• Viviane Campos

Festival Gastronômico Português

A rede brasileira Windsor Hoteis e o hotel português Dom Pedro promoveram, em parceria com a empresa aérea TAP, o Festival Gastronômico Português, que aconteceu pela primeira vez no Restaurante The Falls, do hotel Windsor Plaza Brasília, nos dias 4 e 5 de dezembro.


O evento teve a direção do chef lusitano Gil Martins, que há mais de 15 anos comanda a cozinha do hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa. Ele assinou o cardápio do jantar com uma seleção de sabores tipicamente portugueses. A ação também inclui a realização de um Festival Gastronômico Brasileiro em Portugal, que acontecerá em fevereiro de 2020, sob o comando de um dos Chefs da Rede brasileira Windsor Hoteis.


Chef Gil Martins Para o festival em Brasília, mais de 70kg de produtos foram transportados direto de Portugal para dar um toque especial ao cardápio. Entre eles estavam diversos tipos de queijo como cabra curado, serra, nisa, picante beira baixa, azeitão e ilha, além de outras iguarias painho alentejano, chouriço e morcela



Os clientes puderam degustar um buffet variado de delícias, como lula frita com farinha de milho, enchidos assados com compota de maçã e estrela de anis, pataniscas de bacalhau, mil folhas de bacalhau com bras de batata, tentáculo de polvo no forno com cebola e azeitona preta e coxa de pato assada com laranja e tomilho, Borrado a baixa temperatura com alecrim, escalopes de novilho corados com presunto à portuguesa e atum com legumes mediterrâneos, além de saladas e entradas típicas lusitanas.


Sobremesas: pudim de ovos, além de leite-creme queimado, arroz doce, pudim de pão com maçã e passas de uva, papos de anjo, peras bêbadas e pudim abade de prisco.




O restaurante harmonizou os pratos com uma carta de vinhos portugueses das importadoras Del Maipo e Porto a Porto.



©2019 by Gastronomia BSB. Proudly created with Wix.com