No Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, a sobremesa gelada aparece em versões práticas e nutritivas nas sugestões da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau. Profissional ensina o passo a passo de sorvete de coco, de manga com abacaxi e de especiarias
Ninguém precisa de desculpas para apreciar um delicioso sorvete. Mas, com as temperaturas subindo e o Dia do Sorvete se aproximando, argumentos não faltam para se refrescar com a sobremesa gelada. Para quem não dispensa os cuidados com a saúde, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, sugere as opções caseiras e naturais – que são alternativas saudáveis para afastar o calor e, de quebra, beneficiar o organismo.
De acordo com a profissional, as versões naturais possuem maior teor de nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, quando comparados com os sorvetes industrializados, os preparos feitos em casa apresentam gordura e carboidratos diferentes e menos gordura trans e sacarose.
“As receitas com frutas são práticas, saborosas e sempre a melhor escolha quando pensamos em saúde. O picolé de coco, por exemplo, é feito com apenas 4 ingredientes e contribui para a saúde intestinal, muscular, cardiovascular e ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol e da glicemia, uma vez que o coco é fonte de potássio, gorduras boas e fibras”, explica a especialista.
Quer outro bom motivo para apostar no preparo caseiro da sobremesa? Existe uma infinidade de sabores que podem ser criados. Ingredientes como polpa de frutas, iogurtes, creme de leite, leite e leite vegetais são muito bem-vindos para as receitas.
“Outros alimentos, como cacau em pó, castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, pasta de amendoim e água de coco também ajudam a variar as opções”, sugere a nutricionista.
Na hora de adoçar, vale usar frutas secas ou bem maduras ou então recorrer ao adoçante, açúcar mascavo, de coco ou demerara.
E, para quem quiser explorar ainda mais a criatividade na cozinha e surpreender o paladar, Renata também ressalta que é possível utilizar chás de ervas e ingredientes como hortelã, canela, manjericão, gengibre e baunilha para dar um toque especial. Se você gostou da ideia de comemorar o Dia do Sorvete com a mão na massa, confira as receitas separadas pela Renata: picolé de coco, sorvete de coco, de especiarias e de manga com abacaxi.

PICOLÉ DE COCO
½ xícara de coco seco ralado
200 mL de leite de coco
200 mL de água de coco
4 col de sopa de açúcar mascavo
Preparo:
1) bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé.
2) Leve ao freezer por pelo menos 2 horas e sirva em seguida.

SORVETE COM ESPECIARIAS
1 xícara de chá de creme de leite fresco
3 col de sopa de leite em pó
1 col de chá de canela em pó
1 col de chá de cravo em pó
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de água
1 col de café de essência de baunilha
Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas.
2) Retire e bata o conteúdo na batedeira.
3) Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.

SORBET DE ABACAXI COM MANGA
2 xícaras de chá de abacaxi maduro picado
½ xícara de chá de coco ralado
1 xícara de chá de manga picada
O mínimo possível de água (só o suficiente para bater)
Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 3 horas.
2) Retire e bata o conteúdo na batedeira.
3) Leve novamente ao freezer, por cerca de 30 minutos, e sirva em seguida.
Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Com mais de 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
Acesse: www.obahortifruti.com.br
Siga o ObaHortifruti
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/
NOSSAS LOJAS
ü 212 Sul
ü 105 Sul
ü Sudoeste (CLSW 302)
ü 306 Norte
ü 209 Norte
ü Lago Sul (QI 9)
ü Lago Sul (SMDB Cj. 12)
ü Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)
ü Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)
ü Vicente Pires
Comments