top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Férias: dicas de onde curtir enoturismo pelo mundo

Enólogo lista oito vinícolas localizadas em quatro países da Europa e América do Sul para os apaixonados por vinho que estão programando viajar



Uma das viagens dos sonhos, principalmente para quem é apaixonado por vinho, é conhecer algumas regiões produtoras e fazer um roteiro pelas suas vinícolas. Pensando nisso, o enólogo da Cantu Importadora, Felipe Cesca, preparou uma lista com oito vinícolas localizadas na Itália, Portugal, Uruguai e Argentina, e dá dicas para visitar cada uma delas. Na Itália, a vinícola Rivetto é um ótimo destino por ser uma pequena propriedade familiar, além de ter uma vista privilegiada de Barolo. É uma oportunidade para conhecer a história de um dos melhores produtores da região e sua filosofia de cultivo biodinâmico. Eles oferecem diferentes experiências para os visitantes.


Para visitar Rivetto: Reservas: agriturismo@rivetto. it


Ainda na Itália, a região da Toscana abriga a vinícola Leonardo da Vinci, que é procurada pelos apaixonados por história, cultura e vinhos. “É certamente uma parada obrigatória. Além de conhecer a vinícola e provar excelentes vinhos, quem for até lá poderá fazer uma imersão no museu dedicado a Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história, e conhecer sua ligação e paixão também pelo vinho", destaca Cesca. 


Para visitar Leonardo da Vinci:

Mais informações: https://leonardodavinci.it/en/ experience/ Vídeo com imagens da vinícola: https://vimeo.com/760944715    


Já se o ponto de chegada na viagem for a Argentina, não pode deixar de visitar a Susana Balbo Wines, um dos nomes mais importantes do mundo do vinho. Um local de encontro com a arte de elaborar grandes vinhos com perfeição. “Susana é dedicada a elaborar vinhos de qualidade ímpar, com toques artísticos. Na propriedade, atualmente, os clientes também encontram um restaurante e um hotel que seguem a filosofia dos vinhos de Susana, de entregar uma experiência única e incrível. Só confirma porque estão entre os melhores do país", afirma o enólogo da Cantu.


Para visitar Susana Balbo Wines: 

Reservas: Meitre Turismo e Meitre Osadía de Crear. Para outras atividades, entre em contato com turismo@sbwines.com.ar.

Para mais informações: @osadiadecrear e @susanabalbowines.


 Outro destino imperdível para quem ama vinho é o Uruguai. A Bracco Bosca é uma vinícola familiar conduzida por Fabiana Bracco Bosca, que tem vinhos de personalidade e modernos, além do cultivo de diferentes uvas. “Eles têm muita história para contar e ilustram seu espírito fora da caixa. Uma ótima dica para quem curte enoturismo com uma cara mais jovem”, conta Felipe Cesca.


Para visitar Braccobosca: 

Reservas para degustações e visitas: www.braccobosca.com / https://www.braccobosca.com/ book-online


As dicas de vinícolas de Portugal não podem ficar de fora, país muito visitado pelos brasileiros e por isso o especialista separou quatro indicações de vinícolas - com estilos diferentes para visitar. Na região Dão tem a vinícola OPTA, uma das áreas mais belas e interessantes entre as regiões de vinho da região. Por lá é possível conhecer a terra natal da variedade Touriga Nacional, uma das uvas mais simbólicas de Portugal. Os programas de visitas e provas da Boas Quintas acontecem nos 12 hectares de vinhos da região vinhateira do Dão e na moderna adega situada na Quinta da Giesta, em Mortágua.


Para visitar Opta:

 Reservas: enotourism@boasquintas.com (Indique a experiência pretendida, número de pessoas, data e hora). Na região do Alentejo, em Portugal, a Casa Relvas – Herdade São Miguel chama a atenção com seus sobreiros, floresta nativa, vinhedos, ovelhas merino e uma vinícola revestida de cortiça. “É uma vinícola familiar dedicada a fazer vinhos que surpreendem no paladar. Dentro da moderna instalação também é possível encontrar amphoras centenárias e muita história”, explica Cesca,


Para visitar Casa Relvas:



No Porto, ainda em Portugal, o enólogo recomenda a vinícola Poças, localizada no centro histórico de Vila Nova de Gaia, muito próxima da estação de comboios das Devesas. A vinícola está sob o comando da família Poças desde sua fundação, há mais de 100 anos, que fazem dela uma das mais antigas da região do Porto. São reconhecidos pela qualidade de seus portos, e também se destacam por serem pioneiras na elaboração de vinhos da denominação Douro.


Para visitar Poças: 



E para fechar as dicas em Portugal, Felipe Cesca destaca uma das maiores vinícolas da região que é a Casa Santos Lima. O passeio pode ser feito a pé, de buggy ou de charrete. A Casa Santos Lima é uma empresa familiar, dedicada à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos portugueses, fundada por Joaquim Santos Lima, que já no século XIX era um grande produtor e exportador de vinhos portugueses. A empresa trabalha com 7 regiões diferentes, como Região de Lisboa, Algarve, Dão, Douro, Vinhos Verdes e Açores. Com mais de 600 hectares de vinha, produz vinhos conhecidos pela excelente relação qualidade/preço e exporta cerca de 90% da sua produção total para cerca de 55 países nos 5 continentes. Hoje em dia, a Casa Santos Lima é o maior produtor de “Vinho Regional Lisboa”, “DOC Alenquer” e “Vinho Regional do Algarve”. “Com uma vinícola moderna e sofisticada, encontramos a união da qualidade vinda das vinhas, com o emprego de tecnologia de ponta, para elaborar vinhos reconhecidos pela qualidade, como o Bons Ventos Tinto, o tinto português mais consumido no Brasil", completa Felipe.


Para visitar Casa Santos Lima:


Agora é só escolher o destino e curtir as férias tomando bons vinhos! Cheers!

コメント


bottom of page