top of page
  • Foto do escritorViviane Campos

Elaborados pelo método ancestral, trio de espumantes Nature é novidade da vinícola Arte Viva


Rótulos se destacam pela complexidade olfativa e excelente frescor


Dando seguimento à proposta de entregar sensações únicas ao consumidor, a vinícola Arte Viva acaba de acrescentar três novos rótulos à linha Elementar. Os espumantes Arteviva Elementar Nature Chardonnay/Riesling, Arteviva Elementar Nature Riesling e Arteviva Elementar Nature Pinot Noir são resultado da dedicação do enólogo Giovanni Ferrari na busca de produzir exemplares premium e super premium que expressem sua essência, respeitando as características de cada variedade e aproveitando a máxima expressão de cada terroir. A elaboração é pelo método ancestral, em que a primeira e a segunda fermentações são sequenciais. O processo começa no tanque de inox e, quando está próximo do fim, o vinho é engarrafado e as leveduras continuam agindo para realizar o término da fermentação e acumular a pressão necessária na garrafa.

“No método ancestral colhemos as uvas com maturação acima da média para poder fazer todo o processo apenas com o açúcar da fruta, sem adição do licor de expedição”, explica Ferrari. O resultado são espumantes que se destacam por notas olfativas que entregam complexidade e fineza de aromas além de excelente acidez e volume de boca, evidenciando características como frescor, persistência e vivacidade.

Foram produzidas 2,5 mil garrafas do Chardonnay/Riesling, 2,5 mil garrafas do Pinot Noir e 1 mil do Riesling. O trio de espumantes já está disponível na loja virtual (www.vinicolaarteviva.com.br) e em pontos de venda parceiros.

Os espumantes

Arteviva Elementar Nature Chardonnay/Riesling

De coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, entrega notas florais, e de frutas amarelas como carambola, nêspera e toques de baunilha e chocolate branco. No paladar é fresco, com agradável cremosidade. Harmonização: pizzas, queijos, bolinho de bacalhau, ostra gratinada, carnes brancas e risotos leves.

Arteviva Elementar Nature Riesling

De coloração amarelo palha, entrega notas florais como camomila, de frutas amarelas maduras e toques de baunilha e chocolate branco. No paladar é fresco, com agradável cremosidade. Harmonização: pizzas, queijos, bolinho de bacalhau, ostra gratinada, carnes brancas e risotos leves.

Arteviva Elementar Nature Pinot Noir

Este espumante apresenta delicada coloração cobre com reflexos avermelhados e aromas de frutas frescas silvestres como pitanga e cereja, além de notas de mel, baunilha e brioche. No paladar se revela persistente e vivaz. Harmonização: pizzas, queijos, canapés, carnes brancas, risotos, frutos do mar e massas leves.

Sobre a Arte Viva

A Vinícola Arte Viva é especializada em vinhos e espumantes premium e super premium na Serra Gaúcha, com a missão de elaborar produtos autorais com expressão da essência, proporcionando sensações únicas. Alicerçado em valores como integridade, responsabilidade, criatividade e sustentabilidade, o projeto do enólogo bento-gonçalvense Giovanni Ferrari tem sua unidade de elaboração na Linha 100 da Leopoldina, no município de Monte Belo do Sul. Atualmente, o volume de produção é de 55 mil garrafas/ano, distribuídas em quatro linhas: Ícone, Elementar, Especiais e Sinônimos. Com formação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Ferrari iniciou sua trajetória profissional em 2009, quando conheceu os vinhos finos de alta gama. Com passagens por vinícolas de pequeno, médio e grande porte no Brasil, também realizou estágios no Douro (Portugal) e em Epernay (França).


Foto: divulgaçã

--

bottom of page