top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Embrapa abre pré-inscrições para curso de extrusão de alimentos

Estão abertas as pré-inscrições para o 27º curso de processo de extrusão de alimentos “Aspectos tecnológicos para o desenvolvimento e produção de alimentos para consumo humano e animal”, organizado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro. O evento será presencial, no período de 18 a 20 de outubro de 2023, com carga horária de 21 horas. O público-alvo do treinamento inclui gerentes, operadores, técnicos, laboratoristas e responsáveis de qualidade e outras funções relacionadas ao processamento de alimentos de consumo humano e animal.



Para a realização do curso será necessário o mínimo de dez inscritos. O curso é pago e oferece 70 vagas. As pré-inscrições serão realizadas até o dia 4 de setembro de 2023, e feitas através do linkhttps://www.embrapa.br/busca-de-eventos/-/evento/477385/xxvii-curso-de-processo-de-extrusao-de-alimentos


Curso


Há mais de 25 anos, a Embrapa Agroindústria de Alimentos desenvolve pesquisas na área de extrusão e, como parte das atividades de transferência de tecnologia e extensão, oferece o curso com a finalidade de expandir esses conhecimentos para ampliar o desenvolvimento do setor agroindustrial do Brasil. A aplicação da tecnologia de extrusão termoplástica na área de cereais, amiláceos e proteínas vegetais é uma das ferramentas mais versáteis no processamento de alimentos, com aplicação, por exemplo, na elaboração de produtos expandidos aerados, preparação de proteínas texturizadas e análogos de carne, alimentos infantis e ração animal.

 

Programação


Entre os assuntos a serem abordados no curso estão: características e qualidade da matéria-prima e sua relação com os parâmetros operacionais; inovações e aplicações da extrusão termoplástica em snacks e alimentos para consumo humano; inovações e aplicações da extrusão termoplástica em Pet Food e Aquicultura; conceitos básicos de funcionamento dos equipamentos e fabricação de produtos com recheios; aspectos importantes relacionados ao controle de qualidade de produtos extrudados; e aulas práticas no laboratório.

Os instrutores são pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos e convidados das empresas Food Machine (Brasil), Clextral (Chile-França) e Wenger (Brasil-EUA).



 Serviço


Endereço da Embrapa Agroindústria de Alimentos: Avenida das Américas, nº 29.501, Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ)


Foto: divulgação

Comentarios


bottom of page