top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Fondue e vinho: saiba como aproveitar a combinação queridinha das noites frias

O início do inverno abre a temporada de momentos gastronômicos em família ou amigos, ideais para o preparo de receitas cheias de sabor. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, dá dicas de como aproveitar a estação com opções doces e salgadas para incluir no cardápio 


Fim de junho chega com a mudança de estação, trazendo o inverno e diversos motivos para reunir a família ou os amigos em casa para um momento especial, e nada melhor do que compartilhar um saboroso e clássico fondue. Para quem deseja a opção mais tradicional, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica algumas possibilidades saudáveis para consumi-lo sem culpa. 


Por conta das baixas temperaturas, a tendência é sentir mais fome durante esse período devido a uma resposta fisiológica do organismo, que tem um gasto maior de energia para manter a temperatura corpórea. Mesmo diante disso, o consumo do fondue pode ser feito com moderação. A nutricionista ressalta que é possível fazer escolhas conscientes, utilizando opções mais equilibradas em sabor e nutrientes. “É interessante incluir entradinhas leves no início da refeição para ajudar com a saciedade. Para os fondues salgados, os legumes são excelentes opções, como brócolis, couve-flor e cenoura”, explica.


Para aqueles que preferem o fondue doce, os melhores acompanhamentos sempre serão as frutas: morango, banana, uva… e kiwi! Docinho e levemente ácido, ele é uma ótima combinação com chocolate. “O kiwi tem baixíssimo valor calórico, o que ajuda no equilíbrio energético da refeição, e nos fornece vitamina C, fibras e antioxidantes que atuam no reforço da função imunológica, tão importante nessa época do ano de oscilação de temperaturas”, afirma Renata.

E para fechar a noite com uma harmonização perfeita, um excelente vinho entra para a lista de possibilidades! Vale reforçar que para o consumo diário, estudos indicam efeitos positivos no consumo de vinho tinto pela presença grande de polifenóis que promovem a ação protetora contra doenças crônicas no nosso organismo. Segundo a nutricionista, o recomendado é consumir 1 taça de até 80 mL por dia para garantir os benefícios. 

Para facilitar na rotina, a saída é conhecer as melhores opções de vinhos, fondues e seus acompanhamentos na unidade Oba Hortifruti mais próxima. E para aqueles que preferem se arriscar nas receitas, Renata separou 3 opções (1 salgada e 2 doces) para surpreender com muito sabor e esquentar nos dias mais frios.




Receitas doces 


Fondue de chocolate com cereja


Ingredientes:

400g de chocolate amargo

1 xícara de chá de creme de leite fresco sem soro

1 xícara de cereja em caldas drenada 


Modo de preparo:

Bata as cerejas no liquidificador.

Derreta o chocolate e misture o creme de leite e a cereja batida. Misture tudo até incorporar bem.

Sirva com kiwi ou uvas verdes sem sementes.


Fondue Fit


Ingredientes:

200g de chocolate 85% cacau

200g de chocolate ao leite sem adição de açúcares

1 xícara de chá de creme de leite fresco

1 colher de sopa de essência de baunilha


Modo de preparo:

Derreta o chocolate e misture o creme de leite e a essência de baunilha. Misture tudo até incorporar bem. Sirva com kiwi, morangos ou uvas sem sementes.





bottom of page