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  • Foto do escritorViviane Campos

Em parceria com Imac, Sabor & Arte estreia o reality MT Steak nesta segunda

Os apreciadores de cortes de carne –ou apenas fãs de um bom churrasco– ganham mais um motivo para acompanhar a programação do Sabor & Arte. Nesta segunda-feira (24/7), às 21h30, estreia o MT Steak: primeiro reality show do canal, produzido em parceria com o Imac (Instituto Mato-Grossense da Carne).


Comandada pelo chef e especialista em churrasco Bruno Salomão (foto), a competição busca revelar um corte bovino inovador, que será considerado o símbolo de Mato Grosso. Para o apresentador, o público irá se surpreender com o alto nível dos participantes.


"Os finalistas são incríveis. A gente conseguiu ver cortes de uma qualidade técnica e uma concepção fantástica. Eu realmente fiquei bastante satisfeito e feliz por fazer parte desse projeto. É um orgulho muito grande poder fazer parte de um momento tão especial para a história da carne brasileira –e em especial de Mato Grosso– desta forma, porque não deixa de ser a nossa evolução dentro do mercado internacional que está cada vez maior e mais pungente", diz Salomão.


Quem também celebra a concretização desse projeto é a diretora-executiva do Imac, Paula Queiroz Sodré. "A ideia do concurso surgiu da necessidade de um melhor posicionamento da carne de Mato Grosso para os consumidores brasileiros e compradores de outros países."


Para Paula, Mato Grosso tornou-se um exemplo de pecuária sustentável e tem sido divulgado em todos os países por meio das iniciativas do Instituto. "Considerando os pilares da sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade e sanidade, o MT Steak é o grande programa de comunicação do Imac. As ações desenvolvidas, muito além de promover a nossa carne para o mundo, também contribuem para o desenvolvimento do Estado.”


As etapas do desafio


MT Steak terá três episódios, que depois serão reexibidos também no canais Terraviva e AgroMais. Os cinco finalistas selecionados têm a missão de apresentar cortes de sua autoria para uma banca técnica, que é formada pelos renomados chefs Idolo Giustti, Fininho, Clarice Chwartzman, Rodrigo Bueno e Roberto Bocabelo. Eles deverão considerar aspectos do corte, preparo e características sensoriais.


O primeiro colocado receberá um prêmio de R$ 50 mil e terá o corte produzido pela indústria frigorífica. A seguir, veja os perfis dos finalistas e suas expectativas:


André Vitaliano - Chef de cozinha


Natural de Cuiabá (MT), André Vitaliano é chef e empresário. Na infância, já ajudava os pais a cortar suínos e a preparar linguiças. Em mais de 20 anos de estrada, apresentou a cultura gastronômica do Estado no Senado, na Câmara Federal e na Semana Cultural de Mato Grosso.

"O MT Steak veio para mostrar ao mundo a força de Mato Grosso do campo à mesa, com respeito, tecnologia de ponta, genética apurada, estética do corte e principalmente sabor, abrindo as portas do nosso estado e deixando nossa marca em cada canto do mundo. É uma honra imensurável poder contribuir e participar deste projeto.''


Zigomar de Oliveira Bastos - Açougueiro


Também natural de Cuiabá, o açougueiro Zigomar de Oliveira Bastos aprendeu a cortar as carcaças de gado ainda na infância, quando ajudava seu pai na chácara onde moravam, em Jangada, interior de Mato Grosso. “Foi ele quem me deu as primeiras lições sobre os cuidados com higiene, formas de desossar e separar as peças, além de ter me ensinado o básico sobre evitar desperdício.”

Para Zigomar, o MT Steak vai trazer relevância não somente para Mato Grosso, mas também para os participantes. “Todos seremos reconhecidos e espero, com isso, ser lembrado pelo bom trabalho apresentado.. Estou certo de que será apenas uma etapa da minha vida e que não irá terminar por aqui. Somos uma potência e temos grandes profissionais e conhecedores de carne no Estado."


Paulo Sérgio da Cruz - Churrasqueiro


O churrasqueiro Paulo Sérgio da Cruz teve seu primeiro contato com a carne como ajudante de açougueiro. Atualmente já são 20 anos neste universo, pelo qual tem paixão e se dedica diariamente.

“O concurso vai ser um divisor de águas na minha vida, é algo que almejo, o reconhecimento, além do valor financeiro. Quando fiquei sabendo que sou um dos finalistas, me emocionei E chorei muito. Já é uma conquista bastante gratificante. O MT Steak veio para valorizar ainda mais nossa carne. Seguirei fazendo o meu melhor, com os pés no chão, acreditando no meu trabalho e buscando o primeiro lugar."


Waldez Miranda - Churrasqueiro e empresário


O empresário Waldez Miranda herdou a paixão pelo churrasco do seu pai. Desde a infância, já o acompanhava nos churrascos feitos no fogo de chão com espetos de bambu, quase sempre nas festas de santo na chácara da sua família. 

“Há sete anos, fiz deste prazer minha profissão, buscando aprimoramento e conhecimento em diversas formas. Sou formado em gastronomia, onde ampliei mais ainda o conhecimento. Hoje, sou conhecido como 'O Cara do Churrasco’. Unindo pessoas através da boa comida, assim como me foi ensinado. O MT Steak é uma excelente oportunidade de apresentar e mostrar nosso trabalho para todo o Brasil."


Leonardo França da Silva - Açougueiro


O trabalho com a carne passou de geração em geração, e hoje, o açougueiro Leonardo França da Silva dá continuidade ao que seus pais um dia começaram. “Tenho orgulho de exercer essa profissão, trago com amor tudo o que aprendi e ensino com carinho os meus parceiros que iniciam nesse ramo."

Sua maior satisfação é proporcionar aos clientes as melhores experiências ao saborear a carne. "O concurso MT Steak surge como uma ótima oportunidade para obter visibilidade e credibilidade para a nossa categoria, tornando-se um incentivo pela busca de reconhecimento e valorização dentro da nossa profissão. Quando descobri que era um dos finalistas, fiquei muito feliz ao saber que tenho chances de ser um representante da minha categoria no Estado.” 



MT Steak

Episódios inéditos: Segundas, de 24/7 a 7/8, às 21h30

Horários Alternativos: Terças, às 23h; quintas, às 19h30; sábado, às 12h; e domingo, às 20h.



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Sobre o Imac


Criado em 2016, o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) é um Serviço Social Autônomo que tem a missão de promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing.


Foto: divulgação

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