta

Mediador: Rodrigo Bellora – Chef, agricultor e empreendedor

15h - Abertura Oficial

  • Catherine Tedesco - Chef e Presidente da Associação Garibaldi Gastrô

15h10min às 16h – COMO A GASTRONOMIA MUDA O FUTURO?

Embasamento político gastronômico. Qual nosso poder através da lista de compras?

  • Beto Madalosso - Empresário do ramo da gastronomia e criador da Revista Tutano

  • João Grinspum Ferraz – Historiador, criador e diretor

  • Bel Coelho – Chef do @cuia_cafe, Embaixadora do @adusbrasil, apresentadora do #foodconnection no @saborearte

16h às 16h40minQUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

  • Gustavo Rech - Gestor Regional Serra Gaúcha do SEBRAE

  • Sarah Winck de Almeira – Coordenadora do Curso de Gastronomia (UNISINOS)

  • Carolina Rizzon – Coordenadora do Curso de Gastronomia (UCS Campus Sede)

16h30min às 17h20min - BIODIVERSIDADE: AS ABELHAS PODEM SALVAR O MUNDO

  • Jerônimo Villas Boas - Brasileiro, ecólogo e mestre em Gerenciamento Ambiental

  • Márcia e Eugênio Basile - Site Mbee (Mel de Terroir)

  • Rodrigo Bellora – agricultor e pesquisador que dá voz aos produtores do RS

17h25min às 18h - UM NOVO OLHAR SOBRE A ERVA-MATE

  • Ariana Maia – Sócia fundadora da Inovamate

  • Carla Saueressig – Teablender, Sommelière e especialista em chás/mate

*Vídeo: Sorvete de Erva Mate preparado pela Liliana Andriola.

18h às 18h20min – DA SEMENTE À XÍCARA

  • Gustavo Albuquerque - William & Sons Coffe Co.

  • Francisco Guimarães - Fazenda Quintas de Guimarães

*Degustação de cafés.

- INTERVALO -

19h às 19h55min – FERMENTADOS

  • Luís Henrique Zanini – Enólogo. Tema: Vinificação

  • Lis Cereja - Proprietária do Enoteca Saint VinSaint

  • Fernando e Leonardo Alves de Andrade - Cia dos Fermentados

*Sorteio do livro “Fermentação à Brasileira”.

20h às 20h20min - UMA AULA DE ENOCULTURA E SENTIMENTOS

  • Orgalindo Bettú – Viticultor e enólogo

20h25min às 21h05min – GASTRONOMIA, EMPREENDEDORISMO, HOTELARIA E TURISMO

  • Marcos Livi – Pesquisador, Chef e consultor de Gastronomia

21h10 às 21h30 – DOCES COM ESPECIARIAS

  • Lucas Corazza – Chef, confeiteiro, professor e jurado do ‘Que Doce’ no Canal GNT

Fotos: divulga