top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA – BRASÍLIA SERÁ NO DIA 16/11 COM ENCONTRO DE CHEFS

EVENTO FAZ PARTE DA “TEMPORADA FARTURA”, QUE ACONTECE EM TODO O BRASIL, DE 8 A 27 DE NOVEMBRO


O projeto Fartura – Gastronomia do Brasil apresenta, entre os dias 8 e 27 de novembro de 2022, a Temporada Fartura, com ações e eventos em todas as regiões do país e em Portugal. Representando o Centro-Oeste, Brasília recebe o Festival Fartura no dia 16 de novembro.


As atrações envolvem um jantar especial com chefs convidados e roteiro gastronômico com pratos exclusivos. Os festivais também acontecem em Belo Horizonte e Nova Lima (8 a 13/11), Lisboa – Portugal (16/11), Florianópolis (17/11), Belém (19/11), São Paulo (18 a 20/11) e Fortaleza (24 a 27/11).



Durante o evento, o chef Marcelo Petrarca recebe no restaurante Lago, um de seus estabelecimentos na cidade, o chef carioca Pedro Siqueira (Puro Restaurante, Massa Trattoria, Ella Pizzaria e Push Burger). Juntos, eles fazem um jantar inédito a quatro mãos no dia 16 de novembro.


Ao mesmo tempo, quem estiver na capital federal durante a Temporada Fartura, também pode aproveitar o Roteiro Gastronômico especialmente criado pelas curadoras do projeto, com pratos exclusivos de 10 a 20 de novembro. Ele começa no Café e um Chêro; passa pelo almoço no Aroma, do chef Ronny Peterson; a sobremesa fica por conta de Guto Jabour, no Sweet Cake; pausa para um petisco no Teta Bar; e finaliza com um drink no Bar do Lustre.


A Temporada Fartura é apresentada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fartura Gastronomia, executado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Arte Projeto, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Apoio Institucional do Ministério das Relações Exteriores. 


Sobre a Temporada Fartura


Enquanto Belo Horizonte e Nova Lima recebem chefs internacionais e eventos de rua; Lisboa é a cidade da quarta edição do projeto em Portugal, com uma oportunidade única de falar da gastronomia brasileira; em Brasília, Florianópolis e Belém, um chef local recebe um convidado de outro estado para jantares e almoços especiais e há, ainda, um roteiro gastronômico com pratos exclusivos em restaurantes das cidades. Em São Paulo, produtores premiados e chefs renomados de todos os estados brasileiros se reúnem com o público no Jockey Club; e em Fortaleza o Fartura encerra a temporada com gostinho de Nordeste pela sexta vez, no novo espaço da cidade, Estação das Artes. Os eventos têm curadoria de Carolina Daher, jornalista gastronômica de Minas Gerais e Morena Leite, chef do Instituto Capim Santo, de São Paulo.“Com a realização da Temporada Fartura, vamos mostrar a variedade da nossa culinária e a gastronomia como uma verdadeira potência econômica, que reúne desde simples cozinheiros a grandes chefs em conjunto com produtores rurais, indústrias de alimento e comércio. A gastronomia é um grande patrimônio cultural e econômico brasileiro e é também a nossa causa, a nossa essência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura Gastronomia.A forma de apresentar esse propósito, essa causa, é conectando a cadeia alimentar desde a sua origem, por meio das Expedições Fartura – viagens gastronômicas que rendem conteúdo, livros e filmes – até os pratos servidos para o público nos festivais em todas as regiões do Brasil e no exterior.A Temporada Fartura – que acontece em seis capitais brasileiras, uma cidade do interior e uma capital europeia, em pouco mais de 20 dias – finaliza um grande ano para o projeto Fartura, que consolida-se como a maior plataforma de gastronomia do Brasil.Em 2022 já foram realizadas Expedições Gastronômicas, além de festivais em Brumadinho (Inhotim), Tiradentes, Serro (MG) e Conceição do Mato Dentro (MG), somando 12 cidades em todas as regiões brasileiras e Portugal. Ao todo, serão mais de 200 chefs e 100 produtores participantes e a expectativa é que o público chegue a quase 100 mil pessoas.


SERVIÇO


Festival Fartura Gastronomia – Brasília


Jantar com Marcelo Petrarca e Pedro Siqueira16 de novembro, às 20hLago Restaurante - St. de Habitações Individuais Sul QI 5 - Lago Sul, BrasíliaReservas: (61) 99862 5199 


Roteiro Gastronômico – Temporada Fartura


10 a 20 de novembro

Café e um Chêro (109 Norte, Bloco C, loja 37 | 107 Sul, Bloco C, loja 2)


Aroma (CLS 407, BL A, LJ 34, SHCS CLS 407 - Asa Sul)

Sweet Cake (Asa Sul CLS 412 BL D Loja 23/27 - Asa Sul)

Teta Bar (Asa Sul CLS 103 BL B Loja 34 - Asa Sul)

Bar do Lustre (Asa Norte CLN 412 BL B loja 40)


Mais informações:


Foto: divulgação

Comments


bottom of page