• Viviane Campos

Festival Cozinha Afetiva recebe a Ana Paula Boquadi

A aula será transmitida neste sábado nas redes sociais do Brasília

Shopping neste sábado


“Os alimentos da floresta contam minha história, eu vim desses sabores. É na cozinha que encontro a ancestralidade que honro", reflete Ana Paula Boquadi. Nesta edição do Festival Cozinha Afetiva, a chef ensina como preparar um bolo de farinhas especiais do Cerrado. A aula será transmitida neste sábado (25) às 11h30, nas redes sociais do Brasília Shopping (@brasiliashopping) e telão principal do mall.

A história de Ana Paula com a culinária começou ainda em 2007. Como não havia o curso de gastronomia na Universidade de Brasília (UnB) na época em que se formou no ensino médio, ela ingressou em pedagogia. Logo de cara, viu que poderia, sim, unir a culinária com a educação ambiental — vertente em que decidiu se especializar.

Nessa mesma época, fez um curso com o médico Alberto Gonzales, autor do livro Lugar de médico é na cozinha, que aborda o poder de cura dos alimentos. E foi nesse momento, quando conheceu os fundamentos do veganismo, que a brasiliense decidiu não apenas aderir a essa filosofia de vida como também estudá-la a fundo e transformá-la em seu ganha-pão.

Muito ligada às suas raízes, a afetividade da cozinha de Ana Paula Boquardi está justamente no resgate da ancestralidade. “Trago comigo os biomas que habitam em mim: Cerrado e Amazônia. Minhas origens indígenas e goianas estão representadas na sobremesa que ensino no Festival Cozinha Afetiva, que é um verdadeiro "Encontro das Águas", nome que batizei o doce. Criei esse doce Inspirada na minha família e na cultura alimentar propagada pelos meus avós”, conta.

Unindo frutos dos dois Biomas, a sobremesa conta com ingredientes da sociobiodiversidade do Cerrado e da Amazônia: chocolate de origem, doce de cupuaçu, bolo com farinhas do Cerrado (coco indaiá e pequi) — de comunidades indígenas e quilombolas — e a ganache com o leite de castanha de pequi. “São sabores que marcaram minha infância”, define a chef.

Mercadinho

A feirinha mais querida da cidade desembarca no piso 1 do Brasília Shopping neste sábado. Com uma variedade de produtos, o Mercadinho conta com circuito completo. De cafés especiais a itens de decoração, de deliciosos bolos a cosméticos naturais, a clientela encontra de tudo um pouco para abastecer a dispensa e de quebra contribuir com a economia local.

Mantendo os cuidados e adaptações que o momento demanda, as banquinhas do evento são projetadas com distanciamento e dispõem de álcool em gel em diferentes pontos do circuito.

Você vem?

Mais informações e programação completa no site: www.brasiliashopping.com.br Sobre Brasília Shopping: Inspirado no ecletismo e na vocação cosmopolita da capital, o Brasília Shopping reflete os movimentos da cidade, marco de ousadia na história do País. O centro de compras traz a inovação em sua essência sem deixar de resgatar a história da região que abriga, desde a década de 1960, brasileiros de todos os cantos do País e estrangeiros de todos os continentes. Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, o prédio erguido em 1997 no começo da Asa Norte surpreende até os mais habituados às linhas de Oscar Niemeyer. A originalidade é uma das marcas do empreendimento, assim como o mix variado de lojas e serviços conectados às tendências mundiais. O Brasília Shopping está no topo da lista dos shoppings de maior venda por m² na região Centro-Oeste. Cravado no coração da cidade - ao lado do Setor Hoteleiro e a poucos metros da Torre de TV e do Estádio Nacional Mané Garrincha - o shopping oferece aos clientes 170 operações entre lojas e restaurantes. No Brasília Shopping o público encontra o melhor em termos de compras, alimentação e serviços.


Foto: divulgação