top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Espumantes que são Ouro


Vinícola do Vale dos Vinhedos arremata duas Medalhas de Ouro no 13º Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia

 


Especializada em espumantes elaborados pelo método charmat, a Vinícola Courmayeur acaba de ampliar suas premiações com a conquista de duas Medalhas de Ouro. Os rótulos em destaque são o Courmayeur Espumante Natural Brut e o Courmayeur Espumante Moscatel Rosé, que foram eleitos por um júri formado por 54 especialistas durante o 13º Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

 

A enóloga Deise Tempass, festeja a conquista compartilhando os prêmios com toda a equipe. “Estas duas Medalhas são de todos que fazem parte da Courmayeur, pois todo rótulo que chega ao mercado depende do trabalho conjunto, desde o produtor de uva até o vendedor. É tanto orgulho que precisamos brindar”, comemora. O 13º Concurso do Espumante Brasileiro reuniu 505 amostras de 93 vinícolas de oito estados brasileiros.

 

Dos 700 mil litros elaborados todos os anos pela vinícola, 560 mil litros são de espumantes, ou seja, 80% da produção total. Com um portfólio que contempla diversos estilos de espumantes, a empresa mantém uma rotina de elaboração e engarrafamento ativa durante todo o ano, em todos os dias em que a vinícola está operando. São 76 tanques de aço inox, sendo 16 autoclaves, com capacidades que variam de apenas 3,8 mil litros até 10 mil litros. Assim, a empresa consegue ter agilidade no processo e garantir qualidade com a elaboração de pequenos lotes, o que assegura uma entrega de espumantes mais joviais para consumo mais rápido.

 


OS ESPUMANTES

 

Courmayeur Espumante Natural Brut

Elaborado com uvas Chardonnay (90%) e Pinot Noir (10%), cultivadas em vinhedos da Serra Gaúcha, este espumante teve dois anos de guarda. Processado pelo método charmat, permaneceu por três meses em autoclave. Seu aspecto limpo e brilhante destaca uma coloração amarelo palha e reflexos dourados, com perlage fino e intenso. No nariz, revela toda sua tipicidade, desde notas de abacaxi, maçã verde, pera, até um sútil toque de amêndoas e pão torrado. Com paladar delicado, destaca bom frescor e boa cremosidade. O retrogosto é agradável e marcante, lembrando a complexidade da levedura. Harmoniza com canapés, sopas cremosas, peixes crus ou cozidos, frutos do mar, frios e patês. Temperatura de serviço: 4°C a 6°C.

 

Courmayeur Espumante Moscatel Rosé

Feito com uvas Moscato Branco (50%), Malvasia De Cândia Aromática (45%) e Lambrusco (5%), de vinhedos cultivados na Serra Gaúcha, é um espumante com dois anos de tempo de guarda. Elaborado pelo método tipo Asti, tem um tempo de autoclave de dois meses. Apresenta tonalidade levemente rosada, com aspecto limpo e brilhante, perlage fino e intenso. Seus aromas delicados de frutas vermelhas lembram morango e amora, com sutil toque frutado que revela abacaxi maduro e pêssego. Na boca, excelente equilíbrio entre o açúcar e a acidez, o que confere bom frescor e cremosidade. Retrogosto agradável e intenso, lembrando os aromas encontrados no olfato. Harmoniza com sobremesas doces, como sorvete em calda, fondue de chocolate e mousse de frutas. Temperatura de serviço: 4°C a 6°C.

 

Fotos: Divulgação Courmayeur

 

Comments


bottom of page