top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

A FIPAN, a quarta maior feira de panificação, confeitaria e food business do mundo, acontecerá entre os dias 23 e 26 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Foto: divulgação


FIPAN de 2024, maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, ocorrerá no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 23 a 26 de julho.


Entre inúmeros estandes compartilhando as maiores novidades tecnológicas, comerciais e técnicas do setor, a feira também reúne eventos paralelos que trazem visitantes por si só. Neste ano, temos o retorno da Arena do Pão, Arena do Confeiteiro, o Espaço Fipan Pizza e os inovadores Espaço Fermentação Natural e Arena Gelato, além da tradicional Estação Café.


Arena do Pão


A tradicional Arena do Pão vai selecionar o melhor padeiro do Brasil deste ano, abrigando a terceira edição do campeonato Nacional de Panificação, com um júri composto pelos melhores profissionais do Brasil, presidido por Fábio Bruno – IDPC.

Outros jurados do evento serão Fernando de Oliveira - padeiro renomado com participações em competições internacionais;  Jessica Batista – ex competidora SENAI e padeira renomada; Pedro Calvo - Chef Panificador da escola suíça Richemont e Patrícia Ferraz – jornalista de gastronomia. Os candidatos ainda estão em processo das seletivas que ocorrem nas regiões Sul, Norte, Nordeste e Sudeste do País. Todos devem ser anunciados até o término de junho.

No campeonato, os 8 candidatos finalistas terão que conquistar as notas mais altas para ganhar o Troféu Trigo de Ouro. Serão seis provas para testar os participantes que deverão demonstrar maestria em baguettes, brioches, massa folhada fermentada (croissant), pães macios, pães crocantes e uma receita brasileira que deverá conter um produto nativo do Brasil.

A Arena do Pão é patrocinada pela Bunge e Pratica. Ainda é possível se inscrever no site da Arena do Pão - https://fipan.com.br/pt_br/arena-do-pao/


Arena do Confeiteiro


Contando com 500m², a Arena do Confeiteiro contará com o maior espaço da Fipan 2024 destinado à exibição de grandes bolos feitos por grandes chefs da confeitaria profissional, abrangendo desde cake design até esculturas de chocolate. Diante do sucesso de 2023, a edição deste ano também terá o elogiado Concurso de Bolos, contando com 30 bolos dispostos ao público.


Votação Júri Popular


Ali, os visitantes e os jurados, poderão votar de forma online no bolo que achar o merecedor do prêmio principal. Os votos serão computados em seis categorias: Bolo de casamento em pasta americana; Bolos Temáticos em pasta Americana: Filmes, Bolos Realistas: Tema esporte; Bolos Realistas em Flores de Açúcar; Bolos em Cremes: Buttercream, Ganache, Chantilly com tema infantil e Bolo de Espatulagem artística.


Votação Júri Especializado


Um júri de confeiteiros irá selecionar o bolo vencedor durante os quatro dias. Diferente de 2023, haverá 18 jurados e o júri será dividido conforme sua categoria sendo três jurados especialistas em cada categoria para analisar os bolos, grandes nomes como Amélia Lino, Paula Mello, Edu Beltrame, Iara Reis, Weslley Benvenuto, entre outros.


Aulas Profissionais


O público também contará com quatro auditórios dispostos no espaço sendo convidados para aulas demonstrativas para até 30 alunos e outra sala para 12 alunos aprenderem em aulas práticas, serão mais de 2.000 alunos em 4 dias. A Arena do Confeiteiro conta com o patrocínio da Adria, Copra, Mococa e Mix. As inscrições seguem ativas no site da Arena do Confeiteiro - https://fipan.com.br/pt_br/arena-do-confeiteiro/


FIPAN Pizza


Essa é mais uma atração bastante aguardada pelo público, a FIPAN 2024 também terá a FIPAN Pizza em um espaço de 300m² com duas áreas: uma para competições e outra dedicada às aulas profissionais para o público presente.

Mais uma vez, a Le 5 Stagioni trará o Campeonato Internacional de Pizza junto à organização do CONPIZZA, selecionando um dos finalistas para competir na final mundial na Itália em 2025. Neste ano, são esperados 300 pizzaiolos profissionais, sendo o maior campeonato de pizzas da América Latina.

Paralelamente ao campeonato, os visitantes terão a oportunidade de assistirem a aulas de pizza feitas em curadoria da escola CONPIZZA, trazendo diversos profissionais de prestígio para apresentar técnicas e receitas de sucesso.


Espaço Fermentação Natural


Seguindo uma das tendências do mercado de panificação, a FIPAN 2024 apresentará, pela primeira vez, o Espaço Fermentação Natural.

O projeto é uma jornada de descoberta, onde os melhores panificadores mergulham nas tradições culinárias de todo o mundo e ensinam sobre os benefícios para a saúde e o sabor único da panificação artesanal, explicando como explorar ao máximo o Levain para seus negócios.

Serão apresentadas diferentes combinações de sabores únicos, processos de fermentação, fundamentos do Levain, suas conexões com a saúde e técnicas avançadas para aprimorar seus próprios produtos fermentados, além do maquinário específico para sua produção.

Patrocínio da NITA e REEMAQ.


Arena Gelato


Arena Gelato acontece com parceria da 3L Locação, Super Mix Spinner Sheik e Carpigiani e os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de degustações gratuitas e workshops interativos com chefs renomados, além de demonstrações de técnicas de fabricação de gelato com produções extremamente inovadoras, perfeitas para o seu negócio.


Aprendizado e modernização


Os visitantes podem desfrutar de degustações gratuitas e workshops interativos com chefs renomados. Demonstrações de técnicas de fabricação de gelato com produções extremamente inovadoras e perfeitas para o SEU NEGÓCIO.

Nessas aulas, os participantes são recebidos por chefs experientes e apaixonados, que compartilham seu conhecimento especializado sobre os ingredientes, técnicas e segredos por trás da criação do gelato perfeito.

Patrocínio da Super Mix e Carpigiani.


Estação Café


A Estação Café promete ser o ponto de encontro para empresários e entusiastas do café. Com palestras ministradas pelos melhores profissionais do setor, o evento focará em dicas importantes para a ampliação das vendas e na introdução de novas técnicas e produtos para o preparo do nosso amado “cafezinho”.


Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial da bebida, logo atrás dos Estados Unidos, que detém 14% da demanda mundial. O Brasil representa 13% dessa demanda, com 21 milhões de sacas consumidas. A região Sudeste lidera o consumo de cafés especiais, com 45% do total, seguida pelo Nordeste com 22%, e o Sul com 17%. Centro-Oeste e Norte têm 8% cada.

As padarias são os principais pontos de consumo de café no país, sendo também os maiores compradores de café dos fornecedores. Com mais de 60 mil estabelecimentos vendendo milhões de xícaras diariamente, esses locais são cruciais para o mercado cafeeiro. Na FIPAN, grandes compradores buscam novas técnicas, equipamentos e produtos, encontrando na Estação Café o local ideal para explorar um mundo além do tradicional pingado.


Programação da Estação Café


A Estação Café oferecerá um vasto conteúdo, incluindo:

•         Palestras de Especialistas: Grandes nomes do setor compartilharão insights sobre tendências, inovação e práticas eficientes.

•         Demonstrações Técnicas: Apresentações ao vivo sobre técnicas avançadas de preparo de café e novas ferramentas e equipamentos.

•         Networking: Um espaço para profissionais do setor trocarem experiências e fazerem novos contatos.

Com a curadoria da BARESSP, a Estação Café conta com o apoio de patrocinadores que são referência no setor. Este apoio é essencial para oferecer uma programação rica e diversificada, atendendo às expectativas dos profissionais mais exigentes.


Serviço:


FIPAN - Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business


Realizada entre 23 a 26 de julho, das 13:00h às 21:00h (no dia 26, o encerramento aconteceu às 19:00h) no Expo Center Norte, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, Capital.

Não é permitida a entrada de menores de 14 anos.

É necessário credenciamento no site do evento : www.fipan.com.br

Evento promovido pelo Sampapão, sigla que congrega a Associação e Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, Escola Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC e Fundipan.

Organização e comercialização: Seven.

Comments


bottom of page