Fábrica de Bolo Vó Alzira segue em expansão com modelo de franquia sem cobrança de royalties
- Viviane Campos
- há 23 minutos
- 2 min de leitura
Rede aposta em operação simplificada, suporte completo e inteligência artificial para reduzir riscos e ampliar rentabilidade

Foto: Divulgação/Fábrica de Bolo Vó Alzira
São Paulo, setembro de 2025 – Com o conceito “Uma receita simples para crescer”, a Fábrica de Bolo Vó Alzira, rede fundada em 2007 a partir da receita caseira de Alzira Ramos, está acelerando sua expansão nacional com um modelo que quebra um dos paradigmas mais tradicionais do franchising: a marca não cobra royalties.
Diferente da maioria das franqueadoras, a empresa não retém uma porcentagem do faturamento das lojas, o que permite que os empreendedores mantenham 100% da receita em caixa para reinvestir em suas operações. O formato tem atraído investidores que buscam maior previsibilidade, rentabilidade e transparência.
Hoje, a rede conta com mais de 300 unidades distribuídas em mais de 70 cidades brasileiras, responsáveis pela produção de cerca de 600 mil bolos todos os meses e pela geração de mais de 1.200 empregos diretos. Para uma abertura de loja, o investimento inicial parte de R$ 130 mil, ou taxa de franquia de R$ 65 mil.
“A operação criada pela marca é simplificada, funciona com equipes enxutas e oferece apoio completo em gestão, marketing e treinamento, inclusive para quem nunca trabalhou no setor alimentício”, explica Anna Engler, gerente de expansão do grupo.
Integrada ao Grupo Z+, a marca também aposta na tecnologia como diferencial competitivo. Foi desenvolvida uma ferramenta de inteligência artificial que combina IA generativa e análise preditiva para projetar o desempenho de novas lojas. O sistema cruza informações como localização, frequência de visitas, número de funcionários, sazonalidade, custos operacionais e ticket médio, e disponibiliza os resultados em um dashboard de BI dinâmico, com recomendações automáticas e análises personalizadas para cada franqueado.
Durante a ABF Franchising Expo 2025, a empresa apresentou um módulo inédito dessa solução, capaz de gerar projeções individualizadas de faturamento, custos e rentabilidade para potenciais investidores. Treinada com dados reais da operação desde 2016, a tecnologia foi desenvolvida para reduzir riscos e dar mais segurança na tomada de decisão, reforçando o compromisso da rede em oferecer previsibilidade e crescimento sustentável.
“Nosso modelo elimina a cobrança de royalties, o que muda completamente a lógica do franchising. O franqueado fica com 100% do faturamento e pode reinvestir em sua operação, sem abrir mão de suporte ou tecnologia. É uma forma de democratizar o acesso ao empreendedorismo e criar negócios mais sólidos e sustentáveis”, afirma Tatiana Lanna, CEO da marca.
A empresa mantém foco na expansão sustentável, no apoio aos franqueados e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para reduzir riscos e aumentar a eficiência operacional.
Mais informações sobre produtos, franquias e história da marca, podem ser acessadas no site https://voalzira.com/
Sobre a Fábrica de Bolo Vó Alzira
Foi com uma simples receita de bolo de iogurte feita em 2007, de maneira despretensiosa para a mercearia de um amigo, que Alzira Ramos mudou o destino da sua vida. Do sucesso da receita, nasceu na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Fábrica de Bolo Vó Alzira, que ultrapassou os limites da cidade e hoje conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil. Quase 20 anos depois, a Vó Alzira, atualmente com 77 anos, segue acompanhando de perto o império que construiu e que não para de crescer.
Créditos: TAO PR Public Relations