top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Góes Concreto é o lançamento da Colheita de Inverno 2022


Primeiro vinho blend da Vinícola Góes é elaborado com as variedades Cabernet Franc e Syrah

Góes Concreto é o lançamento deste inverno da Vinícola Góes. Celebrando várias conquistas nacionais e internacionais - com seus vinhos feitos com uvas provenientes da colheita no sistema de dupla poda - a vinícola traz ao mercado seu primeiro vinho de corte (blend/assemblage) feito em São Roque (SP).


Foto: divulgação


O Góes Concreto é um vinho autêntico, um rótulo que veio para enriquecer a gama de produtos da vinícola e para se tornar mais um resultado de todo o investimento e dedicação da empresa, que vem se destacando como importante player na elaboração dos vinhos finos no sudeste.

As uvas Cabernet Franc e Syrah foram colhidas no inverno de 2022 e vinificadas em tanques de cimento, com o formato de ovos gigantes (ou eggs). O diferencial nesse sistema de vinificação é, obviamente, o formato do tanque sem cantos ou bordas, que permite que o vinho fique em constante movimentação sem ajuda mecânica ou elétrica e com mínimo contato com o oxigênio. Outra vantagem adicional é a manutenção da baixa temperatura, que é uma característica favorecida pelo cimento especial utilizado na fabricação da peça.


Dentro do ovo, as leveduras ficam em constante movimento ascendente ao redor de um vórtice que se forma devido a uma corrente interna, fazendo com que os taninos se tornem mais polidos e sejam suavizados pelas porosas paredes de concreto, que permitem a micro oxigenação, sem a necessidade de utilizar barricas de carvalho e sem interferência nos aromas e sabores. Tudo isso realça o caráter das uvas, aumenta a exclusividade do vinho e destaca as características do terroir de São Roque.


O Góes Concreto 2022 é um vinho fino tinto seco, elaborado com 63% de Cabernet Franc e 37% de Syrah, ambas cultivadas em solo paulista. Possui uma coloração rubi intensa, com aromas de frutas vermelhas como cereja e ameixa, no paladar apresenta  taninos maduros e macios, médio corpo e boa acidez. É um coringa na harmonização, com o equilíbrio das duas uvas e com o paladar frutado e vivaz. Recomenda-se servir entre 16º a 18º graus. Tem teor alcoólico de 12,9 % e é um vinho de edição limitada, com produção de 3.000 mil garrafas. O novo rótulo pode ser adquirido na loja sede da empresa em São Roque, no e-commerce


(https://loja.vinicolagoes.com.br) e nos principais distribuidores.


Colheita de Inverno 2023


A Vinícola Góes foi pioneira da cidade (e uma das primeiras da região Sudeste) na aplicação da dupla poda. Hoje ela comprova sua expertise com cerca de 30 hectares destinados ao plantio de uvas. A perspectiva é aumentar a área para as próximas safras, buscando assim desenvolver outras variedades viníferas que virão enriquecer a gama de vinhos finos da empresa.


Além dos 30 hectares em produção a vinícola dispõe de cerca de cinco hectares onde realiza os testes das outras castas, descobrindo a cada ano novidades que se adaptam bem ao terroir da região. Para a safra de 2023 a empresa prevê a colheita de 80 toneladas de uvas, com expectativa de produção de cerca de 40 mil garrafas.

“Ficamos contentes com os avanços que temos a cada ano, e hoje brindamos também o nosso nome ecoando no Brasil como um grande produtor de uvas finas e player na utilização da técnica da dupla poda”, afirma o enólogo Fábio Góes.


Sobre a empresa:


A Vitivinícola Góes é uma empresa 100% brasileira, com sede na cidade de São Roque, estado de São Paulo, Brasil. A empresa possui vinhedos próprios, modernas instalações de processamento, produção, engarrafamento de bebidas e envase para latas. A linha de produtos inclui vinhos, espumantes, frisantes, bebidas mistas e sucos. Os vinhos finos Góes, produzidos com uvas paulistas, vêm sendo premiados nacional e internacionalmente. A marca Góes é destaque entre consumidores e uma das líderes de mercado no varejo (de acordo com a Nielsen) e Top of Mind (registrado pela Revista Supermercado Moderno) no estado de São Paulo. O complexo enoturístico e gastronômico (localizado junto da sede da empresa) faz parte do Roteiro do Vinho da cidade de São Roque e oferece uma destacada infraestrutura, proporcionando experiências e encantamento. Para mais informações sobre os atrativos turísticos, visite as redes sociais da empresa no Facebook e Instagram (@vinicolagoes e @parquevinicolagoes).

Comments


bottom of page